Dia Nacional da Biomecânica | GNAP | Applied Neuromechanics Group, Brasil

Dia Nacional da Biomecânica

12/04/2022 :: DIA NACIONAL DA BIOMECÂNICA NO GNAP

Equipe Organizadora: Ana Carolina Lamberty, Laura Oliveira, Maria Eduarda Pereira, Vitória Ferreira, Karine JV Stoelben Felipe P Carpes.

Responsável: Felipe P. Carpes

Data do Evento: 12/04

Local: Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls

Público alvo: alunos do 3º ano

Título da atividade: Dia Nacional da Biomecânica: Palestras com demonstrações práticas

Objetivo: Promover a divulgação da biomecânica e suas aplicações no estudo do movimento humano.

Como participar: Em 2022 o Dia Nacional da Biomecânica no GNAP será realizado de maneira presencial na Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls no turno da manhã e no turno da tarde na universidade federal do pampa-campus Uruguaiana, e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet em nosso canal no youtube NeuromechTV no turno da tarde, as atividades no turno da tarde serão transmitidas do laboratório de neuromecânica aplicada, 511.

Horários das atividades realizadas no Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls

8:35 as 10:05 – primeiro bloco

10:25 as 11:55 – segundo bloco

Atividades: Ao longo do dia 12 de Abril de 2022, será explicado o conceito de pressão falando de força, essa temáticas serão abordadas em uma linguagem acessível e que permitirá aos participantes conhecer um pouco mais sobre como uma informação científica é obtida, analisada e empregada na avaliação do movimento humano. Além disso, discutiremos as aplicações práticas do conhecimento resultante desse tipo de avaliação biomecânica. Ao final os participantes terão tido uma vivência em laboratório de biomecânica por um dia.

Atividades:

• Apresentação da equipe e fala da UNIPAMPA
  • Apresenta o nosso grupo de pesquisa
  • Explicar os objetivo da atividade
  • Será falado sobre a biomecânica do pé considerando o arco longitudinal e transversal, suas funções para a marcha, corrida e absorver impacto. Linkar com pressão plantar.
  • Explicar o conceito de pressão falando de força (falar de vetores e força normal) e área de contato (usando um pouco de matemática para falar do cálculo de áreas, valores de média, etc.)
  • Exemplificar o conceito na confecção de calçados esportivos.
  • Mostrar visualmente a pressão plantar usando o Footwork.
  • Finalizar falando de que para compreender melhor o movimento, fazemos capturas tridimensionais, e que isso será transmitido pelo youtube e 30 alunos participarão da atividade no lab à tarde.

Dados dos participantes serão coletados através de um flyer.

No flyer terá um número (de 1 a 300).

Para selecionar os 15 alunos de cada bloco que virão ao laboratório de cada turma, realizaremos um sorteio considerando os números do flyer.