Conheça o Campus Santana do Livramento e as possibilidades de intercâmbio acadêmico e cultural

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem suas Unidades Universitárias em dez cidades do Rio Grande do Sul, cinco delas em região de fronteira com a Argentina ou o Uruguai. Hoje você vai conhecer o Campus Santana do Livramento, que oferta, atualmente, cinco cursos de graduação. Localizado no município de Santana do Livramento, que faz divisa com Rivera no Uruguai, o campus possui uma infraestrutura completa para oferecer aos discentes.

Em 2021, o Campus Santana do Livramento oferta 330 vagas nos Processos Seletivos Sisu e Chamada por Nota do Enem, este último com inscrições até o dia 29 de abril. Na Unidade Universitária, o(a) estudante pode optar por cada um dos cursos abaixo, ofertados na modalidade presencial – atualmente com atividades remotas –, ou pelo curso de Licenciatura em Letras – Português, na modalidade a distância, que tem como objetivo habilitar professores(as) em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, através de uma formação acadêmica reflexiva, propositiva e autônoma, para atuar na docência do ensino do português brasileiro e da literatura em língua portuguesa na Educação Básica.

 

 

Saiba mais sobre cada um dos cursos de graduação:

O curso de Bacharelado em Administração tem ofertas para o período matutino e noturno. Considerando a organização didático-pedagógica do curso, as seguintes competências e habilidades são fundamentais na constituição do perfil do(a) egresso(a): Interpretar a realidade local, regional, nacional e global na perspectiva do desenvolvimento sustentável; exercer visão estratégica e sistêmica; atuar com iniciativa, criatividade, determinação; ser ético, crítico, reflexivo, ter iniciativa e responsabilidade socioambiental; ter capacidade de comunicação, ser capaz de gerenciar conflitos e de trabalhar em equipe; transformar o seu contexto em um lugar melhor para viver.

O curso de Ciências Econômicas, criado em 2010 na Unipampa, tem aulas no turno noturno. A graduação propõe-se a formar bacharéis em Economia comprometidos com o desenvolvimento local e nacional, capacitados para a pesquisa econômica nos setores público e privado e aptos a avaliar criticamente a realidade brasileira e mundial. Para isso, conta com um corpo docente de alto nível, com sólida formação e trabalhando em regime de dedicação exclusiva. A formação do economista na Unipampa será eclética, passando, de forma crítica, pelas diferentes abordagens existentes na literatura econômica, e rigorosa, com a exigência de um alto grau de comprometimento com o curso.

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública possui oferta no turno noturno. Espera-se que o(a) Tecnólogo(a) em Gestão Pública tenha capacidade de planejamento, implementação e gerenciamento de programas, projetos e políticas públicas. O(a) profissional buscará ser um(a) agente transformador(a) com capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades das organizações com responsabilidade social e ética profissional. Este perfil será alcançado mediante as atividades de ensino, pesquisa, extensão, além de atividades complementares que serão desenvolvidas durante a integralização curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

O curso de Direito, com oferta em turno integral e concentração em Direito Internacional, contribuirá para a formação de cidadãos vocacionados para questões de solução de controvérsias jurídicas em fronteiras, atuação no âmbito público e privado. Deverá assegurar, no perfil do(a) graduando(a), sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

O curso de Bacharelado em Relações Internacionais, com aulas em turno integral, tem por objetivo formar profissionais conectados com as transformações e demandas do mundo atual de maneira que estejam aptos a interagir mediante estas mudanças, articulando a arena doméstica e o cenário internacional.

Além das atividades da graduação, que no período de pandemia de covid-19 estão ocorrendo na modalidade de ensino remoto, os(as) estudantes poderão aperfeiçoar seus conhecimentos por meio da participação nos projetos pertinentes à área de formação, de um total de 48 projetos de pesquisa, 13 ensino e 21 extensão em execução na Unidade. A infraestrutura do Campus Santana do Livramento conta com mais de 8 mil metros quadrados (m²), sendo 4.627,38 m² do primeiro prédio e 4 mil m² do prédio novo, além dos 1.200 m² da área do ginásio. O espaço abriga salas de aula, laboratórios de informática, salas de apoio pedagógico e dos professores, salas de trabalho dos setores, um auditório e a biblioteca, totalizando 75 ambientes. A biblioteca possui um acervo com materiais impressos e digitais (livros, revistas, CD’s) para estudantes e docentes realizarem as suas pesquisas, bem como, um espaço dedicado à leitura e à pesquisa digital com mesas de estudos, computadores (de mesa e portáteis) e fones de ouvido.

Os(as) discentes que optarem pelos cursos da Unipampa, em Santana do Livramento, poderão continuar sua formação na pós-graduação por meio da Especialização em Relações Internacionais e do Mestrado em Administração. O objetivo geral da Especialização em Relações Internacionais é analisar as Relações Internacionais Contemporâneas a partir da sua complexidade e oferecer conteúdos e ferramentas teórico-críticas para a compreensão do descompasso entre as previsões e o cenário real das relações internacionais. O Programa de Pós-Graduação em Administração, em nível de mestrado acadêmico, é constituído pela atuação conjunta de duas linhas de pesquisa: “Organizações e Desenvolvimento” e “Estratégia e Sistemas”. O curso possui como objetivo formar pesquisadores e docentes para os setores público e privado capazes de construir e disseminar conhecimentos em administração alinhados com o desenvolvimento regional e sustentável.

Segundo o coordenador acadêmico do Campus Santana do Livramento, professor Fernando Pedro Meinero, por se localizar numa zona de fronteira, a Unidade “oferece uma diversidade cultural muito grande pela aproximação dos fronteiriços e uruguaios que transitam livremente pelas cidades gêmeas. Essa aproximação permite e proporciona uma troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras para aqueles que têm a oportunidade de estudar na Unipampa”. Além disso, o docente ressalta os acordos de cooperação internacional com as Universidades Uruguaias que proporcionam aos alunos um intercâmbio de aprendizados; e também o processo seletivo Fronteiriço que permite o ingresso de candidatos de nacionalidade Uruguaia e Argentina na Unipampa.

Os discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica também podem contar com os auxílios do Programa de Assistência Estudantil do Plano de Permanência. Atualmente, o Campus Santana do Livramento conta com 59 discentes assistidos pelo Plano Permanência; dois discentes indígenas atendidos pelo PBP-MEC e um discente do PEC-G (intercâmbio) atendido pelo Promisais.

Conforme Meinero, os cursos oferecidos pelo Campus Santana do Livramento “são altamente requisitados em termos de saída laboral, ao tempo de representarem um enorme impacto positivo na realidade regional”. Além disso, a localização é uma diferencial: “o Campus encontra-se encravado em uma fronteira seca com a República Oriental do Uruguai, o que permite um frutífero intercâmbio de experiências acadêmicas, revelando-se no desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão”, explica.

 

*Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia de covid-19

Fotos: Milene Marchezan, Ronaldo Estevam e Sáryon Azevedo