Escolas GNAP | GNAP | Applied Neuromechanics Group, Brasil

Escolas GNAP

O GNAP promove escolas (de inverno e de verão) gratuitas com o objetivo de atender demandas específicas da formação dos estudantes, complementando e ampliando conhecimentos para promover formação adicional em técnicas e métodos de pesquisa.

 


IV ESCOLA DE INVERNO GNAP 2023:

Simpósio em programação e estatística aplicadas às ciências da vida

saiba mais clicando aqui!


III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022:

PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

 

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.


Obrigado a todos e todas que participaram conosco da III Escola de Inverno de Biomecânica GNAP UNIPAMPA. Os certificados de participação estão disponíveis neste link. Esperamos contar com a presença de vocês em eventos futuros.


Sobre o evento: a escola de inverno do GNAP em 2022 tem como tema central o processamento de sinais biológicos. Ao longo dos dias de estudo, participantes terão contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e poderão vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados.

Objetivos: qualificar estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Público-alvo: em ordem de prioridade, profissionais graduados e cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), pós-doutorandos, profissionais graduados, estudantes de graduação realizando iniciação científica na área, estudantes de graduação e estudantes de ensino médio ou técnico.

Como será o evento: a EIB GNAP 2022 acontecerá em dois formatos. No formato presencial, teremos 30 vagas ofertadas. No formato online não há limite para participação. Em ambos os formatos será emitido certificado de participação para quem assistir 90% os mais das aulas e alcançar escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final da escola.

Presencial – as aulas presenciais acontecerão no auditório do prédio do NUPEVI (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Vida) da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana.

Online – as aulas serão transmitidas ao vivo via Zoom em link privado que será compartilhado com os inscritos.

Inscrições: Aa EIB GNAP 2022 é um evento gratuito e com emissão de certificado para inscritos que tiverem 90% de frequência de participação e obterem escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 15 de Junho. Antes de fazer a sua inscrição no evento certifique-se dos dias e horários para confirmar que de fato poderá participar, pois temos um número limitado de vagas. Lembre-se! A inscrição é gratuita, somente se inscreva se você de fato vai participar, e se por algum motivo desistir depois de ter feito a inscrição, nos avise enviando um e-mail para gnap@unipampa.edu.br! Nós vamos entrar em contato com os(as) inscritos(as) e pedimos a todos(as) que se nos sigam no Instagram (@gnap_unipampa) e se inscrevam em nosso canal no youtube, a NeuromechTV

Importante: O preenchimento do formulário de inscrição não garante sua vaga. As inscrições serão confirmadas no dia 16 de Junho, após o término do período de inscrições.

Programação:

26/07 terça-feira (síncrono)

17:00h – 19:00h – Atividade pré-evento: visita aos laboratórios de pesquisa do PPGMCF UNIPAMPA

27/07 quarta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – Abertura do evento

08:30h – 10:00h – Módulo 1: Amostragem de sinais (como definir a taxa de amostragem correta?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 2: Filtragem de sinais (como funciona um filtro?)

14:00h – 17:00h – Módulo 3: Análises temporais e suas aplicações (quais os passos básicos para uma análise de séries temporais?)

28/07 quinta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – acolhida

08:30h – 10:00h – Módulo 3: Análises de frequência e suas aplicações (o que as análises de frequência revelam além do visto com séries temporais?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 3: Soluções de problemas (coletando e filtrando dados; determinando critérios de onset e offset; visualizando e comparando resultados)

14:00h – 16:00h – Módulo 4: Estudo de casos (análises estatísticas incluindo análises estatísticas de picos e curvas)

29/07 sexta-feira (assíncrono)

08:00h – 17:00h – atividades de avaliação serão enviadas para os(as) participantes resolverem ao longo do dia

Professores:

Andre Gustavo Pereira de Andrade

Professor da UFMG desde 2013 onde leciona as disciplinas de Biomecânica do Esporte e Estatística aplicada às Ciências do Esporte na graduação e pós-graduação. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestre em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), doutor em Zootecnia na área de concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) e possui especialização em Estatística e Matemática pela UFLA. Coordenador do Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da UFMG desde 2015, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (2019-2021), e Pesquisador na Área de Biomecânica no Projeto de Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG). Possui interesse em modelos estatísticos aplicados a análise biomecânica do movimento por meio dos seguintes temas: relação da assimetria de força com o desempenho/lesão, reconhecimento de padrões por meio de redes neurais artificiais e social networks em esportes coletivos, análise do padrão do movimento, e análise de séries temporais. Outra temática de interesse envolve a utilização de sensores inercias e machine learning no reconhecimento de padrões no esporte.

Carlos De la Fuente

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Mayor do Chile. Mestre em Biomecânica pela UMCE do Chile, mestre em Ciências da Engenharia da Universidade de Valparaíso do Chile e doutorando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Tem interesse em pesquisa em lesões na extremidade inferior em modelos in vivo e in vitro, efeitos neuromecânicas do exercício e fadiga, simulação biomecânica, reconhecimento de padrões biomecânicos com machine learning, deep learning, clustering e processamento de sinais. Currículo lattes

Felipe Pivetta Carpes

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde leciona disciplinas de biomecânica, cinesiologia, trabalho de conclusão de curso, e redação científica. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, é editor associado da Sports Biomechanics, e membro eleito do conselho executivo da International Society of Biomechanics. Estuda como o nosso corpo se adapta e se recupera a estímulos positivos e negativos envolvidos com o exercício físico e cognitivo. Dentre os estudos que desenvolve, o objetivo comum é prover um conhecimento básico da produção e regulação de movimentos voluntários no contexto do esporte e da reabilitação em estudos com humanos e outros modelo pré-clínicos visando prover evidências para o melhor planejamento do exercício, treinamento e recuperação ou reabilitação. Tem direcionado esforços para promover a divulgação da ciência e a inovação didático-pedagógica no ensino superior, assim como o estabelecimento de novos grupos de investigação na área de biomecânica na América Latina levando em conta a diversidade e a equidade.

Confira nossa escola anterior nessa temática

 


ESCOLAS ANTERIORES


II ESCOLA DE INVERNO GNAP: ADAPTAÇÕES MOTORAS


Olá pessoal

Nossa escola de inverno foi muito legal. Estamos muito felizes com a participação de vocês. Disponibilizamos os certificados gratuitos para download. Clique no link correspondente para baixar o seu. Se detectar algum problema, envie um email para gnap@unipampa.edu.br. Lembrem que os certificados foram emitidos apenas para quem cumpriu mais de 80% de frequência.

Cliqui para acessar os certificados de Ouvintes

Cliqui para acessar os certificados de Palestrantes

Cliqui para acessar os certificados de Organizadores


Sobre o evento: Em 2020 a nossa rotina foi abruptamente alterada e nos deparamos com todas as atividades acadêmicas ocorrendo em um ambiente online. Considerando o cenário da pandemia de COVID-19 nosso simpósio anual teve a edição de 2020 cancelada. Para manter o contato com estudantes e cientistas que fazem parte da nossa comunidade, continuamos ativos com atividades em nosso canal NeuromechTV, onde estamos disponibilizando cursos, e todos os sábados pela manhã temos sessões ao vivo. No nosso dia a dia mantemos uma agenda de atividades para os estudantes de graduação e pós-graduação que são membros do nosso grupo de pesquisa. Contudo, queremos contribuir mais para a formação de estudantes que estão, em muitos casos, estudando sem orientação neste momento, ou aguardando os desfechos das aulas remotas. Com o objetivo de oferecer possibilidades de aprendizado remoto e engajamento de jovens estudantes com a ciência, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica aplicada promoverá a II Escola de Inverno GNAP: adaptações motoras, que acontecerá totalmente online no período de 31 de Agosto a 04 de Setembro de 2020, semana em que nosso grupo completa 11 anos desde a criação.

Objetivos:

  • Oportunizar um ambiente de aprendizado online e gratuito para estudantes;
  • Debater temas aplicados ao estudo da neuromecânica do movimento humano;
  • Divulgar resultados recentes de pesquisas científicas;
  • Promover interação entre estudantes de diferentes instituições;
  • Oportunizar um espaço para jovens cientistas compartilharem conhecimentos.  

Público alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação com interesse em temas relacionados com adaptações motoras sobre um ponto de vista neuromecânico.

Como será o evento: O evento será totalmente online utilizando a plataforma Zoom. Os inscritos acompanharão o evento online usando essa ferramenta e poderão interagir com perguntas e comentários usando o chat. As sessões serão temáticas e terão o formato de palestras seguidas de mesa redonda. Os inscritos receberão um email com as orientações sobre como acessar a plataforma Zoom. Você já pode se familiarizar com ela lendo as orientações neste link.

Inscrições: A II Escola de Inverno GNAP: adaptações motoras é um evento gratuito e com emissão de certificado gratuitamente para inscritos que tiverem 80% de frequência de participação. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 01 e 15 de Agosto. Antes de fazer a sua inscrição no evento certifique-se dos dias e horários para de fato participar, pois temos um número limitado de vagas. Para fazer sua inscrição, clique aqui. Lembre-se! A inscrição é gratuita, somente se inscreva se você de fato vai participar e se por algum motivo desistir, nos avise! Nós vamos entrar em contato com os inscritos e pedimos a todos que se nos sigam no Instagram (@gnap_unipampa) e se inscrevam em nosso canal no youtube, a NeuromechTV

Importante: O preenchimento do formulário de inscrição não garante sua vaga. Pessoas que se inscreverem após o limite do número de vagas (70), ficarão em uma lista de espera. As inscrições serão confirmadas no dia 16 de agosto, após o término do período de inscrições.

Programação: a programação do evento conta com palestras e mesas redondas. Confira abaixo.

Data e hora Sessão Palestra 1 Palestra 2 Mesa redonda
Segunda

31/08

17:00h

Adaptações motoras na marcha

Referencial teórico (clique para acessar)

Exercício físico e marcha de idosos

Eliane Guadagnin

Adaptações na marcha após lesão do LCA

Karine Stoelben

Adaptações motoras na marcha

Emmanuel da Rocha

Eliane Guadagnin

Karine Stoelben

Terça

01/09

17:00h

Exercício físico e recuperação

Referencial teórico (clique para acesssar)

Efeitos tardios e acumulados da fadiga muscular

Álvaro Machado

Aplicações da termografia para monitorar carga de treinamento

Willian da Silva

Recuperação pós exercício

Eliane Guadagnin

Álvaro Machado

Willlian da Silva

Quarta

02/09

17:00h

Treinamento físico e cognição

Referencial teórico (clique para acessar)

Treinamento físico com dupla tarefa funciona?

Marcos R Kunzler

Fatores determinantes de carga interna em atletas

Renato Azevedo

Estratégias de treinamento

Álvaro Machado

Marcos Kunzler

Renato Azevedo

Quinta

03/09

17:00h

Reabilitação após ruptura de tendão de Aquiles

Referencial  teórico (clique para acessar)

Adaptações neuromecânicas e modelo in vitro  após intervenção imediata em ruptura de tendão de Aquiles

Carlos De la Fuente

Exercício excêntrico na reabilitação após ruptura de tendão de Aquiles

Emmanuel da Rocha

Reabilitação

Karine Stoelben

Carlos De la Fuente

Emmanuel da Rocha

Sexta

04/09

17:00h

Formação Iniciação científica: o que e o porque.

Felipe Carpes

Os desafios da pesquisa na graduação e da pós-graduação

Felipe Carpes

Marcos Kunzler

Eliane Guadagnin

Karine Stoelben

Carlos De la Fuente

Emmanuel da Rocha

Álvaro Machado

Renato Azevedo

Willian da Silva

.

Palestrantes:

Álvaro Sosa Machado

Graduado em Fisioterapia e mestre em bioquímica pela UNIPAMPA. Atualmente realiza doutorado em Bioquímica com estágio sanduíche pela Universitat de València/ESP, onde realiza projetos com foco em biomecânica dos membros inferiores relacionada com fadiga e dano muscular. Currículo

Carlos De la Fuente

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Mayor do Chile. Mestre em Biomecânica pela UMCE do Chile, candidato a mestre em Ciências da Engenharia da Universidade de Valparaíso do Chile e doutorando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Tem interesse em pesquisa em lesões na extremidade inferior em modelos in vivo e in vitro, efeitos neuromecânicas do exercício e fadiga, simulação biomecânica, reconhecimento de padrões biomecânicos com machine learning, deep learning, clustering e processamento de sinais. Currículo lattes

Eliane C Guadagnin

Graduada em Educação Física (ULBRA), Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde (UFSM), Mestre em Educação Física (UFSM), Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS – com período sanduíche na VU Amsterdam – Holanda). Tem interesse em investigar os efeitos do exercício e do envelhecimento sobre fatores relacionados à estrutura e à função muscular, e sobre aspectos que envolvem a funcionalidade de idosos, especialmente a relacionada à locomoção com perturbação.

Emmanuel S da Rocha

Fisioterapeuta formado pela UNIPAMPA. Mestre  em Educação Física (UFSM). Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). É professor em cursos de Fisioterapia e Educação Física.  É membro do conselho executivo da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e membro da International Society of Biomechanics (ISB). Tem interesse em compreender as adaptações neuromecânicas ao exercício físico, às lesões e ao envelhecimento.
Currículo Lattes.

Felipe P Carpes

Professor associado da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Ciências do Movimento Humano. Tem interesse em compreender as adaptações neuromecânicas e neurofisiológicas ao exercício, doenças que limitam a locomoção, e promover divulgação científica. Conselheiro da International Society of Biomechanics, e pesquisador produtividade nível 2 do CNPq. Currículo Lattes.

Karine Josibel Velasques Stoelben

Graduada em Fisioterapia (UFSM), Mestre em Reabilitação Funcional (UFSM), Doutoranda em Ciências Fisiológicas (Unipampa). É membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), da International Society of Biomechanics (ISB) e da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis). Tem interesse em investigar os efeitos do exercício sobre fatores relacionados à risco de lesão de joelho, e sobre aspectos que envolvem avaliação funcional e biomecânica de fatores relacionados a risco de lesão e adaptações neuromecânicas após lesão.

Marcos Roberto Kunzler

Graduado em Educação Física (UFSM), Mestre em Educação Física (UFSM), Doutor em Ciências Fisiológicas (Unipampa). Vice líder do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP). Servidor Técnico Desportivo e responsável pelo laboratório de Neuromecânica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Biomecânica, membro associado da International Society Of Biomechanics. Interesse de pesquisa envolvem adaptações agudas ao exercício físico envolvendo Neuromemânica, Neurofisiologia e comportamento, Biomecânica, Fisiologia do exercício e Cronobiologia. Currículo Lattes

Renato Ribeiro Azevedo

Graduado em Educação Física (Unipampa), Mestre em Educação Física (UFSM), Doutorando em Ciências Fisiológicas (Unipampa). É membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB). Membro do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP). Interesse de pesquisa envolvem temas como: controle de cargas de treinamento, biomecânica do esporte e fisiologia do exercício. Currículo Lattes

Willian da Silva

Graduado em Educação Física (PUC), Mestre em Bioquímica (Unipampa), Doutorando em Ciências Fisiológicas (Unipampa) e Doutorando CO-tutelado em Fisiologia (Universidade de Valência). É membro da sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e da sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFIs). Membro do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP). Seus interesses de pesquisa envolvem estratégias de monitoramento e recuperação do dano muscular resultante do exercício. Currículo

Siga @gnap_unipampa no Instagram

Se inscreva na NeuromechTV no youtube!

 


 

 

I ESCOLA DE INVERNO GNAP: PROCESSAMENTO DE SINAIS

Assista todas as aulas na NeuromechTV! Clique e acesse a playlist.

A 1ª Escola de Inverno promovida pelo GNAP teve como temática o “processamento de sinais” e ocorreu de 14 a 16 de Setembro.

Todas as aulas estão disponíveis gratuitamente em nosso canal do youtube, a NeuromechTV. Confira!

Escola de Inverno de Biomecânica – GNAP

Objetivo: promover um curso introdutório e de nivelação em processamento de sinais biológicos aplicados a avaliação neuromecânica do movimento humano.

Público alvo: pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica (que tenham vínculo ativo com grupo de pesquisa).

Metodologia: o curso será teórico-prático, ministrado em português e parcialmente em espanhol e inglês. Ao final do curso os participantes realizarão um exame escrito e os aprovados receberão um certificado de conclusão do curso;  os demais receberão um atestado de participação como ouvinte.

Datas e horários:

  • 14/09: 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h
  • 15/09: 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h
  • 16/09: das 09:00h às 12:30h.

 Local: Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

Professores: Felipe P Carpes; Carlos de la Fuente; Álvaro Machado; Marcos Kunzler.

Conteúdo programático

14/09:

  • 09:00 – 10:00h: Credenciamento e retirada de material do participante
  • 10:00h – 12:00h: Introdução sobre a importância do conhecimento sobre processamentos de sinais
  • 14:00h – 15:00h: Conceitos fundamentais: funções, diferenciação, tipos de sinais
  • 15:00h – 16:00h: Frequência natural de um fenômeno e amostragem
  • 16:00h – 17:00h: Análises no domínio do tempo e no domínio da frequência

15/09:

  • 10:00h – 12:00h: Redução de dados, janelamentos
  • 14:00h – 15:00h: Filtragem, tipos de filtros, frequência de corte, ordem e aliasing
  • 15:00h – 16:00h: Aplicações específicas
    • Sinais de cinemetria
      • Ferramentas de aquisição
      • Taxa de amostragem, inspeção visual e filtragem
    • Sinais de força (força de reação do solo)
      • Ferramentas de aquisição
      • Taxa de amostragem, inspeção visual, filtragem

16/09:

  • 09:00h – 12:30h: Sinais de EMG
    • Ferramentas de aquisição
    • Taxa de amostragem, inspeção visual, filtragem

Referencial teórico básico para estudo antes do início do curso:

Apostila introdutória para a análise de sinais

Tratamento Digital de Sinais (livro em espanhol)

David Winter: Biomechanics and motor control of human movement

ABC of EMG

Catriona Steele – Applications of EMG in clinical and sports medicine

Excessive fluctuations in knee joint moments during early stance in sprinting are caused by digital filtering procedures

The effect of high pass filtering and non-linear normalization on the EMG–force relationship during sub-maximal finger exertions