O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi encaminhado para a análise do Conselho Universitário (Consuni). Na última etapa, a comunidade acadêmica poderá se manifestar através das suas representações no Conselho, para propor alterações ou inserções no documento, já construído com apoio e participação de toda Unipampa.
A Comissão Central de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 16, a fim de analisar o momento virtual do PDI. Os presentes discutiram a respeito das contribuições realizadas e, diante do número ainda pequeno de contribuições, ajustou-se de que as unidades serão novamente acionadas para que se tenha uma participação ainda maior da comunidade acadêmica. Segundo Leandro Fleck, secretário executivo da Comissão, “a etapa virtual é um momento noqual todos poderão participar efetivamente da construção da Instituição e, sendo assim, toda e qualquer contribuição será bem acolhida”. A etapa virtual estará aberta até a próxima segunda-feira, 20, através do Sistema Moodle.
A etapa virtual do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inicia dia 29 de abril e vai até o dia 17 de maio. Através do Sistema Moodle a comunidade acadêmica terá 19 dias para debater o PDI.
De acordo com o secretário da Comissão Central de Elaboração do PDI, Leandro Silveira Fleck: “Esse será mais um momento importante para que a comunidade universitária atue e decida o rumo instituição, sentindo-se participante ativa na construção da Universidade que queremos”.
Após a etapa virtual, serão realizadas as etapas de compilação das proposições, revisão final e envio para o Conselho Universitário em junho.
A reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe na próxima sexta-feira (19) a última rodada de discussões presenciais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. A reunião acontece no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, das 8h30 às 12h30. Todos os servidores lotados nas pró-reitorias podem participar do debate.
A Caravana do PDI já passou por todos os campi da Universidade, com foco em construir um diagnóstico baseando-se em evidências e cenários factíveis. Assim, será possível identificar os objetivos estratégicos para a instituição, a serem desenvolvidos no período de cinco anos. Segundo o representante da Comissão Central de Elaboração do PDI, Leandro Fleck, a rodada de debates nos campi foi um momento de reflexão, diálogo e contribuições.
A última etapa será feita com os servidores na reitoria. De acordo com Fleck, a proposta é debater com os servidores, dentre os 9 eixos do PDI, aqueles que sejam pertinentes ao trabalho realizado na Reitoria, buscando fomentar o diálogo e colher contribuições úteis ao PDI em construção.
Para o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, o PDI é um documento de toda a Universidade, pois é o resultado da discussão coletiva e deverá refletir a realidade e os anseios da comunidade acadêmica.
A Comissão Central afirma que, após a análise dos diagnósticos finais encaminhados pelos campi, será iniciada a organização para o momento virtual, que deve ocorrer ainda em novembro deste ano.
Começaram nesta segunda-feira, 10, os debates nos campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 – 2023. A proposta dos debates que acontecem em todas as unidades a partir dessa semana é conhecer o diagnóstico construído pelos campi e conjuntamente apontar caminhos visando a construção da Universidade a partir dos anseios da comunidade acadêmica, com excelência e reconhecimento da sociedade.
Conforme a Comissão Central de Elaboração do PDI, busca-se, com esse processo, em conjunto com os campi, construir um diagnóstico e proposições baseando-se em evidências e cenários factíveis na identificação de objetivos estratégicos para a instituição a serem desenvolvidos no período de cinco anos (2019-2023). Espera-se, como resultado, que o documento sintetize os anseios da comunidade acadêmica e que ocorra um pacto institucional visando a busca pela excelência institucional em todas as áreas de atuação.
Já tendo passado por Caçapava do Sul e São Gabriel, a Caravana do PDI nos campi já mostra os primeiros resultados, na avaliação da equipe que organiza os encontros. “As unidades já visitadas têm evidenciado que a comunidade acadêmica dos campi está atenta às necessidades institucionais. A Comissão Central de Elaboração do PDI considera positiva a participação dos primeiros campi onde os trabalhos foram realizados, pois muitas contribuições registradas evidenciam a necessidade permanente de aperfeiçoar a Instituição, seja nas suas práticas administrativas, mas principalmente nas suas atividades e vivências acadêmicas”, afirma o representante da Comissão, Leandro Fleck.
Para o reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, os debates demonstram que a comunidade acadêmica, em todos seus segmentos, está conectada com o atual cenário vivenciado pela Instituição, que deve buscar aperfeiçoar sua gestão, consolidando cursos, infraestrutura, aperfeiçoando sua comunicação interna ou externa, acolhimento e apoio à continuidade dos estudos do discente, na qualidade de vida dos seus servidores, na humanização de diferentes processos, além de outros temas importantíssimos.
A organização dos debates do PDI, além da Comissão Central, tem o apoio Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan). Conforme a Comissão, também participam com destaque desse processo Proad, Proext, Prograd, Praec, Proppi, Progepe, Dtic, DEaD e Daeinter.
Confira o cronograma da Caravana do PDI nas unidades:
Na oportunidade o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, falou sobre a importância dos discentes, técnico-administrativos e professores estarem envolvidos com o processo de elaboração do PDI, um instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, a diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver nos próximos cinco anos.
“Somos passageiros na Unipampa, temos que desenvolver uma programação para o futuro, com planejamentos factíveis, levando em consideração a conjuntura político-econômica atual”, falou Hansen. O reitor ainda complementou dizendo que: “esperamos contar com o compromisso e apoio de todos para continuarmos a construir uma Universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada”.
Para o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô, o PDI tem como principal objetivo auxiliar as instituições de ensino superior a se prepararem para o futuro e constitui uma ferramenta essencial de planejamento estratégico para gestão e ensino. “O maior desafio na construção do novo Plano será sensibilizar a comunidade acadêmica para o cenário que vivenciamos, defender aquilo que conquistamos, aperfeiçoar a academia e prepará-la para um futuro cada vez mais suscetível a fatores externos”, explicou o pró-reitor.
Após as apresentações de Hansen e Tarragô, o administrador da Unipampa, Rafael Sais, explicou a metodologia do processo de elaboração do PDI, o conceito, finalidades, modelo estrutural, princípios para elaboração, princípios da construção do planejamento estratégico, processo simplificado, formatos de participação, atores responsáveis e o cronograma.
Durante a reunião foi constituída a Comissão Central de Elaboração do PDI composta pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen; vice-reitor, Maurício Aires Vieira; a chefe de gabinete da reitoria, Magda Luiza Barreto; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proext), Nádia Bucco; o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Luís Hamilton Tarragô; pró-reitor de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes; pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi), Pedro Roberto de Azambuja Madruga; pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progepe), Luiz Edgar Araújo Lima; pró-reitor de Administração (Proad), Evelton Machado Ferreira; pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Sandro Burgos; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Pierre Corrêa Martin; o diretor de Assuntos Estratégicos e Interinstitucionais (Daeinter), Cristian Wittmann; e a diretora de Educação a Distância (Dead), Maria do Socorro Farias-Marques.
Portaria que designa as áreas responsáveis pelas diretrizes e iniciativas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2014-2018, e estabelece metas individualizadas por iniciativa para os anos de 2017 e 2018
presentes no Anexo I.
A Gestão da Universidade com o apoio da Divisão de Planejamento Estratégico da PROPLAN definiu quem compete a coordenação de cada uma das Iniciativas do PDI 2014-2018. A partir de agora pode ser consultado quem são os responsáveis pelas iniciativas do plano aprovado.
Esta medida visa organizar com o apoio de toda a administração da Universidade a responsabilidade pela condução das iniciativas e o seu acompanhamento individualizado, cabendo aos responsáveis designados a interlocução com as Unidades Universitárias e com outros órgãos da própria administração de como elas serão executadas.
O arquivo com as iniciativas e seus responsáveis pode ser consultado aqui