GNAP | Applied Neuromechanics Group, Brasil | Website of the Applied Neuromechanics Group, Fed Univ Pampa, Brazil

Participação no 3º Congresso da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica destaca o papel da UNIPAMPA no desenvolvimento da biomecânica

A Universidade Federal do Pampa e o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada do Campus Uruguaiana têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no desenvolvimento da biomecânica em diversas regiões do mundo, especialmente em áreas onde a formação e a qualificação de recursos humanos são limitadas. Este papel tem sido consolidado nos últimos quase 10 anos, período em que o professor da UNIPAMPA Campus Uruguaiana, Felipe P Carpes, desempenhou funções de liderança na International Society of Biomechanics, sociedade na qual o professor foi recentemente eleito presidente.

No período de 11 a 14 de setembro de 2023, o professor Carpes visitou a Universidade Nelson Mandela, em Porto Elizabeth, na África do Sul, a convite da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica. Durante a visita, o professor proferiu a palestra de abertura do 3º congresso da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica, participou de um workshop sobre avaliação biomecânica do movimento humano e atuou como conselheiro na assembleia geral da sociedade. Essa sociedade trabalha para fortalecer a colaboração entre diferentes centros de estudos na África do Sul e reforçar a sociedade nacional. O professor Carpes foi convidado para o evento devido ao seu histórico de forte interação internacional, experiência reconhecida na gestão de pesquisa científica e tecnológica, bem como seu papel de liderança no Brasil, América do Sul e agora na comunidade internacional.

Segundo o relato do professor, “a África do Sul está passando por um processo muito semelhante ao que o Brasil enfrentou algumas décadas atrás, onde existe uma infraestrutura inicial para pesquisa e desenvolvimento em biomecânica, mas o acesso ao ensino superior ainda é muito elitizado e pouco inclusivo, criando um ambiente com pouca diversidade, o que reconhecidamente prejudica o desempenho acadêmico”. Durante sua estadia na África do Sul, o professor teve a oportunidade de conversar com diferentes profissionais e estudantes, orientando, prestando mentoria e auxiliando grupos a estabelecer metas para o crescimento. Em sua palestra de abertura, o professor abordou o tema da gestão de sociedades científicas e como o crescimento dessas sociedades localmente pode destacar seus membros globalmente.

“O fato de sabermos que muito do que realizamos no passado e planejamos para o futuro da UNIPAMPA pode também servir como plano de fundo e exemplo para outros países que enfrentam dificuldades semelhantes às nossas é, de certa forma, uma motivação para continuar buscando o crescimento e, com isso, incentivar o desenvolvimento de outros grupos e indivíduos”, afirmou o professor.

Este é mais um exemplo de como a UNIPAMPA possui em seu corpo docente o potencial de fomentar lideranças não apenas locais, mas também globais, e reforça a importância de ter professores da UNIPAMPA interagindo com instituições de outros países.

Em 2023, o professor Felipe P Carpes completou 14 anos de atuação na UNIPAMPA, colaborando efetivamente com pesquisadores de mais de 10 países e frequentemente sendo convidado a atuar como professor visitante em instituições no exterior, além de receber estudantes de outros países na UNIPAMPA. Enquanto o professor estava em missão na África do Sul, chegaram ao Campus Uruguaiana 4 estudantes de pós-graduação da Universidade Tecnológica de Chemnitz, na Alemanha, para um mês de atividades junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada.

Para obter mais informações sobre as atividades mencionadas neste comunicado, visite o site do GNAP UNIPAMPA e também as redes sociais @felipecarpes e @gnap_unipampa. Abaixo, estão algumas fotos das atividades na Universidade Nelson Mandela.

 

PALESTRA :: Estratégias de avaliação da ativação e inibição muscular, com Prof. Dr. Fernando Diefenthaeler

No dia 21 de setembro de 2023 a partir das 18:00h o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa, promove uma palestra com o prof. Dr. Fernando Diefenthaeler. O professor falará sobre estratégias para avaliar e analisar a ativação e a inibição muscular.

O evento é gratuito de ocorrerá no formato híbrido.

Saiba mais clicando aqui.

As inscrições começam no dia 05 de Setembro e encerram no dia 15 de Setembro.

 

 

GNAP participa do XXIX Congress of the International Society of Biomechanics e prof. Felipe Carpes é nomeado presidente eleito da International Society of Biomechanics

O XXIX Congresso da International Society of Biomechanics aconteceu em Fukuoka (Japão) entre os dias 30 de Julho e 03 de Agosto de 2023. O principal congresso da área ocorre a cada dois anos, e neste ano de 2023 coincidiu também com o aniversário de 50 anos da International Society of Biomechanics.

A UNIPAMPA esteve representada no evento pelo prof. Felipe P Carpes.  O professor esteve ativamente envolvido na apresentação de trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, nas temáticas de predição de fatores de risco para lesão de joelho no esporte e desenvolvimento de tecnologias markerlesss para captura 3D de movimentos. A apresentação dos resultados destes projetos, que tem fomento CNPq e FAPERGS, não apenas refletiu avanços significativos na área, mas também demonstrou a dedicação do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica da UNIPAMPA à exploração de soluções inovadoras para desafios biomecânicos complexos.  Além de suas contribuições como pesquisador, o professor Carpes teve papel fundamental na coordenação de sessões temáticas durante o congresso.

O evento também foi um importante marco na história do desenvolvimento da biomecânica na américa latina. Como sempre acontece, o congresso também recebeu o conselho executivo da International Society of Biomechanics, que em sua reunião anual discutiu temas de relevância para o avanço da área e nomeou novos diretores. Com as eleições realizadas em 2023, a International Society of Biomechanics nomeou seus novos conselheiros, sendo que o professor Felipe P Carpes, após uma trajetória de quase uma década de atuação no conselho executivo, foi eleito como o presidente da sociedade, uma honra e responsabilidade de magnitude notável. Isto porque o professor da UNIPAMPA  é o primeiro latino americano a ocupar a posição de presidente eleito na International Society of Biomechanics. Com isso, o professor começa agora um ciclo de 6 anos na liderança da sociedade, com diversos papeis de tomada de decisão e representação da área em todo o mundo.

A nomeação do professor Felipe P Carpes como presidente da International Society of Biomechanics também carrega o prestígio da Universidade Federal do Pampa, sua instituição de afiliação. Esse marco não apenas representa um feito notável para a comunidade de biomecânica do Brasil, mas também posiciona o país como um protagonista influente no cenário internacional da pesquisa biomecânica.

 

ISB Congress Fukuoka 2023. O evento contou com mais de 1500 participantes de diferentes locais do mundo.

.

Prof. Felipe (terceiro da esquerda para a direita) junto com outros dirigentes da Sociedade Internacional de Biomecânica.

.

Momento da nomeação do prof. Felipe Carpes como presidente eleito da International Society of Biomechanics.

.

Apresentação de trabalhos realizados na UNIPAMPA Campus Uruguaiana, junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada e Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

.

Apresentação de trabalhos realizados na UNIPAMPA Campus Uruguaiana, junto ao Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada e Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

.

GNAP e GIBD realizam pesquisa em parceria com a Escuela Central de Educación Física de Toledo, do Exército da Espanha

Entre os dias 7 e 11 de maio de 2023, os estudantes de doutorado em ciências fisiológicas Andressa Lemes Lemos e Willian da Silva e o bolsista de pós-doutorado Álvaro Sosa Machado da UNIPAMPA estiveram na cidade de Toledo (Espanha) realizando coletas em parceria com o Grupo de Investigación en Biomecánica Deportiva (GIBD) da Universidade de Valência sob coordenação do professor Jose Ignacio Priego-Quesada e a Escuela Central de Educación Física de Toledo, representada pelo comandante Juan Godoy.

A parceria entre GNAP e GIBD completa uma década neste ano, e envolve colaboração remota e períodos de investigação com intercâmbio de estudantes em ambos os grupos de pesquisa. Nesse sentido, esse projeto é parte do plano de trabalho para o intercâmbio de seis meses de estudantes da UNIPAMPA na UV, com bolsas de pesquisa do CNPq.

O objetivo desse projeto é investigar como circuitos de treinamento militar (combinados ou não com protocolos de indução de dano muscular) afetam variáveis biomecânicas e fisiológicas que descrevem o desempenho muscular, assunto que interessa tanto ao planejamento da rotina militar, quanto ao entendimento dos mecanismos de fadiga por parte dos pesquisadores envolvidos. Foram realizadas 124 medições a participantes militares ao longo de quatro dias, sendo o protocolo militar realizado em campo de treinamento e as avaliações biomecânicas realizadas nas instalações da Escuela Central de Educación Física. As coletas envolveram avaliações de desempenho no salto, medidas de termografia da pele, avaliação de dor muscular, medições da saturação de oxigênio a nível muscular e marcadores sanguíneos da fadiga.

Os pesquisadores seguem trabalhando para que em seguida a fase de apresentação de resultados seja completada. Ao longo dos últimos anos o grupo brasileiro e o grupo espanhol tem assumido papel de destaque em pesquisas relacionadas ao dano muscular resultante do esforço físico.

Fotos:

1. Fachada da Escuela Central de Educación Física


2. Detalhe da Fachada


3. Ajustando os detalhes do protocolo


4. Stand para medidas de lactato e glicose no sangue.


5. Ambiente de coleta de dados biomecânicos


6. Cidade de Toledo

7. Vídeo com parte do circuito militar (autorizado)

GNAP participa do CBB e recebe prêmio por pesquisa de iniciação científica

Entre os dias 18 e 22 de Abril de 2023 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa participou do XX Congresso Brasileiro de Biomecânica. O evento foi organizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no campus de Bauru (SP). O congresso, que é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica, voltou ao formato presencial e reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir o avanço e o impacto da pesquisa em biomecânica nas diferentes áreas do conhecimento.

O GNAP participa do evento desde 2011. Nesta edição, teve grande participação, com estudantes de graduação e pós-graduação apresentando seus trabalhos nas sessões de temas livres e posteres (confira abaixo a lista completa de títulos e autores).

Nas sessões de temas livres, 3 estudantes do GNAP apresentaram trabalhos. A bolsista FAPERGS de iniciação científica Marieli Miranda Paz recebeu o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica pelo seu trabalho intitulado “Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos“. O trabalho faz parte do seu projeto de trabalho de conclusão de curso em Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Na imagem acima, fotos da apresentação da estudante Marieli Paz e do recebimento do prêmio.

Ainda nas sessões orais, a estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Inaê de Oliveira Marcelo, apresentou resultados de parte de seu estudo de mestrado, com o título “Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes“. Já a estudante Eduarda Santos Tulius, bolsista de iniciação científica CNPq e estudante de fisioterapia, também apresentou resultados do seu trabalho de conclusão de curso, com o estudo intitulado “Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal“. O estudo de Eduarda também havia sido indicado para o Prêmio Walter Herzog de Iniciação Científica em Biomecânica.

Na imagem acima, fotos da apresentação da mestranda Inaê de Oliveira Marcelo.

Na imagem acima, fotos da apresentação da estudante Eduarda Santos Tulius.

O evento contou também com sessões de pôsteres, que criaram um ambiente de muito debate e discussão entre os participantes, nos quais a Universidade Federal do Pampa esteve representada pelo GNAP. Todos os estudantes que viajaram até Bauru para participar do evento apresentaram resultados de seus trabalhos. Após dias de intensa interação científica, o grupo retorna com a certeza de que cada quilômetro viajado valeu a pena, e a experiência renderá vários frutos para atividades futuras do grupo.

Na imagem acima, estudante de iniciação científica Vitória Ferreira e mestranda Inaê Marcelo nas sessões de pôsteres. 

Na imagem acima, o mestrando Jean Carvalho e a estudante de iniciação científica Marieli Paz nas sessões de pôsteres.

Na imagem acima, a estudante de iniciação científica Maria Eduarda Pereira e o mestrando Frederico Brasil nas sessões de pôsteres.

Na imagem acima, a mestranda Milena Aguiar e o mestrando Victor da Costa nas sessões de pôsteres.

Também fez parte da programação do evento uma palestra ministrada pelo prof. Felipe P Carpes. O professor falou sobre o uso de tecnologias markerless (do ingês, sem marcadores) para capturas de movimento. Esse tipo de tecnologia emprega algoritmos de reconhecimento de padrões e imagens para realizar a captura de movimentos e reconstrução 3D para cálculos da cinemática do movimento. Nesta palestra, o professor aproveitou para mostrar resultados de pesquisas de inovação tecnológica para captura tridimensional de movimentos sem marcadores que o GNAP realiza em cooperação com pesquisadores do Instituto de Traumatologia do Rio de Janeiro.

Na imagem acima, o Prof. Felipe P Carpes em sua palestra no evento.

A partipação do GNAP no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica foi mais uma oportunidade de reforçar o papel da pesquisa científica desenvolvida na Universidade Federal do Pampa para o desenvolvimento científico do Brasil. Foi também uma oportunidade para estudantes de diferentes níveis conhecerem seus pares acadêmicos, ouvir palestras de professores e professoras do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Itália e Holanda, e interagir com congressistas de diferentes estados do Brasil e também países da américa latina.

Na imagem acima, fotos dos integrantes do GNAP e colaboradores durante o evento.

O GNAP, por meio de seus líderes, o prof. Dr. Felipe P Carpes (doutor em ciências do movimento humano) e técnico desportivo Dr. Marcos Roberto Kunzler (doutor em ciências fisiológicas) agradecem o empenho e dedicação do estudantes na preparação dos trabalhos e posterior apresentação no evento, assim como às agências de fomento CAPES, CNPq e FAPERGS, assim como a The Biomechanics Initiative e Sociedade Brasileira de Biomecânica, pelo apoio prestado de diferentes formas para a participação no evento.

Na imagem acima, Marcos R Kunzler e Felipe P Carpes, líderes do GNAP na UNIPAMPA.

Lista de trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa e que foram apresentados no XX Congresso Brasileiro de Biomecânica.

Título Autores
Efeitos tardios de correr uma meia-maratona na cinemática da aterrissagem na corrida Jean da Silva Carvalho, Conrado Laett, Karine Josibel Velasques Stoelben, Marcos Kunzler, Felipe P Carpes
Associação entre mobilidade de tornozelo e pico da força de reação do solo de um salto unipodal Vitória de Pereira Ferreira,
Inaê de Oliveira Marcelo, Eduarda Santos Tulius, Karine Josibel Velasques Stoelben,
Felipe P Carpes
Assimetrias nas características temporais de corredores pré e pós corrida prolongada Frederico Deponti Brasil, Jean Carvalho, Andressa Lemes Lemos, Gabrielly Dalcanale Martins, Conrado Laett,
Felipe P Carpes
Análise das percepções de assimetrias e forças de impacto na aterrissagem de saltos Victor Luzardo da Costa, Bruna Mendes Carvalho, Andressa Lemes Lemos, Marcos Kunzler, Felipe P Carpes
Diferentes protocolos de aquecimento pré-exercício influenciam medidas de simetria e impacto de membros inferiores em tarefas de salto? Victor Luzardo da Costa, Andressa Lemes Lemos, Marcos Kunzler, Felipe P Carpes
Associação entre a rigidez articular de tornozelo e o tempo de estabilização na aterrissagem em atletas de futsal Eduarda Santos Tulius, Inaê de Oliveira Marcelo, Vitória de Pereira Ferreira, André Gustavo Pereira de Andrade, Felipe P Carpes
Joelho apresenta maior demanda cinética no plano frontal que o quadril e o tornozelo durante mudança de direção Inaê de Oliveira Marcelo, Gabrielly Dalcanale Martins, Karine Josibel Velasques Stoelben, Felipe P Carpes
A mobilidade do tornozelo é associada com o desempenho de agilidade em atletas de futsal? Eduarda Santos Tulius, Inaê de Oliveira Marcelo, Vitória de Pereira Ferreira, Felipe P Carpes
Respostas sensoriais e de estabilidade após o aquecimento dos pés em idoso Marieli Miranda Paz, Mathias Sosa Machado, Álvaro Sosa Machado, Eliane Celina Guadagnin, Andresa Mara de Castro Germano, Felipe P Carpes
Efeito do aquecimento dos pés sobre a distribuição da pressão plantar em jovens adultos Marieli Miranda Paz, Mathias Sosa Machado, Milena Aguiar dos Santos, Álvaro Sosa Machado, Andresa Mara de Castro Germano, Felipe P Carpes
Use of clinical tests to predict biomechanical outcomes of drop jump tasks in futsal athletes Inaê de Oliveira Marcelo, Karine Josibel Velasques Stoelben, Eduarda Santos Tulius, Vitória de Pereira Ferreira, Felipe P Carpes
Efeito da intensidade do exercício sobre respostas termográficas e de dor muscular de início tardio Maria Eduarda Ferreira Pereira, Ana Carolina Lamberty de Morais, Álvaro Sosa Machado, Willian da Silva, Felipe P Carpes
O efeito da dor muscular de início tardio sobre o senso de posição articular em homens e mulheres Maria Eduarda Ferreira Pereira, Álvaro Sosa Machado, Willian da Silva, Ana Carolina Lamberti de Morais, Felipe P Carpes
Avaliação da capacidade de estabilização em aterrisagens de saltos em condição de dor muscular tardia Milena Aguiar dos Santos, Andressa Lemes Lemos, Mathias Sosa Machado, Marieli Miranda Paz, Laura de Oliveira Cruz Lazaro, Felipe P Carpes
Efeito da dor tardia no tríceps sural sobre o controle postural anteroposterior Milena Aguiar dos Santos, Andressa Lemes Lemos, Mathias Sosa Machado, Marieli Miranda Paz, Laura de Oliveira Cruz Lazaro, Felipe P Carpes

 

SALVE NA AGENDA!

Vem aí o Simpósio em Programação e Estatística Aplicadas às Ciências da Vida, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa.

O debate sobre transparência e repetibilidade e qualidade de dados científicos é um desafio atual para cientistas. Para além do aspecto ético, existem barreiras de formação para que jovens cientistas possam atacar esse tema de maneira mais segura. E esse fator é um aspecto relevante para diferentes áreas do conhecimento. O uso de ferramentas de programação e análise de dados auxiliam no debate sobre transparência e repetibilidade e vem se tornando cada vez mais importantes tanto no ensino quanto na pesquisa. Contudo, há uma necessidade de qualificar a comunidade científica nestes temas. O Simpósio em Programação e Estatística Aplicadas às Ciências da Vida prevê uma forte interface entre o ambiente de programação e estatística nas ciências da vida, fomentando o debate pela imersão nessa temática, preparando estudantes e pesquisadores para melhor compreender e lidar com programação e estatística. Acreditamos que nosso evento irá contribuir com a popularização e difusão da ciência, da tecnologia e da inovação. O evento terá uma carga horária total de 20h distribuídas em três dias de atividades. Fique atento, logo logo teremos mais detalhes para compartilhar. Por enquanto, anota na agenda. De 28 a 30 de Junho, te esperamos.

Escola de Inverno GNAP 2022 reuniu professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil e américa do sul

Entre os dias 26 e 29 de Julho de 2022 o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) organizou a terceira edição de sua escola de inverno, tendo como tema central o processamento de sinais biológicos.

Ao longo dos dias de estudo, os cerca de 60 participantes do evento no formato híbrido (com participantes presenciais no Laboratório de Neuromecânica e de maneira remota em uma sala do Zoom) tiveram contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e puderam vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados de séries temporais. Ao término da escola, os participantes receberam uma avaliação para realizar e então receber sua certificação.

Nesta terceira edição a escola recebeu estudantes de mais de 6 estados e 3 países da América do Sul. Todas as aulas foram ministradas em português.

O evento teve apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia, e qualificou estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Os conteúdos selecionados para essa edição foram desenvolvidos por dois professores convidados, sendo eles o Prof. André Gustavo Pereira de Andrade, da UFMG, e o Prof. Carlos De la Fuente, da Pontifícia Universidad Católica de Chile. Carlos é também doutorando no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Pampa. Assim como aconteceu na primeira e segunda edições da escola, todas as aulas logo estarão disponíveis no canal do GNAP no Youtube, a NeuromechTV.

Prof. André de Andrade, na abertura da escola.

Parte dos participantes na aula presencial.

Prof. Carlos De la Fuente durante a aula.

Andamento da aula. O formato híbrido do evento garantiu a presença de uma maior número de participantes.

 

Membros do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada ao final do evento.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E SUPLENTES GNAP 2022

O presente edital tem o objetivo selecionar estudantes de graduação interessados em receber bolsa para atuar em ações do GNAP UNIPAMPA no período de Agosto de 2022 a Dezembro de 2022 ou Janeiro de 2023, bem como ranquear suplentes para substituição de bolsas vagas para atuação no Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E SUPLENTES GNAP 2022

Planilha de pontuação do currículo (Anexo 1)

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: INSCRIÇÕES CONFIRMADAS!

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

 

Confira aqui as inscrições confirmadas e o formato de participação!

Nas próximas semanas, entraremos em contato com as orientações detalhadas para participação no evento.

Em caso de dúvida ou desistência, avise imediatamente pelo e-mail gnap@unipampa.edu.br

 

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

III ESCOLA DE INVERNO GNAP 2022:

PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS

 

Nossa terceira escola de inverno de biomecânica tem o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Sobre o evento: a escola de inverno do GNAP em 2022 tem como tema central o processamento de sinais biológicos. Ao longo dos dias de estudo, participantes terão contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e poderão vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados.

Objetivos: qualificar estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Público-alvo: em ordem de prioridade, profissionais graduados e cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), pós-doutorandos, profissionais graduados, estudantes de graduação realizando iniciação científica na área, estudantes de graduação e estudantes de ensino médio ou técnico.

Como será o evento: a EIB GNAP 2022 acontecerá em dois formatos. No formato presencial, teremos 30 vagas ofertadas. No formato online não há limite para participação. Em ambos os formatos será emitido certificado de participação para quem assistir 90% os mais das aulas e alcançar escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final da escola.

Presencial – as aulas presenciais acontecerão no auditório do prédio do NUPEVI (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Vida) da Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana.

Online – as aulas serão transmitidas ao vivo via Zoom em link privado que será compartilhado com os inscritos.

Inscrições: Aa EIB GNAP 2022 é um evento gratuito e com emissão de certificado para inscritos que tiverem 90% de frequência de participação e obterem escore igual ou superior a 7,00 na avaliação final. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 15 de Junho, 12h. Antes de fazer a sua inscrição no evento certifique-se dos dias e horários para confirmar que de fato poderá participar, pois temos um número limitado de vagas. Lembre-se! A inscrição é gratuita, somente se inscreva se você de fato vai participar, e se por algum motivo desistir depois de ter feito a inscrição, nos avise enviando um e-mail para gnap@unipampa.edu.br! Nós vamos entrar em contato com os(as) inscritos(as) e pedimos a todos(as) que se nos sigam no Instagram (@gnap_unipampa) e se inscrevam em nosso canal no youtube, a NeuromechTV

Importante: O preenchimento do formulário de inscrição não garante sua vaga. As inscrições serão confirmadas no dia 16 de Junho, após o término do período de inscrições.

Programação:

26/07 terça-feira (síncrono)

17:00h – 19:00h – Atividade pré-evento: visita aos laboratórios de pesquisa do PPGMCF UNIPAMPA

27/07 quarta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – Abertura do evento

08:30h – 10:00h – Módulo 1: Amostragem de sinais (como definir a taxa de amostragem correta?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 2: Filtragem de sinais (como funciona um filtro?)

14:00h – 17:00h – Módulo 3: Análises temporais e suas aplicações (quais os passos básicos para uma análise de séries temporais?)

28/07 quinta-feira (síncrono)

08:00h – 08:30h – acolhida

08:30h – 10:00h – Módulo 3: Análises de frequência e suas aplicações (o que as análises de frequência revelam além do visto com séries temporais?)

10:00h – 10:15h – Intervalo

10:15h – 12:00h – Módulo 3: Soluções de problemas (coletando e filtrando dados; determinando critérios de onset e offset; visualizando e comparando resultados)

14:00h – 16:00h – Módulo 4: Estudo de casos (análises estatísticas incluindo análises estatísticas de picos e curvas)

29/07 sexta-feira (assíncrono)

08:00h – 17:00h – atividades de avaliação serão enviadas para os(as) participantes resolverem ao longo do dia

Professores:

Andre Gustavo Pereira de Andrade

Professor da UFMG desde 2013 onde leciona as disciplinas de Biomecânica do Esporte e Estatística aplicada às Ciências do Esporte na graduação e pós-graduação. Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestre em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), doutor em Zootecnia na área de concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) e possui especialização em Estatística e Matemática pela UFLA. Coordenador do Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da UFMG desde 2015, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (2019-2021), e Pesquisador na Área de Biomecânica no Projeto de Esporte Paralímpico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG). Possui interesse em modelos estatísticos aplicados a análise biomecânica do movimento por meio dos seguintes temas: relação da assimetria de força com o desempenho/lesão, reconhecimento de padrões por meio de redes neurais artificiais e social networks em esportes coletivos, análise do padrão do movimento, e análise de séries temporais. Outra temática de interesse envolve a utilização de sensores inercias e machine learning no reconhecimento de padrões no esporte.

Carlos De la Fuente

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Mayor do Chile. Mestre em Biomecânica pela UMCE do Chile, mestre em Ciências da Engenharia da Universidade de Valparaíso do Chile e doutorando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Tem interesse em pesquisa em lesões na extremidade inferior em modelos in vivo e in vitro, efeitos neuromecânicas do exercício e fadiga, simulação biomecânica, reconhecimento de padrões biomecânicos com machine learning, deep learning, clustering e processamento de sinais. Currículo lattes

Felipe Pivetta Carpes

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) onde leciona disciplinas de biomecânica, cinesiologia, trabalho de conclusão de curso, e redação científica. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, é editor associado da Sports Biomechanics, e membro eleito do conselho executivo da International Society of Biomechanics. Estuda como o nosso corpo se adapta e se recupera a estímulos positivos e negativos envolvidos com o exercício físico e cognitivo. Dentre os estudos que desenvolve, o objetivo comum é prover um conhecimento básico da produção e regulação de movimentos voluntários no contexto do esporte e da reabilitação em estudos com humanos e outros modelo pré-clínicos visando prover evidências para o melhor planejamento do exercício, treinamento e recuperação ou reabilitação. Tem direcionado esforços para promover a divulgação da ciência e a inovação didático-pedagógica no ensino superior, assim como o estabelecimento de novos grupos de investigação na área de biomecânica na América Latina levando em conta a diversidade e a equidade.

Confira nossa escola anterior nessa temática

 

Dia Nacional da Biomecânica 2022

Realizamos o Dia Nacional da Biomecânica no dia 12 de abril de 2022.

 

Participaram 231 alunos de terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Elisa Ferrari Valls. Fomos até a escola para divulgar a atividade para os alunos no dia 29 de março.

No dia 12 de abril, o nosso evento foi realizado durante o dia todo, pela manhã fomos até a escola e realizamos apresentação da atividade e introduzimos 4 conceitos importante da Biomecânica através de estações.

Os alunos eram convidados a ir em cada estação para aprender sobre pressão, ângulos, força e velocidade. Pela tarde, dois grupos de alunos foram selecionados para irem até o Laboratório de Neuromecânica na Unipampa.

No laboratório puderam conhecer nosso sistema de análise de movimento 3D, conhecer as plataformas de força e câmera termográfica. Todos alunos receberam material de divulgação na nossa Universidade.

Anote na agenda! em 2022 tem a III ESCOLA DE INVERNO GNAP

III ESCOLA DE INVERNO GNAP: PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOLÓGICOS


Em 2022 reserve espaço na agenda para participar em nossa III Escola de Inverno. O tema dessa terceira edição em 2022 será o processamento de sinais biológicos.

Já temos data! De 26 a 29 de Julho de 2022.

Em breve mais informações.

A III Escola de Inverno GNAP tem apoio da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Certificados da VI Clínica Científica de Ciclismo disponíveis para dowload!

Prezados e Prezadas!

Primeiramente gostaríamos de agradecer a participação de vocês em mais uma clínica de ciclismo ofertada pelo GNAP UNIPAMPA.
Lembrem que o evento pode ser revisto a qualquer momento em nosso canal no youtube: NeuromechTV
Link para a gravação do evento: clique aqui.
Vocês encontram os certificados aqui.
Qualquer dúvida estamos à disposição no e-mail gnap@unipampa.edu.br

GNAP promove a VI Clínica Científica de Ciclismo no dia 10 de Dezembro de 2021

Clínica Científica de Ciclismo do GNAP UNIPAMPA já é um evento tradicional. Com a pandemia de covid-19 optamos por realizar edições no formato online, e para fechar as atividades de 2021, esperamos vocês no dia 10 de Dezembro ao vivo na NeuromechTV para a sexta edição da nossa clínica!

Objetivos:

  • Promover à sociedade o acesso gratuito ao conhecimento científico aplicado a prática de ciclismo como forma de mobilidade urbana e esporte recreacional;
  • Contribuir para um ambiente de prática baseada em evidências por parte de professores de educação física e fisioterapeutas;
  • Promover a integração entre entusiastas do ciclismo de diferentes modalidades e regiões geográficas.

Como participar?

Antes do evento: se você quiser um atestado de participação, faça sua inscrição antes do evento clicando aqui. Ajude na divulgação do evento!

No dia do evento: acesse o evento ao vivo na NeuromechTV! Clique aqui e ative o lembrete!

Programação para o dia 10/12/2021 (horário de Brasília)

Horário Atividade Temática Palestrante
18:30h – 18:45h (15 min) Abertura Apresentação do evento e seu histórico Felipe P Carpes & Marcos R Kunzler (GNAP UNIPAMPA)
18:45h – 19:15h (30 min) Mesa redonda Mesa redonda: Comunicando o ciclismo: desafios e satisfações Leandro Bittar (Gregário Cycling) & Renan do Couto (ESPN / Fox Sports)
19:15h – 19:30h (15 min) Perguntas
19:30h – 20:00h (30 min) Palestra Zonas de intensidade e percepção de esforço: o que realmente acontece nas competições de ciclismo? Alexis Gandia Soriano  (Coach Director e Sports Directo da equipe de ciclismo Burgos BH da Espanha
20:00h – 20:15h (10 min) Perguntas
20:15h – 20:45 (30 min) Palestra Micromobilidade Urbana Surpresa
20:45h – 21:00h (15 min) Perguntas
21:00h – 21:30h (30 min) Palestra Bike Fit minimalista Rodrigo Bini (La Trobe University)
21:30h – 22:00h (30 min) Perguntas
Encerramento

Saiba mais em: https://sites.unipampa.edu.br/gnap/clinicas-e-workshops/