Artigo de opinião – Lute como uma Mulher

Lute como uma Mulher¹

Por Julia Martins

          Desde primórdios, a mulher é vista e tratada como submissa ao homem. Essa posição machista de que a mulher é inferior ao sexo oposto causa inúmeros preconceitos e até a morte de muitas.

         Porém, no final do século XIX e início do século XX, já é possível observar o feminismo, em que mesmo com muita dificuldade, mulheres lutaram e morreram pelo direito ao voto, trabalho e até mesmo para não se casar.

            Apesar de no Brasil, a partir do século XXI, o feminismo ganhar grande força e ajuda após sancionadas as leis Maria da Penha em 2006, que pune o agressor de forma mais rigorosa, e a lei do feminicídio em 2015, que torna a morte da mulher em homicídio qualificado e conta em números exatos os falecimentos causados pelo machismo, muitas mulheres ainda se calam por medo e pela impunidade que os crimes possuem no país.

        Segundo dados do jornal O Globo, até o mês de março de 2019, já havia ocorrido mais de 200 feminicídios no Brasil. Portanto, é de suma importância que mais mulheres tomem conhecimento do feminismo e mostrem a sua força contra essa submissão que é trazida há anos pela cultura em âmbito mundial, que o homem entenda que o corpo de nenhuma mulher o pertence e que parem de tomar o assunto como fútil.

            Ajude, em briga de marido e mulher se bota sim a colher, mostre sua garra, coragem e força, lute como uma mulher.

¹Artigo de opinião produzido em 2019/1 no componente curricular Estudos da Cultura, ministrado pela Profa. Dra. Paula Daniele Pavan, do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa.