Relatório Piloto Observatório* | Núcleo de Estudos em Redes

Relatório Piloto Observatório*

* A pesquisa que fundamentou este relatório foi elaborada pelo Gestor Público Jean Luca Cariolato Correa. 

Na elaboração desta pesquisa, procurou-se investigar a atuação que dos políticos no ambiente digital na plataforma digital Facebook. identificando e categorizando as publicações, e demonstrando quais valores democráticos apresenta-se com maior frequência (BARROS E MIOLA, 2015). o objetivo desta coleta de dados é analisar as publicações (posts) com o auxílio dos indicadores de valores democráticos constantes no quadro 01, desenvolvido com base em Castro e Corso (2017), sendo classificados os valores democráticos com maior relevância dentro dos perfis digitais.

Tabela 01 – Quadro de apresentação dos valores

Fonte: Castro e Corso (2017).

RESULTADOS

 A coleta de dados foi desenvolvida através de análise dos conteúdos postados nas fanpages disponíveis dos vereadores do município de Sant’Ana do Livramento no Facebook, dentre os anos 2016-2018. Verificou-se que entre os 17 agentes políticos do atual mandato legislativo, 14 possuem páginas existentes na plataforma facebook, sendo que 10 ainda estão sendo atualizadas com conteúdo e 4 encerraram suas atividades. 3 vereadores não possuem página alguma, sendo seus perfis pessoais contemplados com conteúdo relevante para seus amigos e seguidores, são eles: Maria Helena Duarte, Leandro Ferreira e Germano Camacho.

A tabela A abrange a relação dos agentes políticos que  possuem fanpages, ano de ingresso no facebook, número de curtidas e seguidores, e o status de atividade da página. Fonte essa coletada na data 22 de Setembro de 2019.

Tabela A – Relação dos Agentes políticos

 

Nome Partido Possui fanpage? Ano de ingresso Curtidas Seguidores Status da fanpage
AQUILES PIRES PT SIM 2018 5.200 5.197 Ativa
ANTONIO ZENOIR PSD SIM 2016 2.098 2.105 Ativa
CARLOS NILO PP SIM 2012 1.330 1.322 Ativa
DAGBERTO REIS PT SIM 2014 596 593 Ativa
DANÚBIO BARCELLOS PP SIM 2016 10.392 10.390 Ativa
EVANDRO GUTEBIER PRB SIM 2017 734 736 Ativa
GALO DEL FABRO PSDB SIM 2018 4.365 4.362 Ativa
GERMANO CAMACHO PTB NÃO Não Possui
ITACIR SOARES PT SIM 2016 234 234 Inativa
LEANDRO FERREIRA PT NÃO Não Possui
LÍDIO MENDES “MELADO” PTB SIM 2017 5.137 5.541 Inativa
MÁRCIA DA ROSA PSB SIM 2017 955 955 Ativa
MARIA HELENA PDT NÃO Não Possui
PEDRINHO SANTAFÉ PDT SIM 2017 1.519 1.517 Inativa
ROMÁRIO PAZ PMDB SIM 2016 660 657 Ativa
ULBERTO NAVARRO “GARRÃO” PDT SIM 2017 1.723 1.718 Inativa

 

Os dados das páginas oficiais foram verificadas dentre o período de 1º de janeiro de 2016 (ano eleitoral) a 31 de dezembro de 2018, totalizando 3.219 postagens entre as 14 fanpages disponíveis. Figura A apresenta as médias diárias. Onde constatou-se que apenas o vereador Marco Monteiro atingiu a média de 1 publicação por dia.

Figura A: Média das publicações diárias

Com base nos valores democráticos, o conteúdo apresentado nas postagens das fanpages existentes foram categorizadas da seguinte maneira: Transparência, Accountability, Participação, Serviços, Propaganda e Outros. A partir deste contexto, e adotando o mesmo período de análise para todas as páginas independente do ano de ingresso do agente na plataforma Facebook, Tabela B aponta um ranqueamento dos agentes políticos com os maiores números de postagens junto com a quantidade de posts que possuem o conteúdo da categoria. Consequentemente demonstra os agentes com o maior envolvimento com seu perfil oficial dentro dos meios digitais do atual quadro legislativo dentre o período estudado.

Tabela B: Lista de páginas com os valores democráticos

  Agente Político Transparência Accountability Serviços Participação Propaganda Outros Total
Marco Monteiro (REDE) 298 166 57 121 78 388 1.108
Antonio Zenoir (PSD) 167 80 26 40 41 188 542
Danúbio Barcellos (PP) 24 11 1 27 3 343 409
Romário Paz  (PMDB) 10 13 3 0 4 271 301
Aquiles Pires  (PT) 55 22 32 12 94 69 284
Carlos Nilo  (PP) 82 41 0 12 33 32 200
Evandro Gutebier   (PRB) 57 30 10 13 3 14 127
Galo del Fabro   (PSDB) 9 1 0 0 47 25 82
Dagberto Reis  (PT) 10 9 5 15 5 34 78
10º Márcia da Rosa  (PSB) 17 10 5 9 3 6 50
11º Lídio Mendes  (PTB) 12 2 0 0 0 0 14
12º Pedrinho Santafé  (PDT) 3 0 0 0 0 8 11
13º Itacir Soarers (PT) 0 0 2 3 2 2 9
14º Ulberto Navarro  (PDT) 0 0 0 0 1 3 4
15º Germano Camacho (PTB) X
16º Leandro Ferreira (PT) X
17º Maria Helena (PDT) X

 Dentre as 3.219 publicações analisadas a classificação do conteúdo no geral apresentado fica da seguinte forma: Transparência (744), Accountability (385), Serviços (141), Participação (252), Propaganda (314) e Outros (1.383). O figura B aborda a porcentagem do conteúdo apresentado nas fanpages com base nos dados classificados.

Figura B: Porcentagem dos Valores democráticos no geral

Fonte: Pesquisa

Após a análise e classificação das postagens, notou-se alguns perfis distintos entre as fanpages estudadas. Cada agente aderiu à certa forma de apresentação de conteúdo em sua mídia social. Dos 6 valores democráticos, 4 se destacaram nas páginas como a figura C nos demonstra os valores democráticos que destacaram-se em cada uma das fanpages junto com sua porcentagem.

Figura C: Valores democráticos mais presentes

Destacou-se o valor democrático Outros, apresentando-se como o mais presente em 7 fanpages diferentes, sendo assim representa 43% do conteúdo exibido pelos agentes políticos de Sant’Ana do Livramento. Seguido assim pelo valor Transparência sendo destaque em 4 fanpages (23,1%); Propaganda em 2 páginas (9,8%) e Participação em 1 página (7,8%). Os valores Accountability e Serviços não se destacaram em nenhuma das páginas analisadas como valores mais presentes, mesmo estes tendo uma alta exposição de conteúdo em algumas fanpages, principalmente Accountability que representa 12% do conteúdo exposto entre as 14 páginas do Facebook.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e o avanço da internet possibilitou uma  expansão maior do contato e troca de informações entre os usuários e os agentes políticos.  O surgimento das redes sociais como o Facebook, apresentou uma nova face do lado político tanto para uso do marketing e promoção quanto para o controle e fiscalização dos cidadãos. Desde a virada do milênio as grandes esferas políticas têm aderido ao uso dos meios de comunicação digitais, como sites e fanpages para tanto os órgãos e entidades públicas como os agentes, mesmo estes últimos ainda recentes como o estudo desta pesquisa nos apresentou.

Ainda assim mesmo com toda a evolução e desenvolvimento das mídias sociais, ainda se caminha em passos lentos por dentro das plataformas digitais como o Facebook na cidade de Sant’Ana do Livramento. Dentre o período estudado (2016, 2017 e 2018) dois são anos eleitorais, uma municipal e a outra federal e ainda assim no uso das fanpages as médias de publicações não chegava a uma por dia, exceto pelo vereador Marco Monteiro do Partido REDE. Inclusive 11 das 14 páginas existentes foram criadas nesse período. A análise também revelou que o atual quadro legislativo santanense adota diferentes meios de atuação e estratégia em seus perfis oficiais. O conteúdo exposto visa na maior parte das postagens do facebook a assuntos pessoais ou de nenhuma ligação com o governo. Fotos pessoais e compartilhamentos de notícias são constantes, talvez a idéia esteja em demonstrar aspectos de simpatia ou humanização com os usuários e eleitorado. Uma outra possibilidade é a falta de distinção entre o perfil pessoal e a fanpage. Por isso o valor Outros destaca-se, enquanto na segunda colocação temos a Transparência, o que demonstra que mesmo adotando a estratégia de expor conteúdo pessoal, os agentes ainda possuem um cuidado especial em publicar conteúdo relevante com suas ações no governo, sendo uma espécie de tática de promoção do agente público como exemplo o vereador Carlos Nilo que publica fotos de jornais locais para a exposição e transparência do seu trabalho.

Ainda durante a coleta e análise dos dados não houve nenhuma mudança significativa no ano posterior ao período estudado nas redes sociais virtuais dos agentes políticos, exceto pela volta de atividade da fanpage do vereador Itacir Soares que estava inativa desde 2016. Este fato pode nos demonstrar a existência de um padrão de estratégia do uso apenas em campanhas eleitorais. Durante o período estudado (2016-2018), a maioria  das publicações continham uma foto, vídeo ou uma arte produzida em computador, e apresentavam descrições/legendas, onde possibilitou um estudo mais adequado e melhor categorização dos conteúdos apresentados nas postagens das fanpages.  Uma limitação relacionado ao estudo relacionado a isso, é o caso da página do agente político Aquiles Pires do Partido dos Trabalhadores. As primeiras publicações da página apresentavam conteúdo com falta de descrição o que dificultou um pouco a análise dos dados, e um outro problema detectado foi que a fanpage constava o dia 06 de abril de 2018 como a data oficial de criação, e conflitou com suas postagens que eram datadas desde 01 de fevereiro de 2018, O mais provável esclarecimento para a situação seja que sua assessoria ou o próprio político tenha feita conversão de seu perfil pessoal no facebook para página.

Baseando-se na análise  que para uma melhor aproximação, aumento da mobilização e participação dos cidadãos santanenses existe a necessidade de mudança de estratégia comunicativa dentro da plataforma Facebook. Para um melhor engajamento e fiscalização, focar a abordagem nos assuntos relacionados ao mandato, abrindo espaço para o conhecimento da população para com as ações dos agentes políticos, possibilitando uma participação mais contundente do eleitorado