Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada Realiza Evento em Comemoração ao Dia Nacional da Biomecânica

No último dia 4 de abril, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, promoveu um evento especial em celebração ao Dia Nacional da Biomecânica (DNB). O DNB é um evento anual realizado globalmente, com o propósito de disseminar os conhecimentos da biomecânica para a comunidade em geral e estudantes do ensino médio. O GNAP tem sido uma presença constante no DNB, desde 2017, sempre contribuindo para a divulgação e promoção da biomecânica. Para tornar o evento possível, o grupo recebeu financiamento da The Biomechanics Initiative para cobrir as despesas e a produção de materiais de divulgação, tanto neste ano quanto em edições anteriores. A comissão organizadora do evento foi composta por cinco alunas de pós-graduação, três delas em nível de mestrado e duas de doutorado, juntamente com os renomados professores Dr. Felipe Carpes e Dr. Marcos Kunzler. O financiamento da The Biomechanics Initiative foi concedito a estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas Inaê de Oliveira Marcelo.

A ação do GNAP ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana, uma instituição pública do município de Uruguaiana (RS). Durante aproximadamente 3 horas, os estudantes do ensino médio foram conduzidos por uma série de atividades dinâmicas relacionadas à biomecânica. Divididos em três estações, cada uma supervisionada por um estudante de pós-graduação e com o auxílio alunos de iniciação científica da UNIPAMPA, os participantes puderam explorar conceitos como cinemática linear, força e impacto, bem como a medição do centro de pressão e sua importância na estabilidade corporal. Ao final das atividades nas estações, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas para testar seu aprendizado, com direito a prêmios para os vencedores, incluindo kits promocionais do Dia Nacional da Biomecânica, contendo pastas personalizadas, camisetas e outros brindes da UNIPAMPA. Além disso, foram distribuídos materiais informativos sobre a universidade, destacando as oportunidades de ensino superior gratuito.

Cerca de 60 alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do evento, e no final da atividade, foram convidados a responder a um questionário sobre a experiência. Aqueles que se destacaram receberam um convite para uma entrevista visando a obtenção de uma bolsa de iniciação científica júnior do CNPq no Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada. Até o momento, quatro alunos manifestaram interesse em receber a bolsa e estão agendando suas entrevistas nos próximos dias.