Grupo PET presente no 1º Congresso Internacional de História Regional

Sex, 07 de Outubro de 2011 10:52
O grupo PET-História da África, do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), representou a instituição no 1º Congresso Internacional de História Regional, ocorrido nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2011 na Universidade de Passo Fundo.

Os acadêmicos do grupo PET foram recepcionados pela coordenadora de Mestrado em História Ana Luiza Setti Reskziegel, pelo professor Mário Maestri e pelo professor Diego Buffa, da Universidade de Córdoba, na Argentina. Os alunos do PET apresentaram parte das pesquisas que estão desenvolvendo nas comunidades negras da fronteira sul do Rio Grande do Sul. Também foram apresentados trabalhos referentes à Lei 10639/03.

alt

Dentre os destaques feitos pelo coordenador do PET, professor Adelmir Fiabani, um dos pontos altos do evento foi a conferência proferida pelo historiador Leon Pomer. O coordenador também conta que o grupo teve boa receptividade em todas as apresentações por parte dos participantes e coordenadores dos GTs, e recebeu um convite do historiador e professor Diego Buffa para que os acadêmicos apresentem suas pesquisas em um evento que será realizado na Universidade de Córdoba.
– Foram três dias de intenso trabalho e de profícuas trocas de experiências. O evento também serviu para estreitar relações com pesquisadores que se farão presentes no Iº Seminário Internacional Consciência Negra na Fronteira, idealizado pelo PET História da África– relata o professor Adelmir.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (foto e informações por Adelmir Fiabani)