GNAP | Applied Neuromechanics Group, Brasil | Website of the Applied Neuromechanics Group, Fed Univ Pampa, Brazil

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: INSCRIÇÕES CONFIRMADAS!

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

 

Confira aqui as inscrições confirmadas e o formato de participação!

Nas próximas semanas, entraremos em contato com as orientações detalhadas para participação no evento.

Em caso de dúvida ou desistência, avise imediatamente pelo e-mail gnap@unipampa.edu.br

 

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022:

PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

 

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Sobre o evento: a escola de inverno do GNAP em 2022 tem como tema central o processamento de sinais biológicos. Ao longo dos dias de estudo, participantes terão contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e poderão vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados.

Objetivos: qualificar estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Público-alvo: em ordem de prioridade, profissionais graduados e cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), pós-doutorandos, profissionais graduados, estudantes de graduação realizando iniciação científica na área, estudantes de graduação e estudantes de ensino médio ou técnico.

Como será o evento: a EIB GNAP 2022 acontecerá em dois formatos. No formato presencial, teremos 30 vagas ofertadas. No formato online não há limite para participação. Em ambos os formatos será emitido certificado de participação para quem assistir 90% os mais das aulas e alcançar escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final da escola.

Presencial – as aulas presenciais acontecerão no auditório do prédio do NUPEVI (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Vida) da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana.

Online – as aulas serão transmitidas ao vivo via Zoom em link privado que será compartilhado com os inscritos.

Inscrições: Aa EIB GNAP 2022 é um evento gratuito e com emissão de certificado para inscritos que tiverem 90% de frequência de participação e obterem escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 15 de Junho, 12h. Antes de fazer a sua inscrição no evento certifique-se dos dias e horários para confirmar que de fato poderá participar, pois temos um número limitado de vagas. Lembre-se! A inscrição é gratuita, somente se inscreva se você de fato vai participar, e se por algum motivo desistir depois de ter feito a inscrição, nos avise enviando um e-mail para gnap@unipampa.edu.br! Nós vamos entrar em contato com os(as) inscritos(as) e pedimos a todos(as) que se nos sigam no Instagram (@gnap_unipampa) e se inscrevam em nosso canal no youtube, a NeuromechTV

Importante: O preenchimento do formulário de inscrição não garante sua vaga. As inscrições serão confirmadas no dia 16 de Junho, após o término do período de inscrições.

Programação:

26/07 terça-feira (síncrono)

17:00h – 19:00h – Atividade pré-evento: visita aos laboratórios de pesquisa do PPGMCF UNIPAMPA

27/07 quarta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – Abertura do evento

08:30h – 10:00h – Módulo 1: Amostragem de sinais (como definir a taxa de amostragem correta?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 2: Filtragem de sinais (como funciona um filtro?)

14:00h – 17:00h – Módulo 3: Análises temporais e suas aplicações (quais os passos básicos para uma análise de séries temporais?)

28/07 quinta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – acolhida

08:30h – 10:00h – Módulo 3: Análises de frequência e suas aplicações (o que as análises de frequência revelam além do visto com séries temporais?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 3: Soluções de problemas (coletando e filtrando dados; determinando critérios de onset e offset; visualizando e comparando resultados)

14:00h – 16:00h – Módulo 4: Estudo de casos (análises estatísticas incluindo análises estatísticas de picos e curvas)

29/07 sexta-feira (assíncrono)

08:00h – 17:00h – atividades de avaliação serão enviadas para os(as) participantes resolverem ao longo do dia

Professores:

Andre Gustavo Pereira de Andrade

Professor da UFMG desde 2013 onde leciona as disciplinas de Biomecânica do Esporte e Estatística aplicada às Ciências do Esporte na graduação e pós-graduação. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestre em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), doutor em Zootecnia na área de concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) e possui especialização em Estatística e Matemática pela UFLA. Coordenador do Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da UFMG desde 2015, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (2019-2021), e Pesquisador na Área de Biomecânica no Projeto de Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG). Possui interesse em modelos estatísticos aplicados a análise biomecânica do movimento por meio dos seguintes temas: relação da assimetria de força com o desempenho/lesão, reconhecimento de padrões por meio de redes neurais artificiais e social networks em esportes coletivos, análise do padrão do movimento, e análise de séries temporais. Outra temática de interesse envolve a utilização de sensores inercias e machine learning no reconhecimento de padrões no esporte.

Carlos De la Fuente

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Mayor do Chile. Mestre em Biomecânica pela UMCE do Chile, mestre em Ciências da Engenharia da Universidade de Valparaíso do Chile e doutorando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Tem interesse em pesquisa em lesões na extremidade inferior em modelos in vivo e in vitro, efeitos neuromecânicas do exercício e fadiga, simulação biomecânica, reconhecimento de padrões biomecânicos com machine learning, deep learning, clustering e processamento de sinais. Currículo lattes

Felipe Pivetta Carpes

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde leciona disciplinas de biomecânica, cinesiologia, trabalho de conclusão de curso, e redação científica. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, é editor associado da Sports Biomechanics, e membro eleito do conselho executivo da International Society of Biomechanics. Estuda como o nosso corpo se adapta e se recupera a estímulos positivos e negativos envolvidos com o exercício físico e cognitivo. Dentre os estudos que desenvolve, o objetivo comum é prover um conhecimento básico da produção e regulação de movimentos voluntários no contexto do esporte e da reabilitação em estudos com humanos e outros modelo pré-clínicos visando prover evidências para o melhor planejamento do exercício, treinamento e recuperação ou reabilitação. Tem direcionado esforços para promover a divulgação da ciência e a inovação didático-pedagógica no ensino superior, assim como o estabelecimento de novos grupos de investigação na área de biomecânica na América Latina levando em conta a diversidade e a equidade.

Confira nossa escola anterior nessa temática

 

Dia Nacional da Biomecânica 2022

Realizamos o Dia Nacional da Biomecânica no dia 12 de abril de 2022.

 

Participaram 231 alunos de terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Elisa Ferrari Valls. Fomos até a escola para divulgar a atividade para os alunos no dia 29 de março.

No dia 12 de abril, o nosso evento foi realizado durante o dia todo, pela manhã fomos até a escola e realizamos apresentação da atividade e introduzimos 4 conceitos importante da Biomecânica através de estações.

Os alunos eram convidados a ir em cada estação para aprender sobre pressão, ângulos, força e velocidade. Pela tarde, dois grupos de alunos foram selecionados para irem até o Laboratório de Neuromecânica na Unipampa.

No laboratório puderam conhecer nosso sistema de análise de movimento 3D, conhecer as plataformas de força e câmera termográfica. Todos alunos receberam material de divulgação na nossa Universidade.

Anote na agenda! em 2022 tem a III ESCOLA DE INVERNO GNAP

III ESCOLA DE INVERNO GNAP: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS


Em 2022 reserve espaço na agenda para participar em nossa III Escola de Inverno. O tema dessa terceira edição em 2022 será o processamento de sinais biológicos.

Já temos data! De 26 a 29 de Julho de 2022.

Em breve mais informações.

A III Escola de Inverno GNAP tem apoio da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Certificados da VI Clínica Científica de Ciclismo disponíveis para dowload!

Prezados e Prezadas!

Primeiramente gostaríamos de agradecer a participação de vocês em mais uma clínica de ciclismo ofertada pelo GNAP UNIPAMPA.
Lembrem que o evento pode ser revisto a qualquer momento em nosso canal no youtube: NeuromechTV
Link para a gravação do evento: clique aqui.
Vocês encontram os certificados aqui.
Qualquer dúvida estamos à disposição no e-mail gnap@unipampa.edu.br

GNAP promove a VI Clínica Científica de Ciclismo no dia 10 de Dezembro de 2021

Clínica Científica de Ciclismo do GNAP UNIPAMPA já é um evento tradicional. Com a pandemia de covid-19 optamos por realizar edições no formato online, e para fechar as atividades de 2021, esperamos vocês no dia 10 de Dezembro ao vivo na NeuromechTV para a sexta edição da nossa clínica!

Objetivos:

  • Promover à sociedade o acesso gratuito ao conhecimento científico aplicado a prática de ciclismo como forma de mobilidade urbana e esporte recreacional;
  • Contribuir para um ambiente de prática baseada em evidências por parte de professores de educação física e fisioterapeutas;
  • Promover a integração entre entusiastas do ciclismo de diferentes modalidades e regiões geográficas.

Como participar?

Antes do evento: se você quiser um atestado de participação, faça sua inscrição antes do evento clicando aqui. Ajude na divulgação do evento!

No dia do evento: acesse o evento ao vivo na NeuromechTV! Clique aqui e ative o lembrete!

Programação para o dia 10/12/2021 (horário de Brasília)

Horário Atividade Temática Palestrante
18:30h – 18:45h (15 min) Abertura Apresentação do evento e seu histórico Felipe P Carpes & Marcos R Kunzler (GNAP UNIPAMPA)
18:45h – 19:15h (30 min) Mesa redonda Mesa redonda: Comunicando o ciclismo: desafios e satisfações Leandro Bittar (Gregário Cycling) & Renan do Couto (ESPN / Fox Sports)
19:15h – 19:30h (15 min) Perguntas
19:30h – 20:00h (30 min) Palestra Zonas de intensidade e percepção de esforço: o que realmente acontece nas competições de ciclismo? Alexis Gandia Soriano  (Coach Director e Sports Directo da equipe de ciclismo Burgos BH da Espanha
20:00h – 20:15h (10 min) Perguntas
20:15h – 20:45 (30 min) Palestra Micromobilidade Urbana Surpresa
20:45h – 21:00h (15 min) Perguntas
21:00h – 21:30h (30 min) Palestra Bike Fit minimalista Rodrigo Bini (La Trobe University)
21:30h – 22:00h (30 min) Perguntas
Encerramento

Saiba mais em: https://sites.unipampa.edu.br/gnap/clinicas-e-workshops/

GNAP tem trabalhos premiados no XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica!

Entre os dias 13 e 17 de Setembro ocorreu o XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica (www.cbb2021.com.br). O evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica (www.bsb.org.br) é o maior congresso da área na América Latina. Nesta edição o evento contou com mais de 600 participantes, em ambiente virtual, e uma programação vasta, com convidados do Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e África do Sul. O evento também recebeu a terceira edição do meeting latino americano de biomecânica, o XI Simpósio em Neuromecânica Aplicada, e o 13º Simpósio do Motor Control ISB Technical Group.
O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada, da UNIPAMPA Campus Uruguaiana, participou de diversas atividades do congresso, com destaque para os trabalhos apresentados e eleitos como melhores trabalhos temáticos. Os trabalhos foram apresentados por estudantes da UNIPAMPA e ilustram o impacto do trabalho realizado pelo grupo ao longo dos anos.
Confira abaixo detalhes dos trabalhos premiados.
Na temática de biomecânica do esporte
  • “Analysis of clinical tests better predicting biomechanical outcomes in unilateral jump landing tasks”, de autoria de Karine Josibel Velasques Stoelben, Andressa Lemes Lemos, Evangelos Pappas, Felipe P Carpes. O trabalho é fruto do projeto de tese da doutoranda em Ciências Fisiológicas na UNIPAMPA, Karine Stoelben, e conta com fomento do CNPq, em parceria com a University of Wollongong, Austrália.
Na temática de locomoção e postura
  • “Efeitos do aquecimento dos pés sobre o controle postural em idosos”, de autoria de Mathias Sosa Machado, Álvaro Sosa Machado, Eliane Celina Guadagnin, Daniel Schmidt, Andresa Mara de Castro Germano, Felipe P Carpes. Apresentado pelo bolsista de iniciação científica Mathias Machado, estudante de fisioterapia da UNIPAMPA, o trabalho mostrou resultados da primeira fase de um projeto de cooperação internacional desenvolvido em parceria com a Technische Universität Chemnitz, da Alemanha, com o financiamento do programa CAPES PROBRAL. Além disso, o projeto conta com uma bolsa do programa FAPERGS PROBIC.
Na temática de ensino de biomecânica
  • Interactive online biomechanics simulations and tools for students and professors“, de autoria de Felipe P Carpes, Jennifer Martay & Hugo Martay. O trabalho relata a construção e distribuição gratuita de ferramentas de simulação biomecânica para uso em sala de aula. O recurso é disponibilizado em diferentes idiomas e pode ser usado para auxílio no ensino, seja presencial, remoto ou híbrido. Desenvolvido em parceria com pesquisadores da Anglia Ruskin University da Inglaterra, o trabalho foi recentemente publicado em formato de artigo, na prestigiada revista Advances in Physiology Education, com acesso livre: https://doi.org/10.1152/advan.00069.2021.
  • Olimpíadas de Biomecânica: adaptação de um projeto de inovação didático-pedagógica para o ensino remoto“, de autoria de Ana Carolina Lamberty de Morais, Bruna Carvalho Mendes, Mathias Sosa Machado, Marieli Miranda Paz, Maria Eduarda Ferreira Pereira, Vitória de Pereira Ferreira, Felipe P Carpes. Premiado na categoria de ensino de biomecânica, o trabalho apresentado pela bolsista PDA de iniciação ao ensino Ana de Morais, estudante de fisioterapia na UNIPAMPA, mostra como o projeto de inovação didático pedagógica “Olimpíadas de Biomecânica” foi adaptado para o contexto do ensino remoto emergencial. O projeto, iniciado em 2013, vem sendo utilizado também por outras universidades brasileiras para facilitar o aprendizado de biomecânica. Para quem tem interesse em conhecer mais sobre esse projeto, recomenda-se a leitura do artigo em que o método de ensino foi publicado, na revista Advances in Physiology Education, com acesso livre (https://doi.org/10.1152/advan.00027.2017).
Para conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada, da UNIPAMPA Campus Uruguaiana, visite https://sites.unipampa.edu.br/gnap/ e siga @gnap_unipampa nas redes sociais.

BiomeCast: O podcast sobre Biomecânica!

BiomeCast

BiomeCastEsse é o BiomeCast: O podcast sobre Biomecânica.

Apresentado pelo Prof. Emmanuel Souza da Rocha e pelo Prof. Felipe Carpes, o BiomeCast foi pensado como uma estratégia de divulgação da biomecânica e também uma fonte de estudo. Os episódios são recheados de bom humor e também contam com a participação de cientistas que convidamos para temáticas especiais.


Onde ouvir? O BiomeCast está nas principais plataformas de Podcast!

 

 

V Clínica Científica de Ciclismo

V Clínica Científica de Ciclismo – 25/03/2021 :: 18:30h

..

A V Clínica Científica de Ciclismo é um evento gratuito promovido pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da UNIPAMPA. O evento conta com a presença de um time de palestrantes com ampla experiência nos temas que serão abordados. Com isso o evento promove um espaço de debate e muito conhecimento científico sendo compartilhado com a comunidade em geral, com especial foco nos praticantes de ciclismo.

Ao vivo no dia 25 de Março de 2021, a partir das 18:30h, gratuito, na NeuromechTV! Não é necessário fazer inscrição prévia, basta acessar a NeuromechTV no horário. 

Programação:

# Ciclismo: Ciência & Prática – Prof. Dr. Felipe Carpes – instagram: @felipecarpes

# Ciclismo profissional: rotinas e desafios ciclista profissional – Nicolas Sessler – instagram: @nicosessler

# Treinamento de ciclismo para homens e parar mulheres – Treinadora Rafaella Della Giustina – instagram: @rdellagiustina

# Nutrição e recuperação pós-exercício – Prof. Dr. Rodrigo Macedo, Nutricionista – instagram: @rodrigomacedonutri

Assista ao vivo na NeuromechTV (clique no link abaixo e ative um lembrete. Te avisaremos quando o evento começar).

.

Conheça os palestrantes:

.

Prof. Dr. Felipe Pivetta Carpes

É professor associado da Universidade Federal do Pampa e ciclista amador nas horas vagas. Dentre os estudos que desenvolve, o objetivo comum é prover um conhecimento básico da produção e regulação de movimentos voluntários no contexto do esporte e da reabilitação, visando prover evidências para o melhor planejamento do exercício, treinamento e recuperação.

Idealizador e coordenador das Clínicas Científicas de Ciclismo do GNAP UNIPAMPA.

 

.

Nicolas Sessler

Único Ciclista Profissional brasileiro “UCI World Tour” em atividade. Campeão Vuelta a Lleída cat. Elite – ESP; Campeão Vuelta a Valencia cat. Elite – ESP; Campeão Ultramaratona Brasil Ride cat. Elite Américas – BRA; 2x Medalha de Bronze Copa do Mundo Mountain Bike Cross Country – RSA e USA; Bicampeão Brasileiro e 7º Ranking Mundial cat. Junior Mountain Bike Cross Country. Atual sócio e comentarista do “Gregario Rádio Podcast”.

.

Prof. MS. Rafaella Della Giustina

Licenciada em Educação Física pela UDESC, é Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e Mestra em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP. É Especialista formada pela Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro como Treinadora de Alto Rendimento Esportivo e em Desenvolvimento Esportivo. Atua como avaliadora e treinadora de atletas profissionais e amadores em diversas modalidades do Ciclismo há mais de 15 anos, tendo conquistado diversos títulos Estaduais e Brasileiros. Como atleta amadora, tem participações no l’Étape du Tour e mais de 15.000 km em provas de Audax. É uma das três mulheres no Brasil com o título de “Randonneur 5000” e a primeira mulher da América Latina com o título de “Randonneur 10000”.

.

Prof. Dr. Rodrigo Macedo

Nutricionista e docente de Graduação e Pós-Graduação em Nutrição. Tenho Especialização, Mestrado e Doutorado pela UFRGS. Realizo consultoria para grandes empresas e atendimento clínico há mais de 12 anos para praticantes de exercício físico e atletas de todas as modalidades.

 

 

 

 

Certificados Escola de Inverno 2020: Adaptações Motoras

Olá pessoal

Nossa escola de inverno foi muito legal. Estamos muito felizes com a participação de vocês. Disponibilizamos os certificados gratuitos para download. Clique no link correspondente para baixar o seu. Se detectar algum problema, envie um email para gnap@unipampa.edu.br. Lembrem que os certificados foram emitidos apenas para quem cumpriu mais de 80% de frequência.

Cliqui para acessar os certificados de Ouvintes

Cliqui para acessar os certificados de Palestrantes

Cliqui para acessar os certificados de Organizadores