Sobre o GNAP | GNAP | Applied Neuromechanics Group, Brasil

Sobre o GNAP

O GNAP foi instituído em setembro de 2009, quando o professor Felipe Carpes iniciou a organização do laboratório de neuromecânica da Unipampa recebendo o auxílio recém-doutor da FAPERGS e sendo contemplado em um edital de apoio a grupos de pesquisa, promovido pela PROPESQ da UNIPAMPA. Logo em seguida houve o recebimento de outros fomentos externos de pesquisa e extensão que possibilitaram a aquisição de vários instrumentos e a atuação de vários bolsistas. Desde então, o grupo está interessado em investigar a neuromecânica do movimento humano, bem como suas interações com outras áreas, como a do comportamento animal, estresse e mecanismos bioquímicos. Atualmente o GNAP e o laboratório de neuromecânica desenvolvem investigações com aporte financeiro, contínuo ou intermitente, do CNPq, FAPERGS, FINEP, CAPES, PROEXT MEC, ISB e Programas de fomento da UNIPAMPA.

A equipe conta com membros da UNIPAMPA, entre alunos, técnicos e docentes, além de colaborações externas nacionais e internacionais. O GNAP procura, sempre que possível, participar de eventos importantes da área no Brasil ou no exterior, através da submissão de trabalhos, apresentações orais ou no formato de pôster e publicações. O GNAP é o responsável pela criação do Simpósio em Neuromecânica Aplicada, evento anual e itinerante realizado continuamente desde 2010. Também busca o intercâmbio acadêmico, enviando estudantes para Laboratórios de pesquisa em Instituições nacionais e internacionais, na maioria das vezes com o apoio de grants, como os da International Society of Biomechanics, International Brain Research Organization ou bolsas de agências de fomento. Da mesma forma busca receber estudantes estrangeiros para estágios, ou pesquisadores estrangeiros para visitas de estudos. Além de objetivar, com estas parcerias, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e publicações de artigos em conjunto, o grupo busca também promover atividades de intercâmbio entre universidades, aproximando os conhecimentos e fortalecendo o aprendizado dos alunos, possibilitando a realização de projetos multicêntricos e internacionalizando a instituição. Com isso buscamos atingir uma formação de estudantes e profissionais com perfil diferenciado e com potencial para mudar realidades nas comunidades em que estiverem inseridos futuramente.

O grupo possui uma estrutura administrativa baseada na hierarquia acadêmica e um conselho com representatividade de todos os níveis de participantes, que atuam em prol do sucesso das atividades do grupo e de modo a garantir a perfeita harmonia no desenvolvimento de todas as atividades.

Nomenclatura para apresentação em artigos e trabalhos em eventos:

 Português

  • Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada, Laboratório de Neuromecânica, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil
  • Laboratório de Neuromecânica, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Inglês

  • Applied Neuromechanics Research Group, Laboratory of Neuromechanics, Federal University of Pampa, Uruguaiana, RS, Brazil
  • Laboratory of Neuromechanics, Federal University of Pampa, Uruguaiana, RS, Brazil

O GNAP possui um regimento interno, que pode ser acessado neste link.