Unipampa é uma das universidades que mais submeteu propostas ao Edital da Fapergs de combate à Covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) responderam rapidamente ao chamamento da Fapergs para o desenvolvimento de pesquisas em enfrentamento à pandemia e apresentaram expressivo número de propostas ao Edital Emergencial Fapergs nº 06/2020 – Ciência e Tecnologia no combate à Covid-19. Foram submetidas 18 propostas, o que representa 8,4% do total de submissões e coloca a Unipampa entre as quatro universidades com maior número de projetos, segundo dados divulgados pela própria Fundação.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Gallas Leivas, o número de propostas mostra o potencial científico da Unipampa e a capacidade da Universidade em colaborar neste momento tão difícil para o País. “O número expressivo é o resultado da mobilização que está ocorrendo na Unipampa em entregar soluções para a nossa região neste momento de pandemia. Esta mobilização, que está resultando em inúmeras ações que beneficiam diretamente a nossa comunidade, também resultou em diferentes projetos de pesquisa e inovação que estão sendo desenvolvidos ou propostos pelos grupos de pesquisa e programas de Pós-Graduação da Unipampa”, salienta.

Ao todo, foram submetidas à Fapergs 215 propostas de 30 instituições gaúchas no curto prazo de 10 dias, pedidos que ultrapassam em muito a disponibilidade de orçamento do edital que destinará R$ 5 milhões para apoiar o desenvolvimento de pesquisas no Rio Grande do Sul para combate ao vírus. Segundo o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, este alto número revela uma grande mobilização da comunidade científica do Estado, bem como a qualificada força de trabalho que o Estado possui na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. O pró-reitor da Unipampa destaca o que esforços como esses podem significar. “O resultado desse movimento com certeza será a geração de conhecimento científico e a formação de recursos humanos capacitados”, avalia Leivas.

Por Aline Reinhardt da Silveira – Assessoria de Comunicação Social (ACS)