Blog da Pesquisa

Boa noite pessoal,

Sou Paola Rosano Rodrigues, faço parte do Núcleo de Estudos em Redes, faz alguns anos, no momento sou orientanda do Dr. Paulo Cassanego Jr e estou realizando uma pesquisa no cluster do mel na fronteira Sant’ana do Livramento e Rivera.

Na data de 24 de Agosto de 2020, fiz minha primeira inserção de campo, já havia realizado no ano de 2019 o curso de apicultor, e mais algumas entrevistas indiretas. No entanto, ontem 24 de Agosto foi para valer, visitei a apicultora Mara Trindade que foi minha colega no curso de apicultor, a residência da D. Mara fica a exatamente 50 km de Livramento, o dia estava bom, estava quente, saí ás 14 horas da cidade o que levou em torno de uma hora e quinze para chegar até o local.

A D. Mara me recebeu muito bem, apliquei junto com ela um roteiro de entrevista, primeiramente a mesma assinou todos os termos, após a entrevista a D. Mara ofereceu suco e bolo, como típico morador das propriedades rurais da fronteira, adoram receber bem seus visitantes.

Logo após fomos visitar as abelhas, as caixas, e o local onde ocorre esse cultivo da apicultora, a D. Mara me surpreendeu com um macacão de apicultor novo e ensacado, dizendo que eu possa seguir minha pesquisa, mas que ela queria que ali seguisse uma amizade, o macacão foi usado por mim a primeira vez, um macacão de apicultor tem um custo elevado e é de extrema importância ser de qualidade. Sou asmática, todavia, já levei algumas ferroadas e creio que não sou alérgica, porém, sempre que vou a campo me acompanha antialérgico e minhas “bombinhas” .

O local é muito agradável bem como D. Mara e seu marido, senti que os dois são felizes ali, possuem tudo o que um dia almejaram, e ficam ainda mais felizes quando recebem visitas.

A cultura que ainda perdura nos lares rurais é muito bonita, e traz consigo um sentimento de acolhimento, espero que a minha pesquisa no aglomerado do mel possa valorizar ainda mais a profissão destes trabalhadores que é árdua e valorizar a importância da abelha para a nossa existência no mundo.

O dia a dia da pesquisa de Dissertação será postada no blog:  https://paolarosano.blogspot.com/ , assim todos podem acompanhar!