Projeto de extensão em São Borja usa cinema para debater a atualidade

A primeira exibição da agenda 2011 do projeto de extensão Sessão Pipoquinha, desenvolvido no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), ocorreu no dia 06 de abril, quarta-feira, no auditório do Sindilojas. O filme apresentado foi “Abraços Partidos” de Pedro Almodovar (2009).

O evento ocorreu às 19h e reuniu mais de 90 pessoas. Após a exibição do filme, teve início um debate sobre aspectos das temáticas e linguagens presentes na película, assim como sobre seu diretor. A mediação do debate a partir do filme foi conduzida pela professora do curso de Publicidade e Propaganda Juliana Zanini Salbego e pelo acadêmico de Jornalismo Luciano Costa.

O projeto Sessão Pipoquinha é desenvolvido desde 2008 em São Borja e visa construir um espaço em que o cinema seja entendido como um meio para compreender a realidade, discutindo temas como cultura, cidadania, história e política, para dar alguns exemplos. A partir de um eixo norteador, cada exibição de filme suscita questões norteadoras que são compartilhadas com a plateia, fomentando discussões relacionadas e ampliando a experiência de assistir cinema. Neste ano, o eixo norteador das discussões é composto pela tríade mídia, memórialiteratura. A entrada é aberta e gratuita para quem se interessar pela discussão proposta em cada exibição.

A agenda para o primeiro semestre é a seguinte:

• Abril
    Dia: 13/04/2011 – Filme: Vermelho como o céu (2007)

Sinopse: Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras.

Tempo de Duração: 96 minutos
Mediação: professora Mara Regina Rodrigues Ribeiro

• Maio
    Dia: 04/05/2011 – Filme: Memórias Póstumas (2001)

Sinopse: Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas (Reginaldo Faria) decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba (Marcos Caruso), de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.Tempo de Duração: 101 minutos
    Mediação: professor Marcelo Rocha

Dia: 18/05/2011 – Filme: Tempos de Paz (2009)
    Sinopse: Em abril de 1945 os combates da 2º Guerra Mundial já cessavam na Europa, mas o Brasil ainda estava tecnicamente em guerra. O combate entre Segismundo, interrogador alfandegário e ex-torturador da polícia política de Getúlio Vargas, com o ex-ator polonês Clausewitz, confundido com um nazista fugitivo, se desenrola na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro.

Tempo de Duração: 80 minutos
    Mediação: professoras Juliana Salbego e Mara Regina Ribeiro Rodrigues

• Junho
    Dia: 01/06/2011 – Filme: Simonal – Ninguém sabe o duro que dei (2009)

Sinopse: Numa época de talentos eternos e revolucionários, Wilson Simonal brilhou como ninguém e inovou como poucos. Juntando qualidade, carisma, simpatia, suingue, charme, sensualidade e muito talento, ele se tornou a sensação do Brasil e ainda conquistou o público internacional. De repente tudo acabou. Boatos, acusações, mistérios, patrulhas e perseguições. O que aconteceu com Wilson Simonal?Tempo de Duração: 84 minutos
    Mediação: professor Marcelo RochaDia: 08/06/2011 – Filme: Capote (2005)
    Sinopse: Cinebiografia do escritor Truman Capote (Philip Seymour Hoffman). O filme foca principalmente o período em que fez reportagens para seu livro mais marcante, A Sangue Frio, sobre o assassinato de uma família de Kansas, cometido por uma dupla de forasteiros. Nesse período, o escritor desenvolveu uma estreita relação com Perry Smith (Clifton Collins Jr.), um dos assassinos.

Tempo de Duração: 114 minutos
    Mediação: professora Mara Regina Ribeiro Rodrigues e professor Marcelo Rocha

Dia:22/06/2011 – Filme: O menino do pijama listrado (2009)
    Sinopse: Segunda Guerra Mundial. É quando uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. Baseado no best-seller homônimo.

Tempo de Duração: 94 minutos
    Mediação: professora Juliana Salbego