Núcleo de Gestão de Idiomas

O Núcleo de Gestão de Idiomas está vinculado à Divisão de Relações Internacionais – DRI.

Coordenação

 Clara Zeni Camargo Dornelles – Professora do Magistério Superior

E-mail: ngi@unipampa.edu.br

 

Compete ao Núcleo de Gestão de Idiomas:

1) Contribuir com a política de internacionalização e política linguística institucional, incluindo incentivo e promoção de oportunidades de capacitação em idiomas estrangeiros, provas de proficiência em língua estrangeira, programas institucionais, tais como Idiomas sem Fronteiras e Celpebras, apoio linguístico e intercultural a estudantes estrangeiros, e demais iniciativas em convergência com o Plano de Internacionalização;

2) Realizar traduções de documentos de língua inglesa e espanhola para a língua portuguesa, e vice-versa.

 

Tem por finalidade:

1) Promover a política linguística institucional;

2) Apoiar a internacionalização das áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão, através do incentivo à formação e uso de idiomas estrangeiros/adicionais.

 

Normativas relacionadas:

RESOLUÇÃO CONSUNI/UNIPAMPA No 349, DE 25 DE AGOSTO DE 2022 – Aprova a Política Linguística da UNIPAMPA e revoga a Resolução CONSUNI/UNIPAMPA no 209, de 30 de agosto de 2018.

IN 35/2021 – Versões e Traduções  – Trata dos procedimentos internos para os serviços de tradução entre a língua portuguesa e outros idiomas, no âmbito da Unipampa. A partir desta normativa, todos os servidores poderão realizar traduções e interpretações simples e correlatas às atribuições de seu cargo, nos idiomas que tenham aptidão, sendo consideradas fidedignas em termos administrativos.