Inclusão e Acessibilidade | Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos

Inclusão e Acessibilidade

Conforme o Planejamento Estratégico (link externo) do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unipampa (2019-2023), o eixo Compromisso Social apresenta, como um de seus objetivos: “Garantir a todos os discentes, em especial às pessoas com deficiência, a participação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária”. Para atendê-lo, a iniciativa 72 do referido Planejamento indica que a Unipampa deve garantir as condições de Acessibilidade nos PPCs de graduação.

Neste sentido, a Prograd está desenvolvendo diversas ações, dentre elas, tornar acessíveis os documentos disponíveis neste site: Arquivos úteis à elaboração de PPC (link externo). Desta forma, informamos que foram implementadas as recomendações de acessibilidade na estrutura do template do PPC, mas será necessário tornar o conteúdo acessível também. Para isso, seguem algumas orientações:

Além da acessibilidade dos PPCs e demais documentos institucionais, é importante disponibilizar conteúdos digitais acessíveis nos sites da Unipampa, atendendo à Lei nº 13.146/2015, a qual menciona no Art. 63 que “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por […] órgãos de governo”. Para isso, seguem algumas orientações:

Comunicamos que no canal da Pró-Reitoria de Graduação no YouTube há uma Playlist de vídeos sobre a Produção de documentos digitais acessíveis no LibreOffice Writer (link externo), materiais produzidos pela Pedagoga da Prograd, Daniele dos Anjos Schmitz com a participação da Tradutora e Intérprete de Libras do Câmpus Alegrete, Roberta dos Santos Messa.

Disponibilizamos também um vídeo sobre a Produção de recursos pedagógicos digitais no Microsoft Word (link externo)

Acesso a cursos ministrados

Cursos sobre Acessibilidade Digital ministrados pela Pedagoga Daniele dos Anjos Schmitz.

Workshop Acessibilidade nos PPCs

Monitoria de apoio à produção de materiais educacionais acessíveis

Ferramentas que apoiam a produção e utilização de Recursos Pedagógicos Acessíveis

É possível encontrar ferramentas, recursos, softwares, aplicativos, sites e publicações que auxiliam na produção e utilização de recursos pedagógicos digitais acessíveis. Conheça algumas ferramentas (link externo).

Material Complementar