Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST)

dasst.progepe@unipampa.edu.br | 2339

   

       As atividades desenvolvidas pela equipe da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) abrangem ações que possibilitam a administração pública qualificar o ingresso do servidor na instituição, proporcionar o acesso às concessões que lhe são de direito, além de avaliar as características dos ambientes de trabalho e das atribuições que realiza, concedendo adicionais ocupacionais  quando lhe correspondem.

Equipe

Caroline Ferreira Cougo Assistente em Administração carolinecougo@unipampa.edu.br 2339
Cindy Rosa Martinez Assistente em Administração cindymartinez@unipampa.edu.br 5380
Francine da Rosa Silva Cabral Enfermeira francinecabral@unipampa.edu.br 2339
José Paulo Braccini Fagundes Eng. de Segurança do Trabalho josefagundes@unipampa.edu.br 2339
Paulo Eduardo Santos Paiva (Chefe de Divisão) Téc. em Segurança do Trabalho paulopaiva@unipampa.edu.br 2339

Principais processos de trabalho

Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) – Exames ocupacionais
Objetiva verificar o estado de saúde física e mental do servidor, avaliando se está em condições de exercer ou continuar exercendo determinada função. Além disso, também servem para avaliar os riscos a que está exposto durante o trabalho e como estes afetam sua saúde, facilitando ajustes para tornar o ambiente laborativo mais saudável.
Laudos/pareceres técnicos relacionados à psicologia
Manifestação técnica de profissional da psicologia para subsidiar ações da equipe multidisciplinar ou dirimir dúvidas relacionadas à temática da psicologia.
Atendimentos psicossociais
São realizados pela psicóloga e pela assistente social a partir da demanda do servidor, podendo ser breves e de orientação pontual ou acompanhamentos sistemáticos, em casos de pacientes crônicos de determinadas patologias. Também podem se tratar de acompanhamentos para questões de adaptação (remoção por saúde, movimentação, readaptação, entre outros).
Intervenções em gestão e mediação de conflitos nas unidades

As gestões de conflitos são realizadas através da análise do contexto do trabalho que apresenta conflito, e, a partir desta análise, são prestadas orientações aos gestores e equipes na condução de possíveis encaminhamentos e resoluções.

Perfilamento profissiográfico
Trata-se de um processo em que são avaliadas as experiências, competências, habilidades e características comportamentais dos servidores, com o objetivo de alocá-los nos setores que melhor contemplem seus perfis. O processo pode ser realizado na ocasião da entrada de novos servidores na Unipampa ou em casos de remoções internas entre setores.
Visitas técnicas nos campi
Realiza visitas técnicas aos campi, a partir de demandas, em que se observa as dinâmicas de trabalho e conhece o contexto de atuação dos servidores nos diferentes campi. Dentre as atividades realizadas estão: acolhimentos, orientações, acompanhamentos individuais e grupais, bem como intervenções diversas.
Acompanhamento aos servidores afastados por longos períodos por motivo de saúde
Tem como objetivo realizar acompanhamento sistemático aos servidores com  afastamento por longo período por motivo de saúde e/ou acidente de trabalho ou servidores que reverteram a aposentadoria e que retornaram para as atividades com restrições, contribuindo na sua recuperação, reinserção ao trabalho e promovendo a reabilitação e/ou readaptação funcional quando indicado. Caracteriza-se pela continuidade, sendo a periodicidade estabelecida de acordo com a necessidade e a finalidade de cada caso atendido.
Campanhas sazonais de promoção e atenção à saúde e segurança do trabalho

Tem por objetivo levar conhecimento e conscientização, através de informativos divulgados na página da Unipampa, redes sociais e e-mails institucionais. São temas relevantes (em consonância com as campanhas do Ministério da Saúde) dirigidos à ao servidor, que buscam promover o autocuidado, proporcionando acesso contínuo à informação.

Encontro de Qualidade de Vida
Projeto que busca elevar as condições para o bem-estar global do indivíduo, com ações locais dirigidas promoção do cuidado com a saúde, tais como atividades de integração e reconhecimento como forma de estimular hábitos saudáveis de vida e trabalho. Tem como objetivo promover encontros presenciais nos 10 campi da Unipampa, com a participação de profissionais locais e convidados (técnicos, docentes e profissionais externos). Abordando temas relacionados à promoção do bem-estar físico, social, mental, assim como saúde ocupacional, as atividades oferecidas interagem com os conteúdos oferecidos nos cursos, projetos e pesquisas realizadas na instituição, explorando as nove grandes áreas de conhecimento que a universidade engloba.
Avaliações ambientais em matéria de segurança e saúde no trabalho
Realizadas pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho e pelo Técnico de Segurança do Trabalho da DASST, as quais objetivam reconhecer e avaliar os riscos existentes nos ambientes de trabalho/atividades no âmbito das unidades da Unipampa. Propõem, assim, medidas que possam eliminar, neutralizar ou reduzir tais riscos. As avaliações permitem, ainda, identificar aspectos ergonômicos e eventuais riscos de acidentes de trabalho nesses locais.
Laudos/pareceres técnicos relacionados à segurança do trabalho
Trata-se de manifestação dos profissionais técnicos da área para subsidiar decisões de gestão em processos relacionados ao tema.
Acompanhamento da Comissão Interna de Saúde e Segurança – CISS – Campus Bagé
Participação como profissionais convidados representando a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho junto à Comissão.
Visitas às unidades em parceria com a Coordenação Geral de Laboratórios

Visitas por parte dos profissionais técnicos da DASST aos ambientes de trabalho das unidades da Unipampa, com o objetivo de assessorar gestores, chefias servidores em matéria de segurança e saúde no trabalho no âmbito dos laboratórios da universidade.

Assessoria à Procuradoria Federal
Apoio técnico na emissão de subsídios para a defesa no âmbito jurídico da instituição, no que tange às ações movidas contra a universidade.
Acompanhamento de perícias judiciais
Representação da universidade por meio de assistente técnico em perícias judiciais designadas pelo juízo.
Avaliações para aposentadorias especiais
Realização de avaliações técnicas pelo Médico do Trabalho em processos relacionados a solicitações de aposentadoria especial para servidores da Unipampa ou de outras instituições, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Homologação de concessões
Afastamento para Serviço Eleitoral (TRE), Alistamento ou Recadastramento Eleitoral, Falecimento de Pessoa da Família, Doação de Sangue, Casamento, Participação em Tribunal de Júri, Licença à Adotante, Licença à Gestante/Adotante – Prorrogação, Licença à Gestante (Natimorto), Licença à Gestante sem Avaliação Pericial, Licença Paternidade e Prorrogação.