E-mail

Autoras: Maria Gabriele Vieira e Natiele Soares

O e-mail é um meio de comunicação global, popular, prático e seguro, sendo mais utilizado em ocasiões formais. Através dele é possível enviar e receber mensagens e arquivos, necessitando apenas de uma conta e o uso da internet em computadores ou celulares. No âmbito das Relações Públicas, a praticidade do e-mail facilita a comunicação empresarial com os públicos de interesse (stakeholders), envio de currículos, releases e trabalhos acadêmicos, substituindo o uso do papel impresso. Por ser uma comunicação mais institucional o emissor deve usar saudação e assinatura e uma linguagem clara e objetiva  para melhor compreensão do receptor.

Dicas: O e-mail deve ser utilizado de acordo com a situação de comunicação. É preciso saber escolher as palavras adequadas, evitar uso de emoticons, ironia e humor, ter atenção com cores, tipos de letras, excessos de exclamações, reticências e frases de efeito. 

Saiba mais em:

https://bit.ly/2lg3Utt

https://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail

PAIVA, V.L.M.O. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSHI, L.A. & XAVIER, A.C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 68-90. 

Convite

Autores: Julia Martins e Ronaldo Martins de Freitas

O convite é um texto de solicitação de presença, criado com o intuito de estabelecer comunicação entre o organizador e o convidado de um evento. Familiares, conhecidos e organizações utilizam o convite, que deve sempre conter qual o tipo de evento, endereço, hora e data para que não haja dúvidas. Deve-se enviar com no mínimo com sete dias de antecedência, para que exista um tempo dos convidados se planejarem. 

Uma das estratégias utilizadas pelo(a) profissional de Relações Públicas é a organização de eventos, por isso é necessário possuir o conhecimento acerca deste tipo de texto a fim de que o ele seja produzido e enviado ao seu público-alvo de forma eficaz e cumpra com seus objetivos comunicacionais. Vale ressaltar que os convites podem ser enviados de diversas formas e em diversos meios (correios, e-mail, redes sociais, etc), dependendo do público que se quer convidar.

Saiba mais: http://www.achando.info/convitehttps://dicionariodireito.com.br/convite

Post em redes sociais

Autores: Ketlin Kerber, Luciana Matoso, Mateus Lisboa e Vitor Paixão.

Baseado no esquema comunicacional: Roman Jakobson

As redes sociais são canais que permitem compartilhamentos e interação (call to action) de conteúdo entre usuários, geralmente em plataformas de sites e aplicativos. A mensagem transmitida dentro desses canais são os posts: textos direcionados e pensados para um determinado público de interesse com a função de informar, entreter e criar redes de relacionamentos. O autor possui liberdade em produzir o texto, podendo usar linguagem formal ou não, dependendo de qual for o objetivo com o conteúdo. Completando o contexto do esquema comunicacional entre emissor e receptor, há uma comunicação bidirecional, ou seja, de mão dupla em que emissor e receptor se igualam no processo de comunicação.