IDENTIFICAÇÃO:
- Nome: Programa de Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva (PRISMC).
- Área de Concentração: Atenção à Saúde Mental Coletiva.
- Área Temática: Saúde Mental
- Área Profissional: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.
- Ênfases: Saúde Mental Coletiva.
- Coordenador: Sandra Beatris Diniz Ebling. Email: sandraebling@unipampa.edu.br
- Coordenador Substituto: Mauren Assis de Souza. Email: maurensouza@unipampa.edu.br
- coordenacaosmc2021@gmail.com
OBJETIVOS:
Capacitar e instrumentalizar profissionais formados em educação física, enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia para prestar assistência na área de saúde mental em concordância com as Políticas Públicas de Saúde. Essa capacitação será fundamentada no ensino-aprendizagem por meio de prática supervisionada, em teorias e práticas baseadas em evidências e em estudos e métodos validados em nosso País.
1-Capacitar profissionais educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos do ponto de vista ético, político e técnico-científico, por meio da educação em serviço, para atuarem na atenção à saúde mental, assegurando os princípios do SUS e o atendimento das reais necessidades de saúde da população;
2-Sensibilizar e instrumentalizar o aluno para as demandas atuais de assistência em saúde mental e introduzir conceitos embasadores das práticas em atenção básica, (re)habilitação psicossocial e de inclusão, por meio de unidades disciplinares específicas e de prática supervisionada visando desenvolver e fortalecer as seguintes habilidades específicas: identificar e atender aspectos relativos a questões de saúde mental na população atendida e conduzir intervenções terapêuticas em equipe multiprofissional nos diversos contextos da atenção básica e serviços de saúde mental na comunidade. Alimentado pela perspectiva biopsicossocial, o modelo de saúde mental integrado aborda as dinâmicas existentes nos processos saúde–doença, constituído no campo relacional que inclui o paciente, o profissional, a família e os diferentes atores sociais, evitando a fragmentação do cuidado em saúde;
3-Proporcionar conhecimento e habilidades para o cuidado às pessoas com transtornos mentais;
4-Trabalhar com as necessidades singulares e as interfaces deste cuidado na articulação entre a clínica, a família e as redes sociais;
5-Construir e ampliar a interdisciplinaridade e o alcance de suas intervenções para incentivar o empoderamento e a participação popular na construção de práticas que gerem inclusão social.
CARGA HORÁRIA:
Teórica | 1152 horas (20,00%) |
Prática | 4608 horas (80,00%) |
Total | 5760 horas (100%) |
METODOLOGIA DO CURSO:
Tempo Integral com dedicação exclusiva. A carga horária semanal será de (60) sessenta horas (48h práticas e 12h teóricas), com duração de 24 meses.
A matriz curricular do programa está estruturada em eixos de formação e tipo de atividade. Quanto aos eixos de formação, o Programa de Residência Integrada em Saúde Mnetal Coletiva é composto pelos eixos transversal, de concentração e de núcleo profissional (ênfases). Quanto ao tipo de atividade, o programa contempla as práticas e/ou teórico-práticas, além das atividades teóricas, as quais integram os três eixos de formação.
No eixo transversal os componentes curriculares são abordados de forma multiprofissional e transversal entre os quatro programas de residência vinculados à COREMU UNIPAMPA (Programas de Residência Integradas Multiprofissionais em Saúde Coletiva,Medicina Veterinária e Urgência e Emergência), relacionada às áreas profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, farmácia, educação física e medicina veterinária.
Da mesma forma, o eixo de concentração reúne os temas pertinentes à área de saúde mental coletiva, envolvendo também os componentes teóricos das seis ênfases do programa e trabalho de conclusão de residência. Dessa forma, o eixo de concentração garante a integralidade entre as seis ênfases do programa, com formação voltada para a sua inserção na saúde única.
Para além da formação conferida no eixo transversal e de concentração, o eixo de núcleo profissional visa capacitar o residente em todas as ênfases do programa, por meio de rodízio nas atividades práticas entre as áreas.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
O PRISMC está em discussão e aprimoramento constante, o núcleo docente assistencial estruturante do programa e da COREMU, tem trabalhado na reformulação da proposta, buscando a qualificação do programa. Dessa forma, o Projeto Político pedagógico do PRISMC está em constante transição e aperfeiçoamento. Para maiores informações sobre a última versão desse projeto, CLIQUE AQUI.
DOCUMENTOS IMPORTANTES DO PROGRAMA:
- Semana Padrão R1 SMC 2020
- Semana Padrão R1 SMC 2020 (WORD)
- Semana Padrão R2 SMC 2020
- Semana Padrão R2 SMC 2020(WORD)
- Fluxograma PRISMC 2020
- Modelo de Relatório Bimestral de Atividades Práticas PRISMC 2020
- Modelo Plano de Trabalho Profissional PRISMC 2020
- Modelo Ata PRISMC 2020