Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho

dasst.progepe@unipampa.edu.br

As atividades desenvolvidas pela equipe da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) abrangem ações que possibilitam a administração pública qualificar o ingresso do servidor na instituição, realizar campanhas sazonais de promoção e atenção à saúde e segurança do trabalho, proporcionar o acesso às concessões que lhe são de direito, além de avaliar as características dos ambientes de trabalho e das atribuições que realiza, concedendo adicionais ocupacionais quando lhe correspondem.

Dentre os principais processos de trabalho da DASST estão:

1. Atestados de Saúde Ocupacional (ASO): os exames ocupacionais objetivam verificar o estado de saúde física e mental do servidor, avaliando se está em condições de exercer ou continuar exercendo determinada função. Além disso, também servem para avaliar os riscos a que está exposto durante o trabalho e como estes afetam sua saúde, facilitando ajustes para tornar o ambiente laborativo mais saudável.
  2. Visitas técnicas nos campi: realiza visitas técnicas aos campi, a partir de demandas, em que se observa as dinâmicas de trabalho e conhece o contexto de atuação dos servidores nos diferentes campi. Dentre as atividades realizadas estão: acolhimentos, orientações, acompanhamentos individuais e grupais, bem como intervenções diversas.
  3. Campanhas sazonais de promoção e atenção à saúde e segurança do trabalho: tem por objetivo levar conhecimento e conscientização, através de informativos divulgados na página da Unipampa, redes sociais e e-mails institucionais. São temas relevantes (em consonância com as campanhas do Ministério da Saúde) dirigidos à ao servidor, que buscam promover o autocuidado, proporcionando acesso contínuo à informação.
  4. Encontros de Qualidade de Vida no Trabalho: projeto que busca elevar as condições para o bem-estar global do indivíduo, com ações locais dirigidas promoção do cuidado com a saúde, tais como atividades de integração e reconhecimento como forma de estimular hábitos saudáveis de vida e trabalho. Aborda temas relacionados à promoção do bem-estar físico, social, mental, assim como saúde ocupacional, as atividades oferecidas interagem com os conteúdos oferecidos nos cursos, projetos e pesquisas realizadas na instituição, explorando as nove grandes áreas de conhecimento que a universidade engloba.
  5. Avaliações ambientais em matéria de saúde e segurança do trabalho: realizadas pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho e pelo Técnico de Segurança do Trabalho da DASST, objetivam reconhecer e avaliar os riscos existentes nos ambientes de trabalho/atividades no âmbito das unidades da Unipampa. Propõem, assim, medidas que possam eliminar, neutralizar ou reduzir tais riscos. As avaliações permitem ainda identificar aspectos ergonômicos e eventuais riscos de acidentes de trabalho nesses locais.
  6. Laudos/pareceres técnicos relacionados à segurança do trabalho: trata-se de manifestação dos profissionais técnicos da área para subsidiar decisões de gestão em processos relacionados ao tema.
  7. Acompanhamento da Comissão Interna de Saúde e Segurança – CISS – Campus Bagé: participação como profissionais convidados representando a DASST junto à Comissão.
  8. Visitas às unidades em parceria com a Coordenação Geral de Laboratórios: realizadas por parte dos profissionais técnicos da DASST aos ambientes de trabalho das unidades da Unipampa, com o objetivo de assessorar gestores, chefias servidores em matéria de segurança e saúde no trabalho no âmbito dos laboratórios da universidade.
  9. Assessoria à Procuradoria Federal: apoio técnico na emissão de subsídios para a defesa no âmbito jurídico da instituição, no que tange às ações movidas contra a universidade.
  10. Homologação de concessões: Afastamento para Serviço Eleitoral (TRE), Alistamento ou Recadastramento Eleitoral, Falecimento de Pessoa da Família, Doação de Sangue, Casamento, Participação em Tribunal de Júri, Licença à Adotante, Licença à Gestante/Adotante – Prorrogação, Licença à Gestante (Natimorto), Licença à Gestante sem Avaliação Pericial, Licença Paternidade e Prorrogação.