Inserção da Extensão nos cursos de Graduação | Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos

Inserção da Extensão nos cursos de Graduação

Neste espaço, compartilhamos parte do material que orienta a construção da proposta de inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação da Universidade.

Conforme prerrogativa do Plano Nacional de Educação, Meta 12. Estratégia 12.7, todos os cursos de graduação necessitarão incluir 10% de sua carga-horária em atividades de  extensão, de forma a articular com o ensino e a pesquisa.  Para que esse processo seja compreendido como uma oportunidade de aproximação ainda maior com a comunidade,  atentos ao perfil de formação de cada curso, bem como ao perfil de egresso expresso no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIPAMPA esta demanda  vem sendo trabalhada conjuntamente entre PROGRAD e PROEXT e as gestões dos cursos de graduação, Núcleos Docentes Estruturantes, comissões locais de ensino e de extensão e demais instâncias envolvidas. A síntese de materiais de estudos, atividades de formações, orientações, trocas de experiências, fóruns de dúvidas, estão disponíveis na página do Moodle  – Inserção da Extensão nos Currículos de Graduação da Unipampa. 

Nº do processo com o cronograma de envio dos PPCs atualizados com a inserção da extensão: SEI nº 23100.010611/2021-76
Sugere-se que, após a discussão conceitual e a discussão de como será a inserção da extensão no curso,  os cursos, por meio do NDE e da Comissão de  Curso, possam revisar o PPC incluindo as informações de como será a inserção da extensão, um regulamento que a operacionalize e a Matriz Curricular que materialize a concepção proposta.