Mineralogia e Cristalografia

Aqui você encontrará informações acerca de Mineralogia e Cristalografia.

Clique sobre cada uma das classes cristaloquímicas para obter mais informações.

Silicatos

Os silicatos são o maior e mais importante grupo de minerais formadores de rocha. Químicamente são compostos por tetraedros de Sílica e Oxigênio (SixOy).

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Silicatos

 

Elementos Nativos

Os elementos nativos, tais como o ouro, prata, carbono (diamante/carvão), podem ser divididos em subgrupos mineralógicos. Em geral são isoestruturais (ex. metais nativos), possuindo assim estruturas muito simplificada.

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Elementos Nativos

Sulfetos, Sulfoarsenetos & Arsenetos

Os sulfetos são importantes minerais da indústria de prospecção e extração mineral. A maioria dos metais de minério estão contidos neste grupo (ex. Galena (PbS), Esfalerita (ZnS), Calcopirita (CuFeS2). A formula geral dos Sulfetos é XmZn onde X constitui o agrupamento dos elementos metálicos e o sítio Z elementos não-metálicos.

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Sulfetos, Sulfoarsenetos & Arsenetos

 

Carbonatos

Klein & Dutrow (2011) destacam que existe 4 importantes grupos de carbonatos, sendo eles: (i) Grupo da Calcita, (ii) Grupo da Aragonita, (iii) Grupo da Dolomita e (iv) Carbonatos Monoclínicos com (OH).

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Carbonatos

 

Halóides

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Halóides

 

Óxidos, Hidróxidos & Halogenetos

Os óxidos recebem esta classificação em função de o ânion da estrutura cristalina ser, justamente, o oxigênio. Sabe-se que existem por volta de 411 óxidos e hidróxidos. Falando em hidróxidos, a sua classificação se dá pelo fato da existência de moléculas de (OH)-. Os Halogenetos, por sua vez, recebem este nome em função de haver um halogênio na estrutura.

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Óxidos, Hidróxidos & Halogenetos

 

Sulfatos & Cromatos

(SO4)-2 é o grupo aniônico que delimita os Sulfatos. Estes minerais podem ser anidros ou hidratados. A Barita (BaSO4) e a Anidrita (CaSO4) são típicos Sulfatos anidros. Por outro lado, a Gipsita (CaSO4.2H2O), repare como a química cristalina da Gipsita é semelhante à da Anidrita, é um típico Sulfato hidratado.

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Sulfatos & Cromatos

 

Fosfatos

Existem cerca de 760+ fosfatos conhecidos, sendo a grande maioria espécimes raras e/ou incomuns. A Apatita (Ca5(PO4)3(F, Cl, OH)) é um dos fosfatos mais estudados e conhecidos.  Pode utilizada para datações termocronológicas no estudo de paleotemperaturas e taxas de denudação.

Clique no botão abaixo e acesse nossa página dedicada aos Fosfatos

 

 


Aproveite para conhecer um pouco mais sobre as Propriedades Físicas dos Minerais.


Por: Diogo Gabriel Sperandio