Esse eixo de ações prioriza incentivar e normatizar o intercâmbio de alunos, originários da Unipampa ou que tenha a Unipampa como destino. As modalidades podem ser através de bolsas de estudo ou auxílio financeiro, por convênio bilateral firmado ou mobilidade independente (sem convênio) e sem auxílio financeiro.
Veja nossos números:
MOBILIDADE OUTGOING (GRADUAÇÃO)
MOBILIDADE OUTGOING GRADUAÇÃO | ||||||||||||
PROGRAMA | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | Total |
Ciência sem Fronteiras – CAPES | 5 | 99 | 56 | 5 | 165 | |||||||
Ciência sem Fronteiras – CNPQ | 17 | 18 | 10 | 1 | 46 | |||||||
Santander – Programa de Bolsas Ibero-Americanas | 5 | 8 | 6 | 1 | 3 | 2 | 1 | 26 | ||||
Brasil-Colômbia ( BRACOL/GCUB) | 4 | 2 | 4 | 4 | 1 | 2 | 17 | |||||
Brasil-México( BRAMEX/GCUB) | 1 | 2 | 4 | 3 | 2 | 12 | ||||||
CAPES BRAFITEC | 2 | 5 | 5 | 2 | 1 | 1 | 4 | 20 | ||||
Convênio Internacional | 1 | 1 | 1 | 1 | 5 | 1 | 10 | |||||
Estágio Internacional | 1 | 3 | 5 | 1 | 3 | 1 | 7 | 21 | ||||
29 | 123 | 74 | 23 | 9 | 16 | 11 | 14 | 3 | 3 | 12 | 317 |
OBS: Mobilidade virtual no ano 2021
MOBILIDADE INCOMING (GRADUAÇÃO)
PROGRAMA DE MOBILIDADE | PAÍS DE ORIGEM | CAMPUS UNIPAMPA | |||||||||||
2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | Total | |||
Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) | BENIN | Alegrete/Itaqui/São Borja | 1 | 1 | 1 | 3 | |||||||
CABO VERDE | Bagé | 1 | 1 | ||||||||||
EQUADOR | Bagé | 1 | 1 | ||||||||||
GUINÉ-BISSAU | Santana do Livramento | 1 | 1 | ||||||||||
GUINÉ-EQUATORIAL | Santana do Livramento | 2 | 1 | 3 | |||||||||
Programa Brasil-Colômbia (BRACOL/GCUB) | COLÔMBIA | Alegrete/Caçapava do Sul/ Santana do Livramento/São Borja | 5 | 2 | 4 | 3 | 1 | 15 | |||||
Programa Brasil-México (BRAMEX/GCUB) | MÉXICO | Alegrete/Santana do Livramento | 2 | 2 | 4 | ||||||||
Convênio | Alegrete/Caçapava/Santana do Livramento/São Gabriel/Uruguaiana | 3 | 7 | 2 | 12 | ||||||||
Santander de Bolsas Ibero-Americanas | São Gabriel/Uruguaiana/Bagé | 5 | 5 | ||||||||||
AULP -Associação de Universidades de Língua Portuguesa |
PORTUGAL | Jaguarão | 1 | 1 | |||||||||
TOTAL | 8 | 7 | 7 | 3 | 6 | 6 | 4 | 1 | 3 | 1 | 46 |
MOBILIDADE INCOMING (PÓS-GRADUAÇÃO)
MOBILIDADE INCOMING PÓS-GRADUAÇÃO | |||||||||||
PROGRAMA | CURSO | CAMPUS UNIPAMPA | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | TOTAL |
Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB Brasil | PPG Ciência Animal
PPG Ciências Biológicas PPG Computação Aplicada PPG Políticas Públicas PPG Engenharia de Software PPG Educação |
Uruguaiana
São Gabriel Bagé
São Borja Alegrete
Jaguarão |
2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 8 | |
PROAfri – Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos/GCUB | PPG Computação Aplicada
PPG Engenharia Elétrica PPG Administração PPG Engenharia |
Bagé
Santana do Livramento Alegrete |
1 | 2 | 3 | ||||||
Fonte: PROPPI | 11 |
MOBILIDADE INCOMING (Assistentes de ensino de língua inglesa)
MOBILIDADE INCOMING – Assistentes de ensino de língua inglesa | ||||||||||||
Recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa (cidadão estadunidense – falante nativo), com intuito de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. | ||||||||||||
PROGRAMA | CAMPUS | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
CAPES/Fulbright de English Teaching Assistant (ETA) para Projetos Institucionais | Bagé | 4 | 4 | 1 | 1 | 10 | ||||||
Idiomas sem Fronteiras | 2 | 2 | 2 | 6 | ||||||||
16 | ||||||||||||
FONTE: Coordenação Idiomas sem Fronteiras-Unipampa e Coordenação Programa ETA- Unipampa |
[:es]Este eje de acciones tiene como prioridad incentivar y reglamentar el intercambio de alumnos de UNIPAMPA bien como de los que deseen estudiar en la Universidad. Las modalidades del eje pueden darse por becas o ayuda financiera, por convenios bilaterales o movilidad independiente (sin convenios).