ARS na Escola | Núcleo de Estudos em Redes

ARS na Escola

O Projeto de Extensão “ARS na Escola”, considera que os avanços tecnológicos facilitam diferentes aspectos da vida humana, incluindo a comunicação. Com o advento da Internet, as pessoas têm a oportunidade de comunicarem-se instantaneamente e compartilhar informações em escala global. Shimazaki e Pinto (2011) destacam que a internet é usada diariamente com finalidades distintas como, por exemplo: trabalho, lazer, atualização (leitura de notícias), entretenimento e comunicação. Estas duas últimas são características principais de uma rede social virtual.

Compreende-se que por meio dessas redes, pode-se conversar, fazer amigos, trocar ideias e partilhar conhecimento e assuntos específicos. Dada essa pluralidade de benefícios, as redes sociais virtuais tornaram-se um fenômeno de comunicação, abrangendo diferentes classes sociais, faixas etárias, escolaridades e identidades culturais (SHIMAZAKI; PINTO, 2011). Cheung, Chiu e Lee (2011) destacam que como este fenômeno é recente, ainda há carência de pesquisas empíricas orientadas a descoberta das ações intencionais de uso dessas redes sociais.

Cabe salientar que o número de adeptos a essas tecnologias de interação no ciberespaço é crescente, sendo que essa expansão das redes sociais virtuais constitui um elemento novo, não estruturado e dinâmico (REID; GRAY, 2007), capaz de trazer um leque de possibilidades e oportunidades, bem como, um conjunto imprevisto de preocupações, para as quais é preciso estar atento (VIEIRA, 2007). 

Dentro desse leque de possibilidades para exploração das redes sociais virtuais, tem-se como novo expoente a Análise de Redes Sociais, (ARS ou SNA, da expressão em inglês Social Network Analysis), tema relativamente emergente no Brasil e que trata de uma abordagem oriunda da Sociologia, da Psicologia Social e da Antropologia (FREEMAN, 1996). Estudando as ligações relacionais (da expressão em inglês relational tie) entre atores sociais participantes da rede. É uma forma de explorar as redes sociais de maneira que ela ofereça informações pertinentes ao ambiente do estudo e trabalho, com conteúdos relevantes para a sociedade, através das ferramentas gratuitas NETVIZZ e do GEPHI 9.0. Dessa forma, pensou-se em levar esses conhecimentos e ferramentas até os discentes da escolas de ensino médio do município, uma vez que estes já utilizam a rede Social FACEBOOK, e a partir desses conhecimentos poderão agregar valor e gerar conteúdos importantes, auxiliando-os a ampliar sua visão de mundo, melhorando sua capacidade de pesquisa e objetivando o uso das redes sociais.

A ideia central deste projeto é aproveitar a potencialidade da adoção das redes sociais pelo público jovem brasileiro, agregando valor e conhecimento no manuseio da rede social, para que além de ser um meio de comunicação e lazer, seja útil para gerar informações e conteúdos de qualidade que ofereçam outra perspectiva aos usuários.