A Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) retornou à Univates, onde ocorreu a primeira reunião da rede, para celebrar os 20 anos de história. O encontro ocorreu dia 08/12/25, e contou com a presença de associados, diretores, ex-presidentes, parceiros e representantes de ambientes de inovação de todo o RS.
Após visita ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates e ao Hub Tecno Saúde, foi realizada a assembleia da Rede. Na ocasião, foi eleita a nova diretoria para o biênio 2026-2027. O coordenador da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), Michel Machado, foi empossado presidente da Reginp. Também integram a diretoria Lisandro Dalla Nora, da UFN como vice-presidente, Daniel Laguna, do TecnoPuc como Diretor Administrativo, Émerson Rizzatti, do PampaTec como Diretor de Novos Ambientes e Juliana Wotzasek, do CIEE RS com Diretora de Comunicação.

Segundo Machado, o foco da nova gestão é reconectar parceiros, associados e ambientes de inovação, fortalecendo a Reginp em todas as regiões do estado. As ações terão como objetivos ampliar a colaboração e fortalecer iniciativas conjuntas, incluindo a criação de um programa de incubação envolvendo toda a rede.
Para Rizzatti, a Diretoria de Novos Ambiente busca acolher as novas incubadoras e novos parques tecnológicos que estão surgindo no RS.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participou do evento e reforçou o compromisso do governo com a inovação. Para ela, a Reginp é um elo fundamental para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado.
Sobre a Reginp
A Reginp faz a articulação entre os ambientes de inovação do estado promovendo a colaboração, o intercâmbio de experiências e a realização de eventos para fortalecer o ecossistema de inovação e criar um ambiente favorável para o surgimento e a consolidação de empresas inovadoras, para o desenvolvimento de tecnologias de ponta e para a geração de emprego e renda.
