Quem somos?

Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA)

Registro no SIPPEE: 02.064.20

Coordenador: Clara Zeni Camargo Dornelles  Co-coordenadora: Profª Aden Rodrigues Pereira

Período: 15/05/2020 – 14/05/2023

Proposta:

Este projeto pretende garantir a continuidade das ações de extensão para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e de  Acolhimento (PLAc), no Campus Bagé da Unipampa, integrando ações do Centro de Línguas do Pampa (CLIP) e parceria com o Grupo de Apoio aos Refugiados da Região Sul, constituindo o NAAIPLAA, Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento. Desta forma, a partir da experiência obtida com o processo de institucionalização do ensino de PLA no Campus Bagé, continuaremos a oferta de cursos e exames de proficiência de PLA, e apoio no processo de inserção sociocultural a imigrantes, refugiados e estudantes ou futuros estudantes estrangeiros da universidade. Em interface com a pesquisa e o ensino, nosso objetivo é produzir materiais, planejar, implementar e avaliar ações de ensino-aprendizagem de português em contexto de imersão-imigração e na esfera acadêmica, nas modalidades de ensino presencial e a distância (EaD), em processos de formação docente colaborativa. Além disso, participamos do planejamento e aplicação da prova Proppor (Prova de Proficiência em Português), elaborada na Unipampa, e da preparação de aplicadores e aplicação do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A proposta também envolverá outras atividades, em que estudantes estrangeiros poderão compartilhar suas vivências em rodas de conversa, escritas para o Jornal Universitário do Pampa (Junipampa.info) ou apresentações orais a serem compartilhadas em um canal do projeto no Youtube. A aprendizagem da língua oficial e das práticas culturais locais é condição fundamental para que o estrangeiro desenvolva sua socialização no novo país, tenha condições de empregabilidade e desempenho dos papéis sociais públicos e privados necessários, além de a proficiência básica ser um requisito  para a naturalização e um fator importante para a construção da cidadania.

Formulário de Registro de programas e projetos de extensão – NAAIPLAA (abre arquivo em PDF)