Bolsista CNPq finaliza período de Estudo com Pesquisadora da Universidade de Coimbra

De Janeiro até Abril de 2023, a doutora Andressa Rodrigues Gomide (Universidade de Coimbra) conduziu orientações com a bolsista CNPq Mariana Ferreira Gonçalves. A orientação teve como foco a coleta e a preparação de textos disponíveis na Internet para compilação de corpora. A instrumentalização da bolsista buscou contribuir para o projeto intitulado Elaboração do capítulo de introdução em projetos de dissertação de programas de pós-graduação profissionais na área de Letras, o qual é coordenado pelo professor doutor Eduardo de Oliveira Dutra (Universidade Federal do Pampa).

Mariana Gonçalves é licencianda do curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas. Em entrevista, a discente aborda sua experiência durante esse período. Confira a seguir:

Qual a contribuição deste período de instrumentalização em sua formação?

“Iniciei nossas reuniões sem conhecimento prévio acerca da área de Linguística de Corpus. Pude compreender os conceitos básicos que cercam este segmento da Linguística e participar ativamente na preparação de textos disponibilizados gratuitamente na Internet. Visto que o curso não proporciona formações nesta área, considero de suma importância esta orientação. Saio com maior bagagem e noção de que há muito a ser explorado”.

E como você relaciona o que aprendeu com o projeto do qual faz parte?

“O projeto busca analisar dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa. O foco está na identificação dos itens constitutivos da Introdução e como ocorre sua elaboração. Uma das ferramentas que acredito ser útil para o andamento do projeto é o concordanciador, a partir do qual poderemos observar a ocorrência de determinada palavra ou frase, assim como a frequência com que certas expressões foram empregadas”.

Destaca-se que o GEALQ desenvolve grupo de estudo sobre validade e confiabilidade, coordenado pelas professoras doutoras Denize Ivete (Universidade Federal da Fronteira Sul) e Raquel Chaves (Universidade Federal do Espírito Santo).