VIII Deus Lhe Pague: Prof. Drdo. Gabriel Braga (UFPR)

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do VIII Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Drdo.  Gabriel Braga (UFPR)  que realizará a palestra ” O Exorcismo como instrumento de conversão: O milagre de Laon e a Possessão de Françoise Fontaine

O Prof. Drdo. Gabriel Braga (UFPR), é bacharel e licenciado em História pela UFPR, possui mestrado pela mesma instituição. Atualmente está concluindo o doutorado em História pela UFPR com período sanduíche na Universidade Paris 1 – Pantheon  – Sorbonne, onde também atua como professor convidado. É autor do livro Vampiros na França Moderna: A polemica sobre os mortos vivos (1659 – 1751).

A partir da segunda metade do século XVI, a França conheceu diversos casos de possessão demoníaca que terminaram em rituais públicos de exorcismos, isso em meio as guerras de religião. As sessões de expulsão demoníaca atraíam um grande numero de pessoas ansiosas por ver o poder do padre sobre os asseclas de Satã. A palestra irá focar em dois casos específicos: O Milagre de Laon, ocorrido na década de 1560; e o caso Françoies Fontaine, ocorrido em 1591. Ambos têm como protagonistas jovens mulheres que foram consideradas como possuídas e, por isso, submetidas a rituais de Exorcismo. Nos dois casos, um grande publico assistia as expulsões. Tais fatos, foram usados politicamente pela Igreja Católica para atacar os protestantes em períodos de relativa paz das Guerras de Religião.