E-mail

Autoras: Maria Gabriele Vieira e Natiele Soares

O e-mail é um meio de comunicação global, popular, prático e seguro, sendo mais utilizado em ocasiões formais. Através dele é possível enviar e receber mensagens e arquivos, necessitando apenas de uma conta e o uso da internet em computadores ou celulares. No âmbito das Relações Públicas, a praticidade do e-mail facilita a comunicação empresarial com os públicos de interesse (stakeholders), envio de currículos, releases e trabalhos acadêmicos, substituindo o uso do papel impresso. Por ser uma comunicação mais institucional o emissor deve usar saudação e assinatura e uma linguagem clara e objetiva  para melhor compreensão do receptor.

Dicas: O e-mail deve ser utilizado de acordo com a situação de comunicação. É preciso saber escolher as palavras adequadas, evitar uso de emoticons, ironia e humor, ter atenção com cores, tipos de letras, excessos de exclamações, reticências e frases de efeito. 

Saiba mais em:

https://bit.ly/2lg3Utt

https://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail

PAIVA, V.L.M.O. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSHI, L.A. & XAVIER, A.C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 68-90.