O Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos (período 2013-2018) de atuação do Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec) foi apresentado em reunião de seu Conselho Diretor realizada em 6 de dezembro no Campus Alegrete. Na ocasião, o vice-reitor e representante da reitoria no Conselho, Almir Barros da Silva Santos Neto, deu posse aos representantes da UNIPAMPA e da comunidade em geral presentes. O planejamento pode ser visto na íntegra aqui.
Conforme explica o coordenador do PampaTec, Émerson Rizzatti, o grupo está “trabalhando em várias frentes do projeto, conforme as metas traçadas anteriormente”. Conforme ele, está sendo realizada a “capacitação continuada da equipe de gestão do PampaTec, com a participação em workshops, seminários e visitas técnicas a outros Parques Tecnológicos”, bem como a “prospecção de interessados – empresas, estudantes e demais membros da comunidade – em ingressar com projetos empresariais inovadores”. Além disso, o grupo atua na promoção da cultura empreendedora junto à comunidade e começa a estabelecer processos formalizados de ingresso das empresas no Parque, conforme Émerson.
Além de apresentar os avanços do projeto, durante a reunião foram apresentadas propostas de diretrizes para elaboração do regimento da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, bem como a proposta de diretrizes para elaboração de edital de processo seletivo público para ingresso na Incubadora, ambas as propostas aprovadas por unanimidade. Émerson explica que, agora, espera-se instalar a Incubadora ainda no início de 2013 nas dependências do Campus Alegrete. “Neste momento, está iniciado o processo de encaminhamento ao CONSUNI do Regimento da Incubadora para posteriormente lançarmos o edital para selecionar os projetos interessados em ‘incubar’ nessas salas, com previsão para abril de 2013”, afirma o coordenador.
