Relatos de Experiência – Resumos

Dia 1º/09/2020 – 3ª feira – 14h

  • Título: Geometria Analítica no Ensino Superior: Uma Proposta de Ensino Híbrido. Patrícia Pujol Goulart Carpes – Docente UNIPAMPA – patriciacarpes@unipampa.edu.br

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem no ensino superior tem modificado tanto o papel do professor quanto do aluno perante às tecnologias digitais. O trabalho na forma de uma sequência de ensino foi elaborado a partir do ensino híbrido em um componente curricular de geometria analítica no ensino superior. Para tal, elaborou-se uma sequência de três aulas via o ensino híbrido com os recursos digitais do ambiente virtual Moodle e do software GeoGebra, assim como, de roteiros com um caráter investigativo e rotação por estações como metodologias ativas. A primeira aula explorou os pontos e vetores diretores para a determinação das equações da reta e suas classificações via um roteiro e, após, foi proposta uma atividade à distância por meio do Moodle, com a ferramenta Fórum. Os alunos  desenvolveram uma atividade envolvendo os conceitos abordados em aula, assim como, realizaram comentários à atividade do colega. A segunda aula, iniciou com a retomada dos conceitos da última aula a partir das atividades e comentários realizados no Moodle. Na sequência, foi proposto um roteiro para problematizar as equações do plano e, ainda, a metodologia rotação por estações para explorar as posições relativas de reta e plano em cada estação. A atividade à distância proposta nesta aula, foi a construção de um material colaborativo versando sobre as posições relativas entre objetos matemáticos via ferramenta Wiki do Moodle. Na terceira aula, foi apresentado o material colaborativo de cada grupo e, por fim, foi explorado o tema distância entre objetos matemáticos via um roteiro. Os resultados da experiência apontam, de forma qualitativa, que os alunos são receptíveis a proposta de ensino híbrido para a compreensão de objetos matemáticos, entretanto ainda estão presos às explanações do professor como fonte de conhecimento e organização das informações. A participação dos alunos em aula e à distância foi maciça. Por meio das atividades e metodologias adotadas nesta sequência, percebe-se que os alunos são mais questionadores, tendem a justificar suas respostas com argumentos, além dos cálculos. Neste ambiente o professor é visto como um mediador e necessário para mediar as informações (conceitos) e a aprendizagem dos seus alunos.

Dia 2/09/2020 – 4ª feira – 14h

  • Título: Metodologias Ativas no Ensino de Tópicos de Astronomia e Cosmologia: A Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem por Pares Mediadas pelo Ambiente Moodle  Rafhael Brum Werlang – Docente UNIPAMPA – rafhaelwerlang@unipampa.edu.br

Resumo:

A experiência consiste na implementação de metodologias ativas no componente Tópicos de Astronomia e Cosmologia, desenvolvida no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul, no primeiro semestre de 2019, que teve como ênfase a sala de aula invertida e a avaliação por pares mediadas pelo ambiente MOODLE. O planejamento do componente buscou alternativas metodológicas, articulando a inversão da apresentação do conteúdo (Sala de Aula Invertida) e a aprendizagem por pares (Peer Instruction), contrapondo o ensino tradicional, baseado em aulas teórico-expositivas e em avaliações somativas.

Dia 3/09/2020 – 5ª feira – 14h

  • Título: Diferentes maneiras de dialogar e aprender nos fóruns. 

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura –  Docente UNIPAMPA –  anamoura@unipampa.edu.br

Resumo

Nesse relato irei compartilhar diferentes maneiras de dialogar e aprender nos fóruns por meio dos tipos de fórum, da organização e proposta da atividade e do uso de diferentes recursos: filme, imagem, reportagens.

 

  • Título: (Re)Encontros com o Moodle: Caminhos de interação e afeto na EAD. 

Patrícia Forgiarini Firpo – Pedagoga UNIPAMPA/Docente UAB – patriciafirpo@unipampa.edu.br

Resumo:

 

O objetivo é relatar experiências vividas ao longo de minha vida, desde a formação inicial até a atuação profissional atual. Há mais de dez anos comecei minha trajetória na modalidade de educação a distância e desde então percorro um caminho de construção de conhecimentos em que pude desempenhar diversos papéis: estudante, tutora a distância, professora formadora. As interações mediadas pelo Moodle possibilitam o fazer-se presente e a constituição de relações em que a afetividade humaniza os processos de ensino e de aprendizagem virtuais.