GEALQ promove II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas: Abordagens Quantitativa e Mista

O Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas: Uma Abordagem Quantitativa (GEALQ) promoverá II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas: Abordagens Quantitativa e Mista, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Cornell. O evento será online e acontecerá de 25 a 27 de Outubro.

É responsável pelo Seminário a professora doutora Gisele Benck de Moraes, da UPF. Em entrevista, a doutora Moraes salienta a pertinência do evento. Confira a seguir:

Qual a relevância do II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas: Abordagens Quantitativa e Mista?

“Evento relevante pela possibilidade de divulgar e debater sobre pesquisas quantitativas e mistas na área da Linguística, Linguística Aplicada e Literatura, dentro de um cenário nacional com ênfase em pesquisas qualitativas”.

E quais os minicursos oferecidos durante o Seminário e quem irá ministrá-los?

“Os minicursos confirmados são: “Tópicos atuais em análise quantitativa de dados para pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas”, ministrado pelo doutor Ronaldo Mangueira Lima Júnior (Universidade Federal do Ceará).

“Questionário como instrumento de pesquisa: introdução a abordagens metodológicas”, ministrado pelos doutores Raquel Chaves (Universidade Federal do Espírito Santo), Paulo Fernando Marques Duarte (Universidade Federal do Pampa) e Denise Z.

“Fundamentos da Linguagem Python para Análise de Dados Linguísticos”, ministrado pela professora doutora Natália Resende.”

Além disso, afirma seu interesse em debater pesquisas mistas: como integrante do GEALQ, quais os possíveis tópicos para discussões futuras? “Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras com foco na forma: aspectos quanti-quali”.

Se você é um pesquisador de instituições nacionais ou internacionais; professor das instituições parceiras; discente da graduação e da pós-graduação; profissional da educação vinculados a e/ou egresso dos programas de pós-graduação; ou bolsista de iniciação científica, participe deste grande evento!