* A pesquisa que fundamentou este relatório foi elaborada pelo Gestor Público Jean Luca Cariolato Correa.
Na elaboração desta pesquisa, procurou-se investigar a atuação que dos políticos no ambiente digital na plataforma digital Facebook. identificando e categorizando as publicações, e demonstrando quais valores democráticos apresenta-se com maior frequência (BARROS E MIOLA, 2015). o objetivo desta coleta de dados é analisar as publicações (posts) com o auxílio dos indicadores de valores democráticos constantes no quadro 01, desenvolvido com base em Castro e Corso (2017), sendo classificados os valores democráticos com maior relevância dentro dos perfis digitais.
Tabela 01 – Quadro de apresentação dos valores
Fonte: Castro e Corso (2017).
RESULTADOS
A coleta de dados foi desenvolvida através de análise dos conteúdos postados nas fanpages disponíveis dos vereadores do município de Sant’Ana do Livramento no Facebook, dentre os anos 2016-2018. Verificou-se que entre os 17 agentes políticos do atual mandato legislativo, 14 possuem páginas existentes na plataforma facebook, sendo que 10 ainda estão sendo atualizadas com conteúdo e 4 encerraram suas atividades. 3 vereadores não possuem página alguma, sendo seus perfis pessoais contemplados com conteúdo relevante para seus amigos e seguidores, são eles: Maria Helena Duarte, Leandro Ferreira e Germano Camacho.
A tabela A abrange a relação dos agentes políticos que possuem fanpages, ano de ingresso no facebook, número de curtidas e seguidores, e o status de atividade da página. Fonte essa coletada na data 22 de Setembro de 2019.
Tabela A – Relação dos Agentes políticos
Nome | Partido | Possui fanpage? | Ano de ingresso | Curtidas | Seguidores | Status da fanpage |
AQUILES PIRES | PT | SIM | 2018 | 5.200 | 5.197 | Ativa |
ANTONIO ZENOIR | PSD | SIM | 2016 | 2.098 | 2.105 | Ativa |
CARLOS NILO | PP | SIM | 2012 | 1.330 | 1.322 | Ativa |
DAGBERTO REIS | PT | SIM | 2014 | 596 | 593 | Ativa |
DANÚBIO BARCELLOS | PP | SIM | 2016 | 10.392 | 10.390 | Ativa |
EVANDRO GUTEBIER | PRB | SIM | 2017 | 734 | 736 | Ativa |
GALO DEL FABRO | PSDB | SIM | 2018 | 4.365 | 4.362 | Ativa |
GERMANO CAMACHO | PTB | NÃO | – | – | – | Não Possui |
ITACIR SOARES | PT | SIM | 2016 | 234 | 234 | Inativa |
LEANDRO FERREIRA | PT | NÃO | – | – | – | Não Possui |
LÍDIO MENDES “MELADO” | PTB | SIM | 2017 | 5.137 | 5.541 | Inativa |
MÁRCIA DA ROSA | PSB | SIM | 2017 | 955 | 955 | Ativa |
MARIA HELENA | PDT | NÃO | – | – | – | Não Possui |
PEDRINHO SANTAFÉ | PDT | SIM | 2017 | 1.519 | 1.517 | Inativa |
ROMÁRIO PAZ | PMDB | SIM | 2016 | 660 | 657 | Ativa |
ULBERTO NAVARRO “GARRÃO” | PDT | SIM | 2017 | 1.723 | 1.718 | Inativa |
Os dados das páginas oficiais foram verificadas dentre o período de 1º de janeiro de 2016 (ano eleitoral) a 31 de dezembro de 2018, totalizando 3.219 postagens entre as 14 fanpages disponíveis. Figura A apresenta as médias diárias. Onde constatou-se que apenas o vereador Marco Monteiro atingiu a média de 1 publicação por dia.
Figura A: Média das publicações diárias
Com base nos valores democráticos, o conteúdo apresentado nas postagens das fanpages existentes foram categorizadas da seguinte maneira: Transparência, Accountability, Participação, Serviços, Propaganda e Outros. A partir deste contexto, e adotando o mesmo período de análise para todas as páginas independente do ano de ingresso do agente na plataforma Facebook, Tabela B aponta um ranqueamento dos agentes políticos com os maiores números de postagens junto com a quantidade de posts que possuem o conteúdo da categoria. Consequentemente demonstra os agentes com o maior envolvimento com seu perfil oficial dentro dos meios digitais do atual quadro legislativo dentre o período estudado.
Tabela B: Lista de páginas com os valores democráticos
Agente Político | Transparência | Accountability | Serviços | Participação | Propaganda | Outros | Total | |
1º | Marco Monteiro (REDE) | 298 | 166 | 57 | 121 | 78 | 388 | 1.108 |
2º | Antonio Zenoir (PSD) | 167 | 80 | 26 | 40 | 41 | 188 | 542 |
3º | Danúbio Barcellos (PP) | 24 | 11 | 1 | 27 | 3 | 343 | 409 |
4º | Romário Paz (PMDB) | 10 | 13 | 3 | 0 | 4 | 271 | 301 |
5º | Aquiles Pires (PT) | 55 | 22 | 32 | 12 | 94 | 69 | 284 |
6º | Carlos Nilo (PP) | 82 | 41 | 0 | 12 | 33 | 32 | 200 |
7º | Evandro Gutebier (PRB) | 57 | 30 | 10 | 13 | 3 | 14 | 127 |
8º | Galo del Fabro (PSDB) | 9 | 1 | 0 | 0 | 47 | 25 | 82 |
9º | Dagberto Reis (PT) | 10 | 9 | 5 | 15 | 5 | 34 | 78 |
10º | Márcia da Rosa (PSB) | 17 | 10 | 5 | 9 | 3 | 6 | 50 |
11º | Lídio Mendes (PTB) | 12 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 |
12º | Pedrinho Santafé (PDT) | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 | 11 |
13º | Itacir Soarers (PT) | 0 | 0 | 2 | 3 | 2 | 2 | 9 |
14º | Ulberto Navarro (PDT) | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 3 | 4 |
15º | Germano Camacho (PTB) | – | – | – | – | – | – | X |
16º | Leandro Ferreira (PT) | – | – | – | – | – | – | X |
17º | Maria Helena (PDT) | – | – | – | – | – | – | X |
Dentre as 3.219 publicações analisadas a classificação do conteúdo no geral apresentado fica da seguinte forma: Transparência (744), Accountability (385), Serviços (141), Participação (252), Propaganda (314) e Outros (1.383). O figura B aborda a porcentagem do conteúdo apresentado nas fanpages com base nos dados classificados.
Figura B: Porcentagem dos Valores democráticos no geral
Fonte: Pesquisa
Após a análise e classificação das postagens, notou-se alguns perfis distintos entre as fanpages estudadas. Cada agente aderiu à certa forma de apresentação de conteúdo em sua mídia social. Dos 6 valores democráticos, 4 se destacaram nas páginas como a figura C nos demonstra os valores democráticos que destacaram-se em cada uma das fanpages junto com sua porcentagem.
Figura C: Valores democráticos mais presentes
Destacou-se o valor democrático Outros, apresentando-se como o mais presente em 7 fanpages diferentes, sendo assim representa 43% do conteúdo exibido pelos agentes políticos de Sant’Ana do Livramento. Seguido assim pelo valor Transparência sendo destaque em 4 fanpages (23,1%); Propaganda em 2 páginas (9,8%) e Participação em 1 página (7,8%). Os valores Accountability e Serviços não se destacaram em nenhuma das páginas analisadas como valores mais presentes, mesmo estes tendo uma alta exposição de conteúdo em algumas fanpages, principalmente Accountability que representa 12% do conteúdo exposto entre as 14 páginas do Facebook.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e o avanço da internet possibilitou uma expansão maior do contato e troca de informações entre os usuários e os agentes políticos. O surgimento das redes sociais como o Facebook, apresentou uma nova face do lado político tanto para uso do marketing e promoção quanto para o controle e fiscalização dos cidadãos. Desde a virada do milênio as grandes esferas políticas têm aderido ao uso dos meios de comunicação digitais, como sites e fanpages para tanto os órgãos e entidades públicas como os agentes, mesmo estes últimos ainda recentes como o estudo desta pesquisa nos apresentou.
Ainda assim mesmo com toda a evolução e desenvolvimento das mídias sociais, ainda se caminha em passos lentos por dentro das plataformas digitais como o Facebook na cidade de Sant’Ana do Livramento. Dentre o período estudado (2016, 2017 e 2018) dois são anos eleitorais, uma municipal e a outra federal e ainda assim no uso das fanpages as médias de publicações não chegava a uma por dia, exceto pelo vereador Marco Monteiro do Partido REDE. Inclusive 11 das 14 páginas existentes foram criadas nesse período. A análise também revelou que o atual quadro legislativo santanense adota diferentes meios de atuação e estratégia em seus perfis oficiais. O conteúdo exposto visa na maior parte das postagens do facebook a assuntos pessoais ou de nenhuma ligação com o governo. Fotos pessoais e compartilhamentos de notícias são constantes, talvez a idéia esteja em demonstrar aspectos de simpatia ou humanização com os usuários e eleitorado. Uma outra possibilidade é a falta de distinção entre o perfil pessoal e a fanpage. Por isso o valor Outros destaca-se, enquanto na segunda colocação temos a Transparência, o que demonstra que mesmo adotando a estratégia de expor conteúdo pessoal, os agentes ainda possuem um cuidado especial em publicar conteúdo relevante com suas ações no governo, sendo uma espécie de tática de promoção do agente público como exemplo o vereador Carlos Nilo que publica fotos de jornais locais para a exposição e transparência do seu trabalho.
Ainda durante a coleta e análise dos dados não houve nenhuma mudança significativa no ano posterior ao período estudado nas redes sociais virtuais dos agentes políticos, exceto pela volta de atividade da fanpage do vereador Itacir Soares que estava inativa desde 2016. Este fato pode nos demonstrar a existência de um padrão de estratégia do uso apenas em campanhas eleitorais. Durante o período estudado (2016-2018), a maioria das publicações continham uma foto, vídeo ou uma arte produzida em computador, e apresentavam descrições/legendas, onde possibilitou um estudo mais adequado e melhor categorização dos conteúdos apresentados nas postagens das fanpages. Uma limitação relacionado ao estudo relacionado a isso, é o caso da página do agente político Aquiles Pires do Partido dos Trabalhadores. As primeiras publicações da página apresentavam conteúdo com falta de descrição o que dificultou um pouco a análise dos dados, e um outro problema detectado foi que a fanpage constava o dia 06 de abril de 2018 como a data oficial de criação, e conflitou com suas postagens que eram datadas desde 01 de fevereiro de 2018, O mais provável esclarecimento para a situação seja que sua assessoria ou o próprio político tenha feita conversão de seu perfil pessoal no facebook para página.
Baseando-se na análise que para uma melhor aproximação, aumento da mobilização e participação dos cidadãos santanenses existe a necessidade de mudança de estratégia comunicativa dentro da plataforma Facebook. Para um melhor engajamento e fiscalização, focar a abordagem nos assuntos relacionados ao mandato, abrindo espaço para o conhecimento da população para com as ações dos agentes políticos, possibilitando uma participação mais contundente do eleitorado