Grupo de Pesquisa EALQ se reestrutura e planeja novas atividades

Grupo vem se articulando em reuniões periódicas para planejar suas ações (Foto: Divulgação/EALQ)

O Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas: uma Abordagem Quantitativa (EALQ) abriu a oportunidade para o ingresso de novos integrantes, na busca por ampliar sua atuação.

Agora, o grupo totaliza 21 pesquisadores, sendo 9 novos integrantes de instituições nacionais – Denise Kluge (UFRJ); Denize Reis (UFFS); Elisabete Longaray (FURG); Fernanda Veloso (UFPR); Graziele Frangiotti (UFSC); Luana de Conto (UFPR); Paula de Freitas (UFPR); Raquel Chaves (UNESPAR) e Rosane Cardoso (FURG) – e 2 novas integrantes de instituições internacionais – Andressa Gomide (Universidade de Lisboa, Portugal); e Denise Osborne (Cornell University, Estados Unidos).

Com as adesões de novos pesquisadores, os líderes do grupo, os professores Eduardo de Oliveira Dutra (Unipampa) e Cristina Cardoso (UFPR), planejam fortalecer as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Para isso, estão previstas várias ações, tais como: elaboração do projeto de pesquisa guarda-chuva, formações sobre validade e confiabilidade de instrumentos e elaboração de obras.

Em relação a essa última atividade, além dos líderes, os professores Fernando Dias, Vera Lúcia Ferreira, Paulo Marques Duarte Filho e Taíse Simioni trabalham na elaboração de um livro sobre a didatização de questões relacionadas à estatística, tendo como público alvo estudantes da graduação e pós-graduação e pesquisadores da área de linguística e literatura.