Carlos Eduardo Ribeiro Cabral, estudante do curso de Direito da UNIPAMPA campus São Borja, viveu uma experiência única entre agosto e dezembro de 2024 no México, graças ao programa BraMex, promovido pelo edital da Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais – Daiinter. Após reunir os documentos necessários, ele foi selecionado para a oportunidade, que incluía hospedagem e alimentação. Para os demais custos, como passagem, seguro-viagem e visto, Carlos Eduardo também contou com um auxílio do Daiinter.
Durante o intercâmbio, ele conviveu com colegas de diferentes partes do mundo. A rotina incluía aulas regulares em cursos como Economia, Administração, Contabilidade Pública, Engenharia em Ciências Ambientais e Idiomas.
No período em que esteve no México, Carlos Eduardo colecionou destaques e contribuições, realizando serviço social em uma escola de uma comunidade carente, organizou um Clube de Cultura Brasileira, promovendo encontros semanais para ensinar sobre o Brasil e a língua portuguesa. Além disso, participou da “Expo Mobilidade”, representando a UNIPAMPA, com jogos, apresentações sobre a universidade, oportunidades de ingresso e intercâmbio, e uma amostra gastronômica.
No âmbito acadêmico, ele também trouxe na bagagem algumas conquistas como a participação no II Congresso Internacional de Tecnología y Ciencias Ambientales, onde apresentou sua pesquisa na modalidade extensa. O trabalho será publicado em uma revista internacional em 2025.
O acadêmico aproveitou ao máximo a oportunidade para explorar a cultura mexicana, viajando para diversas cidades e conhecendo os famosos “pueblos mágicos”. Carlos relata que seus dias no México foram marcantes: “Meu intercâmbio no México foi uma experiência muito especial que marcou minha vida de várias maneiras. Cada dia foi uma oportunidade de crescimento, seja ao explorar novos lugares, experimentar comidas diferentes ou simplesmente ao conversar com quem cruzava meu caminho. Essa vivência me ensinou a valorizar as diferenças e me mostrou o quanto o mundo é vasto e cheio de possibilidades”
Notícia e fotos: Direção do Campus São Borja da Unipampa