A Pré-Incubação compreende o conjunto de atividades que servem para estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócios, com ênfase na conscientização empreendedora.
Tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de alunos, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica e externa, apoiando-os em seus primeiros passos e tendo como prioridades:
- formação empresarial dos empreendedores para a gestão de negócios;
- estimular a postura empreendedora;
- incentivar a criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica;
- apoiar no desenvolvimento do protótipo do produto e/ou serviço; e
- aproximar o meio acadêmico do mercado
Na Pré-Incubação, os empreendedores desenvolvem as bases de seu empreendimento sem ainda ter a empresa aberta juridicamente. As ideias prospectadas que possuem potencial para tornar-se uma startup, passam para o processo de pré-Incubação de empresas.
Nesta etapa os empreendedores recebem: consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado, além de suporte com suprimentos, treinamentos, espaço físico e o nome do PampaTec.
Atenção:
É importante ressaltar que o processo de Pré-Incubação não é pré-requisito para participação no Programa de Incubação de Empresas do PampaTec, mas um momento onde o empreendedor tem a possibilidade de ampliar, aperfeiçoar e validar o potencial da ideia para tornar-se uma startup.
Processo de Pré-Incubação funciona com as seguintes etapas:
A interação inicial com a comunidade parte do convite para o evento denominado Desafio Modelo de Negócios, divulgado à população em geral. Para participar do evento é possível encaixar-se em uma das categorias: apresentador de ideias e ouvinte/colaborador. Dessa forma, espera-se as propostas de ideias para apresentações. Tais propostas são avaliadas para verificar se atendem o requisito de negócio de base tecnológica.
Constitui na exposição das ideias e uma oficina sobre CANVAS, para fazer a modelagem das ideias apresentadas
Segunda etapa:
São realizados os ajustes na modelagem de negócio destas ideias com formação de grupos, a partir das ideias de negócio, compostos pelos apresentadores e os participantes interessados nas propostas. Esta estratégia de formação de grupos com o público espectador oportuniza ao criador da ideia diversos pontos de vista.
Terceira etapa:
É realizada posteriormente ao amadurecimento da ideia aplicada ao Canvas, seu objetivo é expor a comunidade em geral todas os projetos trabalhados no evento. Os trabalhos expostos são julgados pela comunidade, sob quatro categorias: mais inovadora; maior impacto social; maior potencial de rápido crescimento (escalabilidade); e maior viabilidade econômica (lucratividade).
Os participantes que apresentarem os modelos de negócio que receberem o maior número de votos em cada um dos júris: Juri Técnico, Júri Empresarial e Júri Popular, participarão da Pré-incubação na Incubadora Tecnológica do PAMPATEC.