Startup Tuna Semicondutores é apresentada à Secretaria de Inovação do RS e reforça protagonismo da UNIPAMPA em microeletrônica

No dia 13 de agosto, o coordenador do PampaTec, professor Alessandro Girardi, e o acadêmico da UNIPAMPA Cláudio Ernani Pedroso Júnior estiveram na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS), em Porto Alegre, para apresentar oficialmente a criação da startup Tuna Semicondutores, spin-off do grupo de pesquisa GAMA que será incubada no PampaTec. A reunião contou com a presença da secretária Simone Stülp e do diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Guilherme Camboim.

A Tuna Semicondutores é formada por quatro alunos do curso de Design de Chips, oferecido por meio do programa Semicondutores RS. A especialização foi viabilizada pelo edital Inova Semicondutores 03/2023 e executada pelo grupo de pesquisa GAMA, da UNIPAMPA. Iniciado em setembro de 2024, o curso foi concluído em março de 2025, e o lançamento oficial da startup está previsto para o mês de setembro.

Da esquerda para a direita: o Prof. Alessandro Girardi, o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Guilherme Camboim, o sócio da Tuna Semicondutores, Claudio Ernani da Costa Pedroso Jr, e a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS, Simone Stülp.

A empresa já conquistou seu primeiro cliente, a Chipus, e grande parte desse sucesso se deve à formação técnica de excelência proporcionada pelo curso.

Sobre o curso: os sócios da Tuna Semicondutores participaram da formação do Curso de Projetistas de Circuitos Integrados – Sistemas de Sinais Mistos, com investimento de R$ 869.282,00. Realizado no campus Alegrete da UNIPAMPA, o curso totalizou 720 horas de aulas teóricas e práticas, formando 20 alunos de diferentes estados. Cada participante recebeu uma bolsa mensal de R$ 4 mil durante os seis meses de capacitação.

Programa Semicondutores RS: Instituído pelo Decreto nº 57.209, de 21 de setembro de 2023, o programa busca fortalecer a competitividade do setor de semicondutores no Estado, por meio de incentivos fiscais, investimentos estratégicos e ações voltadas à inovação tecnológica.