O Projeto de Extensão “Ciclo de palestras: Café Estratégico!” considera que o indivíduo constrói, gradativamente, significados para suas ações, suas experiências e objetos ao seu redor a partir das interações que realiza com o meio (COLL, 1995; MOLL, 1997). Trata-se de uma proposta desenvolvida para os discentes do curso de Administração, que cursaram ou estão cursando o componente curricular Gestão Estratégica, e que tem como objetivo proporcionar aos educandos um momento de compartilhar e trocar experiências com empresários e profissionais de empresas locais, com assuntos relacionados a gestão estratégica de seus negócios, experiências e planos.
De acordo com Lakomi (2014), para que a aprendizagem ocorra, é necessário que haja uma interação ou troca de experiências do indivíduo com o meio ambiente ou a comunidade educativa na qual se insere. Sendo indispensável no processo de ensino aprendizagem a associação das teorias estudadas com a prática diária vivenciada por estes empresários e profissionais, considerando que, “educador e educandos aprendem juntos em uma relação dinâmica, na qual a prática orientada pela teoria, reorienta essa teoria, em um processo de constante aperfeiçoamento” (GADOTTI, 1999, p. 253).
Assim, pretende-se convidar profissionais de ramos de atuação diferentes, para que estes possam vir à sala de aula conversar com os alunos, de maneira informal e descontraída. Salienta-se a importância deste ato, uma vez que, muitos discentes, por cursarem o turno noturno, trabalham no turno inverso e não tem a oportunidade de realizar uma visita técnica nessas empresas em horário comercial, além de oportunizar a inserção da comunidade externa à realidade acadêmica, tomando como foco central as práticas de ensino inspiradas nessa concepção, tem-se como premissa o desenvolvimento da consciência crítica do estudante, a partir de suas experiências cotidianas (ANDRADE et al., 2004).
Acredita-se que a experiência de compartilhamento de informações oferecerão subsídios aos discentes a estabelecer relações com a realidade das empresas, principalmente quanto ao posicionamento estratégico adotado por cada uma delas. Contudo, a literatura oferece diversas perspectivas para entender a estratégia em sua essência, cabe salientar que um dos propósitos deste projeto é justamente oferecer aos assistidos a oportunidade de eles próprios criarem, a partir de sua própria compreensão e concepção de mundo, a sua definição de estratégia. Ou seja, oferecer as ferramentas para que eles próprios possam intervir na sociedade agregando valor e conhecimento.