Equipe | GNAP | Applied Neuromechanics Group, Brasil

Equipe

 Líderes

.
Prof. Dr. Felipe Pivetta Carpes

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Tem interesse em compreender as adaptações neuromecânicas e neurofisiológicas ao exercício, doenças que limitam a locomoção, e promover divulgação científica. Conselheiro da International Society of Biomechanics, e pesquisador produtividade nível 2 do CNPq. Confira as principais publicaçõesCurrículo; e-mail: carpes@unipampa.edu.br


Dr. Marcos Roberto Kunzler

Graduado e Mestre em Educação Física pela UFSM e Doutor em Ciências Fisiológicas pelo PMPGCF da UNIPAMPA. Técnico Desportivo e responsável técnico pelo Laboratório de Neuromecânica da Unipampa. Atua como coordenador e orientador de projetos de pesquisa e extensão. Atualmente tem interesse de pesquisa em biomecânica da corrida e efeitos agudos do exercício físico sobre o desempenho neuromuscular e cognitivo. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Biomecânica. Currículo; e-mail: marcoskunzler@unipampa.edu.br


Pós doutorado

.. .

emmanuelDr. Emmanuel da Souza Rocha

Graduado em Fisioterapia pela UNIPAMPA. Mestre em Educação Física pela UFSM. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Biomecânica. Tem interesse em compreender as adaptações da marcha e corrida em situações de interferência contextual e estudar estratégias ensino.
Currículo; e-mail: emmarocha@gmail.com


Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado)

Doutorado (ordenados pela data de ingresso)
.

Msc. Álvaro Sosa Machado (CAPES)

Graduado em Fisioterapia e mestre em bioquímica pela UNIPAMPA. Atualmente realiza doutorado em Bioquímica com estágio sanduíche pela Universitat de València/ESP, onde realiza projetos com foco em biomecânica dos membros inferiores relacionada com dano muscular. 
Currículo; 
e-mail: alvaromachado2005@gmail.com.

 


Msc. Willian da Silva (CAPES)

Graduado em Educação Física pela PUC/RS (2011). Mestre em Bioquímica pela UNIPAMPA. Doutorando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Seus interesses de pesquisa envolvem os efeitos e estratégias para minimizar o dano muscular resultante do exercício físico.
Currículo; e-mail: willian.edf@hotmail.com..

 


Msc. Carlos Ignacio De La Fuente Cancino

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Mayor do Chile em 2011. Mestre em Biomecânica do aparelho locomotor pela Universidade Metropolitana de ciências da educação do Chile em 2019, mestrando em Ciências da Engenharia da Universidade de Valparaiso do Chile e dourando em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Tem interesse em pesquisa em diagnóstico de lesões na extremidade inferior em modelos in vivo e in vitro, efeitos neuromecánicas do exercício e fadiga, simulação biomecânica, reconhecimento de padrões biomecânicos por meio de analise de dados como machine learning, deep learning, clustering e processamento de sinais.
Currículo; e-mail: delafuentte@gmail.com


Andressa Lemes Lemos (CAPES)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestra em ciências fisiológicas pela UNIPAMPA e Doutoranda em Ciências Fisiológicas. A sua principal área de interesse é a pesquisa voltada ao esporte, em especial, estratégia de prevenção de lesão de membros inferiores em atletas.
Currículo; e-mail: andressallemos@gmail.com


Mestrado Acadêmico (ordenados pela data de ingresso).

Jean da Silva Carvalho (CAPES)

Licenciado em Educação Física na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA e mestrando em Educação Física pela Universiadade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem interesse na biomecânica da corrida voltado ao desempenho, bem como a prevenção de lesões.
Currículo; e-mail: jeanc4rv4lhourg@gmail.com


Inaê de Oliveira Marcelo (CAPES)

Fisioterapeuta formada pela UNIPAMPA e mestranda no Programa de Pós Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da UNIPAMPA. Atualmente é bolsista CAPES em um projeto que visa relacionar o desempenho em testes funcionais e fatores biomecânicos de risco de lesão de membro inferior em atletas de futsal Tem interesse em pesquisas nas áreas voltadas ao esporte, principalmemente na prevenção de lesões em atletas.
Currículo; e-mail: inae.oliveiram@hotmail.com..


Milena Aguiar dos Santos (CAPES)

Graduada em fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atualmente Mestranda no programa de pós graduação multicêntrico em ciências fisiológicas (PPGMCF) e bolsista CAPES. Principal linha de pesquisa envolve a relação entre dor muscular de início tardio e controle motor.


Currículo; e-mail: milenasantos.aluno@unipampa.edu.br


Victor Luzardo da Costa (CAPES) 

Graduado em licenciatura em educação física na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente participa do GNAP com interesse em pesquisar os efeitos de diferentes protocolos de aquecimento no desempenho de tarefas esportivas e controle motor.
Currículo; e-mail: victor_costa3@hotmail.com


Frederico Deponti Brasil (PAPG) 

Licenciado em Educação Física na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus Santiago. Atualmente realiza mestrado em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Pampa. Seus interesses de estudo é na área de capacidade de produção de força muscular e carga interna em atletas de futsal.

Currículo; email: freddeponti@gmail.com


Estudantes de iniciação científica (ordem alfabética)

..
Ana Carolina Lamberty de Morais (FAPERGS)
Acadêmica do curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem interesse na área da fisioterapia desportiva e acometimento de lesão em atletas.

 

 


Bruna Mendes Carvalho (PDA)

Acadêmica de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente tem interesse em pesquisa na área da fisioterapia desportiva.
Currículo; e-mail: brunamendescarv@gmail.com

.

Eduarda Santos Tulius (PDA)

Acadêmica de fisioterapia do 7° semestre da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente tem interesse em pesquisa na área da prevenção de lesões em atletas de futsal, com ênfase na rigidez articular do tornozelo.

Gabrielly Dalcanale Martins (CNPq)

Acadêmica de fisioterapia na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem interesse em pesquisa na área de fisioteparia desportiva e estratégias para prevenção de lesões.

Currículo; e-mail: dgmartins47@hotmail.com.


Laura de Oliveira Cruz Lazaro

Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem interesse na área prevenção de lesões e controle motor.

Currículo; email: lauralazaro.aluno@unipampa.edu.br


Luane Matilde Souto Zacharias
Acadêmica do curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem interesse na área da fisioterapia desportiva e prevenção de lesão em atletas.
e-mail: luanezacharias.aluno@unipampa.edu.br

 


Maria Eduarda Ferreira Pereira
Acadêmica de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem interesse em estudos sobre lesão e dano muscular.
.

.

Marieli Miranda Paz

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem interesse em estudos de lesões musculares.
Currículo; e-mail: marielipaz.aluno@unipampa.edu.br

 


Mathias Sosa Machado (FAPERGS)
.
Acadêmico de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Investiga como estratégias de manipulação dos tecidos moles dos pés afeta o controle e a estabilidade na postura em pé.
Currículo; e-mail: sosamathiasun@hotmail.com
.

 

..Vitória de Pereira Ferreira (CNPq)

Acadêmica do terceiro semestre do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA), tem interesse na área de pesquisa desportiva e prevenção de lesão em membros inferiores.


Luiza da Rosa Quoos (PDA)

Acadêmica de Educação Física na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista no projeto de pesquisa “Efeito da experiência esportiva sobre o desempenho cognitivo no exercício físico”.

Currículo; e-mail: luizaquoos.aluno@unipampa.edu.br


Membros associados

Estudantes de mestrado e doutorado em outra instituição, assim como recém graduados, recém mestres, e recém doutores que continuam em parceria com o GNAP e o Laboratório de Neuromecânica da UNIPAMPA.

Dra Karine Josibel Velasques Stoelben

Graduada em Fisioterapia pela UFSM (2015). Mestre em Reabilitação Funcional pela UFSM (2017, bolsista CAPES) e Doutora em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA (2022, bolsista CNPq). Membro da equipe executiva do Latinx in Biomechanix. Foi professora substituta do curso de Fisioterapia da Unipampa (2017-2018) e na Universidade Franciscana (2021). Tem interesse em compreender o uso de testes clínicos como ferramentas para avaliar risco de lesão de joelho, lesão do ligamento cruzado anterior e riscos associados, as adaptações após a reconstrução do LCA, efeito agudo e crônico do exercício físico.

Currículo; e-mail: karinestoelben@gmail.com.

 

Dra. Eliane Celina Guadagnin 

Graduada em Educação Física (ULBRA), Mestre em Educação Física (UFSM, Bolsista CAPES), Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde (UFSM), e Doutora (sanduíche BRA/HOL) em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Participa do GNAP com interesse em pesquisar os efeitos do envelhecimento e do exercício físico sobre a locomoção com perturbação.

                                                  Currículo; e-mail: elianecguadagnin@hotmail.com


Ft. Gabriel P. Del Rosso Barbosa

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem interesse em compreender as adaptações a longo prazo após a reconstrução do LCA, estudos da marcha e controle postural.

Currículo; e-mail: gabrieldelrosso@gmail.com.

 


Colaboradores externos

Prof. Dr. Marco A Vaz (UFRGS – Brasil)

Profa. Dra. Andresa Germano (TU Chemnitz – Alemanha)

Prof. Dr. Carlos Bolli Mota (UFSM – Brasil)

Prof. Dr. André Gustavo Pereira de Andrade (UFMG)

Prof. Dr. Darren Stefanyshyn (University of Calgary – Canadá)

Prof. Dr. Evangelos Pappas (The University of Wollongong – Austrália)

Prof. Dr. Maarten Bobbert (VU Amsterdam – Holanda)

Prof. Dr. Jacques Duysens (Katholieke Universiteit Leuven – Bélgica)

Prof. Dr. David Collins (University of Alberta – Canadá)

Prof. Dr. Fernando Diefenthaeler (UFSC – Brasil)

Prof. Dra. Ana de David (UnB – Brasil)

Prof. Dr. Bruno Manfredini Baroni (UFCSPA – Brasil)

Prof. Dr. Pedro Perez-Soriano (Universidad de Valencia – Espanha)

Prof. Dr. Jose Ignacio Priego-Quesada (Universidad de Valencia – Espanha)