Etapa Virtual do PDI inicia em 29 de abril
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa
A etapa virtual do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inicia dia 29 de abril e vai até o dia 17 de maio. Através do Sistema Moodle a comunidade acadêmica terá 19 dias para debater o PDI.
De acordo com o secretário da Comissão Central de Elaboração do PDI, Leandro Silveira Fleck: “Esse será mais um momento importante para que a comunidade universitária atue e decida o rumo instituição, sentindo-se participante ativa na construção da Universidade que queremos”.
Após a etapa virtual, serão realizadas as etapas de compilação das proposições, revisão final e envio para o Conselho Universitário em junho.
Plano de Desenvolvimento Institucional finaliza rodada de debates com servidores da reitoria
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa
A reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe na próxima sexta-feira (19) a última rodada de discussões presenciais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. A reunião acontece no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, das 8h30 às 12h30. Todos os servidores lotados nas pró-reitorias podem participar do debate.
A Caravana do PDI já passou por todos os campi da Universidade, com foco em construir um diagnóstico baseando-se em evidências e cenários factíveis. Assim, será possível identificar os objetivos estratégicos para a instituição, a serem desenvolvidos no período de cinco anos. Segundo o representante da Comissão Central de Elaboração do PDI, Leandro Fleck, a rodada de debates nos campi foi um momento de reflexão, diálogo e contribuições.
A última etapa será feita com os servidores na reitoria. De acordo com Fleck, a proposta é debater com os servidores, dentre os 9 eixos do PDI, aqueles que sejam pertinentes ao trabalho realizado na Reitoria, buscando fomentar o diálogo e colher contribuições úteis ao PDI em construção.
Para o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, o PDI é um documento de toda a Universidade, pois é o resultado da discussão coletiva e deverá refletir a realidade e os anseios da comunidade acadêmica.
A Comissão Central afirma que, após a análise dos diagnósticos finais encaminhados pelos campi, será iniciada a organização para o momento virtual, que deve ocorrer ainda em novembro deste ano.
Unidades da Unipampa começam a receber os debates do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019 – 2023
Por Aline Reinhardt da Silveira
Começaram nesta segunda-feira, 10, os debates nos campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 – 2023. A proposta dos debates que acontecem em todas as unidades a partir dessa semana é conhecer o diagnóstico construído pelos campi e conjuntamente apontar caminhos visando a construção da Universidade a partir dos anseios da comunidade acadêmica, com excelência e reconhecimento da sociedade.
Conforme a Comissão Central de Elaboração do PDI, busca-se, com esse processo, em conjunto com os campi, construir um diagnóstico e proposições baseando-se em evidências e cenários factíveis na identificação de objetivos estratégicos para a instituição a serem desenvolvidos no período de cinco anos (2019-2023). Espera-se, como resultado, que o documento sintetize os anseios da comunidade acadêmica e que ocorra um pacto institucional visando a busca pela excelência institucional em todas as áreas de atuação.
Já tendo passado por Caçapava do Sul e São Gabriel, a Caravana do PDI nos campi já mostra os primeiros resultados, na avaliação da equipe que organiza os encontros. “As unidades já visitadas têm evidenciado que a comunidade acadêmica dos campi está atenta às necessidades institucionais. A Comissão Central de Elaboração do PDI considera positiva a participação dos primeiros campi onde os trabalhos foram realizados, pois muitas contribuições registradas evidenciam a necessidade permanente de aperfeiçoar a Instituição, seja nas suas práticas administrativas, mas principalmente nas suas atividades e vivências acadêmicas”, afirma o representante da Comissão, Leandro Fleck.
Para o reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, os debates demonstram que a comunidade acadêmica, em todos seus segmentos, está conectada com o atual cenário vivenciado pela Instituição, que deve buscar aperfeiçoar sua gestão, consolidando cursos, infraestrutura, aperfeiçoando sua comunicação interna ou externa, acolhimento e apoio à continuidade dos estudos do discente, na qualidade de vida dos seus servidores, na humanização de diferentes processos, além de outros temas importantíssimos.
A organização dos debates do PDI, além da Comissão Central, tem o apoio Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan). Conforme a Comissão, também participam com destaque desse processo Proad, Proext, Prograd, Praec, Proppi, Progepe, Dtic, DEaD e Daeinter.
Confira o cronograma da Caravana do PDI nas unidades:
10/09 – Campus Caçapava do Sul
11/09 – Campus São Gabriel
12/09 – Campus São Borja
13/09 – Campus Itaqui
14/09 – Campus Uruguaiana
24/09 – Campus Jaguarão
27/09 – Campus Bagé
04/10 – Campus Dom Pedrito
05/10 – Campus Livramento
08/10 – Campus Alegrete
19/10 – Reitoria
Unipampa lança o processo de elaboração do PDI 2019/2023
Na última segunda-feira, 11, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023.
Na oportunidade o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, falou sobre a importância dos discentes, técnico-administrativos e professores estarem envolvidos com o processo de elaboração do PDI, um instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, a diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver nos próximos cinco anos.
“Somos passageiros na Unipampa, temos que desenvolver uma programação para o futuro, com planejamentos factíveis, levando em consideração a conjuntura político-econômica atual”, falou Hansen. O reitor ainda complementou dizendo que: “esperamos contar com o compromisso e apoio de todos para continuarmos a construir uma Universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada”.
Para o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô, o PDI tem como principal objetivo auxiliar as instituições de ensino superior a se prepararem para o futuro e constitui uma ferramenta essencial de planejamento estratégico para gestão e ensino. “O maior desafio na construção do novo Plano será sensibilizar a comunidade acadêmica para o cenário que vivenciamos, defender aquilo que conquistamos, aperfeiçoar a academia e prepará-la para um futuro cada vez mais suscetível a fatores externos”, explicou o pró-reitor.
Após as apresentações de Hansen e Tarragô, o administrador da Unipampa, Rafael Sais, explicou a metodologia do processo de elaboração do PDI, o conceito, finalidades, modelo estrutural, princípios para elaboração, princípios da construção do planejamento estratégico, processo simplificado, formatos de participação, atores responsáveis e o cronograma.
Durante a reunião foi constituída a Comissão Central de Elaboração do PDI composta pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen; vice-reitor, Maurício Aires Vieira; a chefe de gabinete da reitoria, Magda Luiza Barreto; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proext), Nádia Bucco; o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Luís Hamilton Tarragô; pró-reitor de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes; pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi), Pedro Roberto de Azambuja Madruga; pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progepe), Luiz Edgar Araújo Lima; pró-reitor de Administração (Proad), Evelton Machado Ferreira; pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Sandro Burgos; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Pierre Corrêa Martin; o diretor de Assuntos Estratégicos e Interinstitucionais (Daeinter), Cristian Wittmann; e a diretora de Educação a Distância (Dead), Maria do Socorro Farias-Marques.
Ajude a construir o futuro da universidade que queremos
PORTARIA Nº 610, DE 19 DE MAIO DE 2017
Portaria que designa as áreas responsáveis pelas diretrizes e iniciativas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2014-2018, e estabelece metas individualizadas por iniciativa para os anos de 2017 e 2018
presentes no Anexo I.
Gestores de Iniciativas do PDI (2016)
A Gestão da Universidade com o apoio da Divisão de Planejamento Estratégico da PROPLAN definiu quem compete a coordenação de cada uma das Iniciativas do PDI 2014-2018. A partir de agora pode ser consultado quem são os responsáveis pelas iniciativas do plano aprovado.
Esta medida visa organizar com o apoio de toda a administração da Universidade a responsabilidade pela condução das iniciativas e o seu acompanhamento individualizado, cabendo aos responsáveis designados a interlocução com as Unidades Universitárias e com outros órgãos da própria administração de como elas serão executadas.
O arquivo com as iniciativas e seus responsáveis pode ser consultado aqui
E-Book do PDI
A equipe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento da PROPLAN com o apoio da ACS acaba de publicar e divulgar a comunidade universitária a versão e-book do PDI que pode ser consultada na integra. Esta versão em formato de livro é a mesma aprovada pelo Conselho Universitário em 2014, no entanto, é apresentada em um formato de leitura mais agradável incluindo fotos realizadas durante as reuniões e uma distribuição textual mais harmoniosa.
O e-book também está no ISSUU uma das maiores ferramentas de leitura online conhecidos
Aprovação do PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 da UNIPAMPA foi aprovado na 50ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário, ocorrido no último dia 27 de fevereiro no campus São Gabriel, após ampla discussão.
A versão final do documento foi elaborada e apresentada pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação e discutida no Conselho Universitário nas reuniões ordinárias de Janeiro (Campus Bagé) e Fevereiro (Campus São Gabriel) de 2014, tendo por base os documentos preliminares, discussões virtuais e presenciais e o trabalho da equipe revisora. Aproximadamente 769 pessoas se mobilizaram em torno de sua construção.
Durante a discussão do documento na reunião do Conselho Universitário, muitas contribuições/correções pontuais foram recebidas dos conselheiros das Unidades Universitárias. Cada contribuição foi enviada previamente e amplamente discutida modificando parcialmente a ultima versão disponibilizada para o Conselho e para a Comunidade Universitária.
O PDI 2014-2018 aprovado versa, dentre outras coisas, sobre os valores, princípios, projeto pedagógico institucional e bases estratégicas elencadas pela Comunidade Acadêmica para o período e servirá de base Institucional para outros documentos como o Planejamento Estratégico dos Campi e da Reitoria, Avaliação Institucional, Plano de Desenvolvimento de Pessoal e o Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Todas as etapas anteriores, fotos, documentos preliminares construídos, legislação e a versão final podem ser consultados diretamente no site criado para acompanhar o andamento da construção do documento do PDI.