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V Semana Infernal – Pactos e Rituais

“O além é um dos grandes horizontes das religiões e das sociedades. A vida do crente transforma-se quando ele pensa que nem tudo fica perdido com a morte”.

Jacques Le Goff nos indicava, em seu fundamental livro O Nascimento do Purgatório, a importância do mundo sobrenatural para as mentalidades medievais, e como, não raro, ele condicionava condutas e ações, em uma longa duração que, de certa forma, se estende até a contemporaneidade.

A quinta edição da Semana Infernal pretende discutir os modos com que a humanidade pode se relacionar com essa realidade ultraterrena, através do amplo tema dos pactos e rituais, seja aqueles considerados canônicos e, portanto, aceitos pelas sociedades e, em especial, pela Igreja, seja os condenados pela ortodoxia por serem vistos como ações maléficas.

O evento, organizado por grupos de pesquisa de quatro universidades brasileiras (Studiolo/UERJ, Virtù/UFSM, Meridianum/UFSC e Lapehme/Unipampa), será realizado de forma totalmente remota, entre os dias 18 e 20 de outubro. Assim como ocorreu nas edições anteriores, ele pretende proporcionar um ambiente acadêmico de interação entre pesquisadores de instituições de ensino superior, que abordam em seus estudos diferentes geografias e temporalidades, tratando de aspectos sobre temas relacionados à magia, bruxaria, feitiçaria, demonização de grupos marginalizados, imagens e discursos sobre seres demoníacos, Inferno e Purgatório.

 

XII Deus Lhe Pague: Prof. Dr. Odir Fontoura (IFMT)

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do XII Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Dr. Odir Fontoura (IFMT) que realizará a palestra “O Rebanho Infectado: Inquisição e clérigos praticantes de magia na Idade Média”.

Esta apresentação pretende tratar da temática da magia medieval. Será desenvolvido, inicialmente, um debate conceitual sobre o conceito de magia considerando a diversidade de fontes (e, por essa razão, de perspectivas) que recorrem a este conceito no período medieval. A partir de um enfoque da magia letrada, erudita e masculina que se desenvolve ao longo da Idade Média, serão analisados alguns estudos de caso a partir de documentação inquisitorial (do reino da França no século XIV) que nos permitem entender quem praticava essa magia e o que ela era exatamente.


O professor é bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Ensino de História pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2019, realizou missão estrangeira, por projeto vinculado à FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul) para pesquisa na Itália (Universidade de Milão, Escola Francesa de Roma, Arquivos Apostólicos do Vaticano) e França (Biblioteca Nacional). Principais áreas de investigação e atuação: 1) história da Idade Média, com ênfase em história da inquisição e das práticas eruditas de magia no século XIV. Membro integrante da diretoria da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) nos biênios 2017-2019 e 2019-2021; e 2) ensino de história. Pesquisa metodologias do ensino da história e os usos da história na internet. Possui experiência em sala de aula no âmbito do ensino fundamental, médio, profissionalizante, tecnológico, pré-vestibular e superior. Atualmente, é professor substituto do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) – Campus Alta Floresta.

 

V Curso de Extensão – O Rei Artur e a Demanda do Santo Graal: Da História à Lenda

 A história do rei Arthur se desenvolve dentro de um longo espectro de tempo, que parte da Baixa Antiguidade, percorre toda a Idade Média e, ainda hoje, segue nos fascinando. É o personagem mais bem sucedido da literatura ocidental. Mas, quem foi o rei Arthur? Por que é conhecido como o “rei dos bretões”? De onde ele surgiu? Quando viveu? Que fontes deram suporte à sua história? E a Távola Redonda? E o Santo Graal? Afinal, o que é fato e o que é lenda a respeito do rei Arthur e de seu legado? Buscaremos dar respostas a essas perguntas na quinta edição da Extensão universitária promovida pelo Grupo de Estudos Medievais Vesica Piscis e pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA), desta vez, com a temática “O Rei Artur e a Demanda do Santo Graal: Da História à Lenda”. O curso acontecerá nos dias 19/04, 26/04 e 03/05, às 15h, através do canal do Youtube das Extensões, tendo como palestrantes a Profa. Dra. Carlinda Fischer Mattos (VESICA PISCIS), o Pesquisador e Escritor Sérgio Luiz Gallina (VESICA PISCIS) e o Prof. Dr. Edison Cruxen (LAPEHME/UNIPAMPA). As inscrições são gratuitas e os certificados serão emitidos pela UNIPAMPA.

Sitehttps://lapehmeunipampa.wixsite.com/extensaomedieval

Instagramhttps://instagram.com/extensaohistmedieval?utm_medium=copy_link

 

XI Deus Lhe Pague: Dranda. Nara Barrozo Witzler (UNICAMP)

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do XI Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber a Dranda. Nara Barrozo Witzler (UNICAMP) que realizará a palestra “Mulheres, Bruxas ou Feiticeiras? A demonização feminina na Espanha dos Séculos XVI e XVII”

A partir do século XV europeu, o termo “bruxa” passou a ter significados e consequências como nunca antes, se conectando até os nossos dias e permeando nossa cultura e nosso imaginário. No eclesiástico, ele aponta ao demoníaco. No popular, ao fantástico. Remete à figura de uma mulher que vive isolada, cercada de ervas e um caldeirão. Que sai a noite montada numa vassoura atrás de criancinhas. Que, inexoravelmente, é má. O objetivo dessa palestra será compreender como a crença na bruxaria e na feitiçaria se encaixavam na forma da Primeira Modernidade de compreender o mundo. Como e porque tais crenças eram aceitas como reais? E o mais importante, porque um grupo específico da sociedade – as mulheres – foi mais associado à tais práticas malignas do que os homens?

Desde a graduação se interessa pelos assuntos relacionados à bruxaria na Modernidade e aos estudos de gênero nessa temática, tendo realizado uma iniciação científica com o título “MULHERES E BRUXAS: O Cotidiano feminino retratado nas imagens de bruxaria (1500 – 1589)”, onde pode estudar como objetos relacionados ao feminino foram retratados em imagens e quadros de bruxaria produzidos no século XVI. Possui título de Mestra, tendo realizado durante os anos de 2017-2019 sua pesquisa pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a orientação do Prof. Dr. Rui Luis Rodriguez, com a dissertação “O FEMININO PELOS OLHOS DE DEMONÓLOGOS ESPANHÓIS DOS SÉCULOS XVI E XVII”. Atualmente realiza pesquisa de doutorado pela Unicamp com a tese “CIDADES AMALDIÇOADAS: BRUXAS E FEITICEIRAS NA PROVÍNCIA DE GUADALAJARA ENTRE OS ANOS DE 1527 A 1630.” Possui experiência na área de História, com ênfase em História Cultural da Primeira Modernidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, bruxaria, primeira modernidade europeia.

INSCRIÇÕES – https://forms.gle/qVmzrQfPaKy7HW5r9

X Deus Lhe Pague: Profa. Dranda. Nilza Cristina Colombo (UFRGS)

Foi com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa recebeu para o X Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião teve a honra de receber a Profa. Dranda. Nilza Cristina Colombo (UFRGS)  que realizou a palestra “Fenomenologia na Mesquita de Córdoba”

A presente pesquisa analisa o espaço da Mesquita de Córdoba sob o aspecto fenomenológico. O objetivo é apresentar um ambiente que concentra as culturas árabe e cristã enfatizando os aspectos sensoriais de cada uma delas. A partir das teorias de Edmund Husserl e Martin Heidegger, a edificação será examinada em seus ambientes e símbolos a fim de que a seja possível um debate para além das questões cronológicas em que o corpo é considerado como elemento ativador do espaço.

Arquiteta, pesquisadora e professora na Universidade FEEVALE. Doutoranda no PPG em Artes Visuais da UFRGS na linha de pesquisa de História, Teoria e Crítica. Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Unilasalle. Especialista em Arquitetura Comercial pela Unisinos. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora titular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Design Gráfico na Universidade FEEVALE. Graduanda do curso de História da Arte na UFRGS. Colaboradora do grupo de pesquisa da UFRGS Obras e dispositivos instauradores da arte contemporânea: forma, expressão e contexto.