Exame de Proficiência em Língua Portuguesa é aplicado na Unipampa

Por Luciane Mancilia

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é um dos pontos de aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que ocorreu em 22 de outubro. O exame nacional é feito de forma semestral e, em sua última aplicação, teve mais de três mil inscritos, sendo efetuado em 31 países. A Unipampa é a única instituição de ensino superior credenciada para aplicar o Celpe-Bras na região da fronteira-sul do Rio Grande do Sul. Ainda, através do Programa Idiomas sem FronteirasCampus Bagé, e de projetos de extensão, oferta cursos preparatórios para o exame.

Aplicado em duas etapas, parte oral e escrita, o Celpe-Bras possui equipes especializadas para a sua aplicação. Credenciada como posto aplicador desde 2019, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) possui uma equipe aplicadora de professores da área de Letras do Campus Bagé e do Campus Jaguarão, coordenados pela professora do curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas (PPGEL)Campus Bagé, Clara Dornelles.

Coordenadora da comissão aplicadora do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) na Instituição, Clara Dornelles aponta a importância de promover o acesso ao exame e a formação técnica e prática para os aplicadores: “Temos atendido, com a aplicação, estrangeiros de Santana do Livramento/Rivera, moradores de Bagé e cidades vizinhas, assim como nossos alunos internacionais. Além de sua importância na comunidade acadêmica, a certificação no Celpe-Bras pode ser utilizada para fins de naturalização no Brasil”, conclui.

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Celpe-Bras é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A avaliação é destinada a qualquer pessoa que seja não falante nativo de Português, ou seja, aqueles que desejam avaliar seu nível de proficiência na Língua Portuguesa.

Os participantes podem realizar o exame nacional para vários fins que precisem da comprovação de suas habilidades sobre a língua portuguesa para comprovarem que possuem aptidão para realizarem ou fazerem parte de projetos de pesquisas acadêmicas, intercâmbios, oportunidades de inserção no mercado de trabalho brasileiro ou para conseguir visto ou cidadania.

A prova avalia a competência e domínio dos participantes no Português como língua estrangeira e é realizada em 31 países, somando 133 pontos de aplicação: 77 ficam no exterior e 56 no Brasil. A avaliação oral é realizada de forma on-line por uma comissão técnico-científica formada por chamada pública do Inep. Já para a aplicação da prova escrita, o treinamento dos aplicadores é de responsabilidade da coordenação do posto aplicador, que também passa por formação específica e deve seguir guia de procedimentos padronizados.

Para mais informações sobre o exame nacional acesse o site do Inep.

Fonte: https://unipampa.edu.br/portal/exame-de-proficiencia-em-lingua-portuguesa-e-aplicado-na-unipampa

As inscrições para o curso A formação da cultura brasileira: um olhar por meio da ficção” já estão abertas!

– As inscrições podem ser feitas nesse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4d1WEgRKPSGHWY7w0K5Xv9P0MLKzVmnRchA1uqpaa_M0qrw/viewform

– Nesse vídeo, você entende melhor sobre a oferta coletiva do Idioma sem Fronteiras: https://youtu.be/urWnd71S0sE?feature=shared

– Você pode ler o edital completo aqui e ver os outros cursos que também estão sendo ofertados: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:75588c37-bc14-496d-9ed9-2e4d46d13aaa

Para quem tem nível básico e possui RNE, Passaporte ou CPF

As inscrições para o curso: “Português para estrangeiros: Produção Oral para o Exame Celpe-Bras” * já estão abertas!

 

– As inscrições podem ser feitas neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4d1WEgRKPSGHWY7w0K5Xv9P0MLKzVmnRchA1uqpaa_M0qrw/viewform

– Neste vídeo, você entende melhor sobre a oferta coletiva do Idiomas sem Fronteiras: https://youtu.be/urWnd71S0sE?feature=shared

– Você pode ler o edital completo aqui e ver os outros cursos que também estão sendo ofertados: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:75588c37-bc14-496d-9ed9-2e4d46d13aaa

*Para inscrever-se, é necessário CPF, RNE ou Passaporte.

Participação no 15º SIEPE


 

 

APRENDIZAGEM DE PLA POR INTERCAMBISTAS NORTE-AMERICANOS E MEXICANOS: EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTO DE IMERSÃO ACADÊMICO. Apresentação de pôster: Francineide Carrera Figueira.

 

 

 

NAAIPLAA: CONQUISTAS E DESAFIOS DE UM PROJETO DE ACOLHIMENTO E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. Apresentadora: Sara Moraes Rocha

 

Curso de Espanhol ofertado pela Universidad Tecnológica do Uruguay (UTEC) inscrições até 11 de outubro de 2023

Quarta-feira, dia 11 de outubro de 2023, encerra o período para a inscrição no Curso online de Espanhol para Estrangeiros, que a Universidad Tecnológica do Uruguay (UTEC) oferece, em parceria com a  Unipampa, para a comunidade acadêmica.

 
“Español para extranjeros nivel intermedio ” es un curso virtual para docentes y estudiantes con conocimientos previos de español que deseen aproximarse a nivel intermedio al español y a la cultura uruguaya. 
Las clases serán todos los martes de 16 a 18 hs. 
El curso comienza el 17 de octubre y finaliza el 5 de diciembre.
 

Preencha o formulário de inscrição.

 Dúvidas: lenguas@utec.edu.uy

Inscrições para o Celpe-Bras até 18 de agosto

Imagem informando datas do Celp-Bras 2023, cronograma do item 1.3 do edital.

O Celpe-Bras -Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros- é uma prova de proficiência de português para estrangeiros de reconhecimento internacional sob coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Exame é realizado em diferentes instituições no Brasil e no exterior, para avaliar a proficiência de estrangeiros em português, envolvendo as quatro habilidades linguísticas: fala, escuta, leitura e escrita.

A Unipampa/Campus Bagé é credenciada para aplicação desde 2019. Professoras, discentes e egressas da área de Letras do campus Bagé e Jaguarão participam como aplicadoras do Exame na instituição. A equipe de aplicadoras do Exame está associada a programas e projetos institucionais, a saber: Núcleo de Apoio à Aprendizagem de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA), Centro de Línguas do Pampa (CLIP) e Idiomas sem Fronteiras (IsF).

O Exame se realizará de 24 a 26 de outubro, na Unipampa/Campus Bagé. As inscrições estão abertas até 18 de agosto, pelo link: http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/

Na Unipampa, a inscrição é no valor de R$100,00 (cem reais). 

Informações pelo e-mail: naaiplaa@gmail.com

Acesse ao Edital  para mais informações!

Rede Adifes – ISF

Fonte: https://www.andifes.org.br/?page_id=82328https://www.andifes.org.br/ 

A Rede Andifes IsF está lançando uma oferta coletiva de cursos on-line gratuitos dos idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, francês e português para estrangeiros. Pode participar dos cursos a comunidade acadêmica das instituições credenciadas à Rede IsF. No caso de português para estrangeiros, porém, a oferta se estende a toda a comunidade de pessoas estrangeiras.

Caso seja de seu interesse, acesse o edital na página da Andifes a partir do dia 14/04/2023:

para saber mais informações sobre os critérios de proficiência para os cursos (para iniciante não é necessário comprovante) e quais documentos precisará anexar.

As inscrições se iniciam no dia 17 de abril (segunda-feira), ao meio-dia e serão finalizadas no dia 27 de abril (quinta-feira) ao meio-dia (horário de Brasília). As inscrições poderão ser realizadas somente com um e-mail GMAIL para que se possa anexar os documentos.
Preste atenção aos documentos e já os deixe preparados para facilitar sua inscrição.

Aproveite esta oportunidade! São cursos de curta duração: 16h (1 mês) ou 32h (2 meses). O início das aulas será na semana do dia 15 a 20 de maio (a depender do dia da semana em que o curso aconteça) e o término para os cursos de 16h será na semana de 12 a 17 de junho e os de 32h na semana de 03 a 07 de julho. Inscreva-se somente se puder cumprir com esta agenda.

Alunos estrangeiros da Unipampa têm a oportunidade de estudar português através do Programa Idiomas Sem Fronteiras

Por Francieli Carvalho e Nádia Carolina

Em 2022, através de uma ação conjunta do Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA) e Idiomas sem Fronteiras (IsF), ofertou-se um curso intitulado “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos” no período de outubro à dezembro, totalizando 32h.

Participaram do curso quatro discentes estrangeiros, matriculados em alguns dos campi da Unipampa, a saber: dois participantes do mestrado, uma da graduação EAD e uma bolsista FulBright

As aulas foram ministradas remotamente tendo momentos síncronos e assíncronos. As atividades síncronas, desenvolvidas via Google Meet, destinavam-se a promover diálogos interculturais, desenvolver a produção oral, auditiva e leitora através de diferentes temáticas como: o país de origem, as experiências pessoais dos alunos no Brasil, a diferença e/ou semelhança a respeito da situação educacional entre esses países, dentre outros aspectos.

Já as atividades assíncronas, realizadas pelo Moodle, visaram desenvolver a produção escrita elaborando alguns gêneros discursivos que poderiam ser usados ao longo de suas experiências como acadêmicos, entre os quais: apresentações, resumos acadêmicos e relatos pessoais.

O curso foi ministrado pelas professoras Francieli Carvalho e Nádia Carolina. Para as docentes, a experiência foi enriquecedora, as trocas em sala de aula por meio do desenvolvimento das atividades, possibilitou a discussão de aspectos das diferentes culturas. 

Devido ao desempenho e êxito,  prevê-se nova oferta do curso com carga horária ampliada a fim de explorar detalhadamente mais situações de uso da linguagem acadêmica, possibilitando o letramento de estrangeiros, a oportunidade de certificação para fins acadêmicos, profissionais e/ou de naturalização.