Conheça o PampaTec | PAMPATEC – Parque Científico e Tecnológico do Pampa

Conheça o PampaTec

Quem somos

O Parque Científico e Tecnológico do Pampa – PampaTec, inserido no Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, sendo disciplinado pela RESOLUÇÃO Nº 18, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010, do CONSELHO UNIVERSITÁRIO, como um órgão complementar da UNIPAMPA. Seu caráter multicampi, destina-se a promover atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica por meio da parceria com empresas e entidades.

O PampaTec está localizado em uma área de 6ha, com área construída de 647 m2; dentro da UNIPAMPA na zona leste da cidade, a aproximadamente 4km do centro da cidade e a 2,5 km do trevo de acesso à BR 290. Figura 1: Parte do mapa da cidade de Alegrete, com localização do PampaTec dentro da área da UNIPAMPA.

O PampaTec tem um acesso direto à Av. Tiarajú, principal via da zona leste, além de uma integração com a demais partes do campus universitário. Esta localização é estratégica para atividades de inovação tecnológica, pois está bem servida de serviços de energia elétrica, água e esgoto, além de facilidade de conexão com a rede de dados de alta velocidade.

A entrada do PampaTec está em frente ao Parque de Exposições Dr. Lauro Dorneles, local com infraestrutura adequada para realização de feiras, eventos e exposições de todos os tipos. Pelo fato de estar localizado dentro da área urbana de Alegrete, o Parque Tecnológico está próximo de serviços como restaurantes, bancos, hotéis, escolas, postos de saúde, etc.

O Parque Tecnológico é gerenciado pela Universidade Federal do Pampa, como um órgão dentro da estrutura organizacional da universidade. Tem como principais parceiros a Prefeitura Municipal de Alegrete, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto Federal Farroupilha, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, do Centro Empresarial de Alegrete e do SEBRAE, dos quais dão apoio às atividades e ações desenvolvidas.

Como áreas de atuação, o Parque Tecnológico terá como foco empresas de desenvolvimento de produtos inovadores nas áreas de vocação do campus Alegrete da UNIPAMPA, como eletrônica, microeletrônica, desenvolvimento de software, desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação, projetos de engenharia civil, projetos de engenharia mecânica, geoprocessamento, tecnologia rural, etc. Porém, não estará limitada a estas áreas, podendo atender também a outros setores, desde que seu produto possua um caráter inovador.

Figura 2: Área da UNIPAMPA, Campus Alegrete