PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 3

Oficina de Poesia

No mês de agosto, o grupo de bolsistas da Escola João Severiano da Fonseca realizou a Oficina de Poesia com as turmas de sétimo à nono ano. O objetivo da ação foi despertar o senso crítico e sensibilidade nos discentes. Durante o período de realização da oficina, os bolsista ID solicitaram que os alunos lessem poemas, produzissem poemas dadaístas a partir de recortes, entre outras atividades. Como produção final, os alunos escreveram seus próprios poemas, pautados nos conceitos trabalhados em aula.

 
Divulgação no blog: Oficina 1 e Oficina 2

Oficinas do Livro Infantil

No mês de abril, em alusão ao dia do livro infantil (18 de abril), os bolsistas da Escola João Severiano da Fonseca ministraram duas Oficinas do Livro Infantil, uma na E.E.E.M. Frei Plácido e outra na própria escola de atuação do subprojeto, ambas na cidade de Bagé/RS. As oficinas contaram com atividades variadas tais como contação de histórias, júri simulado, entre outras. Na Escola Frei Plácido, os bolsistas foram convidados a ministrar uma oficina, realizada no dia 26 de abril, que atendeu alunos do 1º ao 6º ano. Na escola sede do subprojeto, a oficina ocorreu no dia 20 de abril e trabalhou com todas as turmas do turno da manhã. Para celebrar essa data foram realizadas oficinas de leitura com o intuito de relembrar um grande nome desse segmento litério em nosso país, Monteiro Lobato.

 

Divulgação no blog: Oficina 1 e Oficina 2

Para começar bem o semestre: Mostra do PIBID – Subprojeto Letras

Nos dias 14 e 15 de agosto, foi realizada uma mostra do PIBID subprojeto Letras na Unipampa, campus Bagé, com o objetivo de dar visibilidade aos projetos desenvolvidos nas escolas. A Mostra contou com a participação das cinco escolas atendidas pelo PIBID, as quais construíram painéis para exporem os produtos oriundos das ações realizadas nos diferentes projetos.

Mostra http://subprojetoletras2014.blogspot.com.br/2017/09/mostra-pibid.html
Mostra http://subprojetoletras2014.blogspot.com.br/2017/08/mostra-pibid.html
Mostra http://subprojetoletras2014.blogspot.com.br/2017/08/participacao-do-ciep-na-mostra-do-pibid.html 

Intervenção Literária + Emojis no IFSul

 
Em novembro, foi realizada a Intervenção Literatura + Emojis no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Na atividade, com os Emojis foi organizado um jogo que teve como resultado a indicação da leitura de livros como A Culpa é das Estrelas, de John Green; Os da minha rua, de Ondjaki; O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini; Cartas de Amor aos Mortos, de Ava Dellaira; e As aventuras de Pi, de Yann Martel. A intervenção teve como principal objetivo encaminhar os alunos à leitura dos livros, mas destacamos também a interação com as novas tecnologias e com a multimodalidade.
Emojis http://subprojetoletras2014.blogspot.com.br/2017/11/ifsul-intervencao-literaria-literatura.html

Poesia compartilhada no IFSul

 
Em setembro foi realizada a Intervenção Literária, intitulada Poesia Compartilhada, aplicada nas turmas de 1º, 2º e 4º semestres dos cursos de Agropecuária e Informática do IFSul. O objetivo foi estimular a leitura e a escrita coletiva dos alunos. Inicialmente, os bolsistas ID leram poemas de autores brasileiros para os alunos. Depois, eles reuniram-se em pequenos grupos. Cada um dos integrantes deveria escrever parte do poema e, ao final, o texto foi lido em voz alta para os demais colegas.
Poesia https://subprojetoletras2014.blogspot.com.br/2017/11/ifsul-intervencao-literaria-poesia.html

Merceditas

No dia 27/10/17 as pibidianas Luciana Ferraz e Camila Severo, juntamente com a supervisora a professora Eny, acompanharam os alunos na festa (almoço) de aniversário da escola. Nessa comemoração foi apresentado em forma de canção a música “Merceditas” que havia sido trabalhada com eles em uma oficina passada. A apresentação foi juntamente com a banda da escola Fernando Corrêa Ribas E.M.E.F.F.C.R. O ápice se deu através da alegria do público que estava presente. Os alunos foram aplaudidos e logo após relataram a grande importância que a oficina trouxe, já que através dela puderam trabalhar de diversas formas a língua espanhola assim aumentando seu vocabulário e conhecimento cultural.

Passeio na cidade de Rio Branco/Uruguai

Nesse dia, os alunos saíram com os bolsistas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcilio Dias para um passeio até a cidade de Rio Branco no Uruguai. Por se tratar de uma fronteira, foram caminhando e percorrendo pontos históricos e culturais desse espaço fronteiriço. Passaram por onde percorria a antiga linha férrea que ligava as duas cidades, Jaguarão e Rio Branco. Foram até o local onde o trem fazia a volta para retornar a Montevidéu, ao lado da ponte Internacional Barão de Mauá. Em seguida, cruzaram a ponte e fizeram uma parada no ponto que há uma marca divisória entre os dois países, Brasil e Uruguai. Passaram pela área onde ficam os “Free Shops”. Nesse local, antigamente, era um ponto muito importante culturalmente. Após, se dirigiram à estação de trens de Rio Branco, hoje desativada. Em seguida, foram ao Museu do Automóvel de Rio Branco, onde foi possível ver e ouvir sobre a história da cidade. Por fim, encerraram o passeio, retornando a Jaguarão. 
Resultados: Nesse passeio, foi possível fazer que os alunos tivessem um contato com um pouco da cultura da cidade de Rio Branco no Uruguai. Os alunos puderam aumentar seus conhecimentos sobre a língua espanhola e fazer relações com o que foi desenvolvido durante o projeto, pois eles tiveram o contato direto com a língua e os pontos históricos da cidade. Ademais, foi possível perceber a empolgação deles em interagir com os uruguaios e ao ver os objetos do museu.

Oficina do dia 14 de junho de 2017, sobre "Partes del cuerpo"

Como de costume ao entra em sala de aula cumprimentamos com ¡Buenos tardes! e perguntamos como foi a semana deles enquanto preparamos o vídeo “Cabeza, ombro, rodilla y pie”1.

Após escutarem a música, a maioria dos alunos disse que conhecia a música e pediram para repetir o vídeo, mas dissemos que tínhamos outro vídeo muito divertido para mostrar, chamado “Chu chu ua”2. Passamos o vídeo e os alunos pediram se podiam dançar, afastamos as classes e cadeiras e fizemos com eles a coreografia.

Tivemos que modificar o plano preparado para atender as expectativas dos alunos, pois eles gostaram tanto da música que ao término do vídeo perguntaram se podiam brincar de estátua, como tínhamos bastante tempo deixamos.

Decidimos iniciar a atividade, embora os alunos quisessem ficar dançando. Organizamos as classes em fila, um aluno em cada lado da mesa, e os estojos no centro da mesa, todos teriam que ficar com as mãos pra cima e apontar a parte do corpo que era pedida, somente ao escutar a palavra “corazón” teriam que pegar o estojo.

Para encerrar a aula entregamos uma folha com desenhos sobre as partes do corpo, para que os alunos pintassem, e depois recortassem para montar o quebra-cabeça.

1 Fonte < https://www.youtube.com/watch?v=nxpjpOUEmQ8>. Acesso em 15 de dez. 2017
2 https://www.youtube.com/watch?v=BU5aTeBEXlI>. Acesso em 15 de dez. 2017.

Clase sobre: Medios de transportes

Iniciamos a aula perguntando se os alunos tinham conhecimento sobre o tema e pra nossa surpresa todos já começaram a dizer meios de transportes existentes, e após passamos um vídeo do: Barney el camión, falando sobre meios de transportes e os sons que eles faziam, após isso colocávamos os sons e todos já começaram a falar a que meio de transporte pertencia, a empolgação foi tanta, que todos falaram juntos, querendo acertar. Após isso foi montado um circuito com intuito de fixar os conteúdos de forma mais natural. Formamos duas equipes, a primeira que se chamava: El trem. E a segunda: Coche de policia. O circuito tinha atividades diversas, como: lançamento de avião, corrida de barco, argolinha com caminhão interativo e quebra cabeças, que após serem montados o grupo que terminasse deveria dizer todos os meios de transportes existentes nele. E pra encerrar a aula contabilizamos os pontos das equipes e como prêmio eles poderiam escolher entre: uma aula com “cineminha” ou uma aula com teatro. O teatro venceu essa foi a descrição.

Resultados: Os alunos desenvolveram com as atividades propostas, habilidades motoram pintura e colagem; praticaram a percepção musical e auditiva∕ ritimica e o léxico do tema em espanhol.

Estudante da Escola Nossa Senhora da Assunção (EENSA) é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O aluno Thiago Ferreira estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção recebeu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
A olimpíada foi organizada no município de Caçapava do Sul pelos bolsistas do sub projeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência PIBID da UNIPAMPA. Esta foi uma importante ação do Programa PIBID nas escolas de ensino médio para o ensino de astronomia e astronáutica.
O aluno recebeu a premiação no dia 14 de dezembro, quinta-feira, na festa em alusão aos 65 anos da EENSA.