Universidade expôs produção no 29º SEURS

Em uma participação expressiva, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) marcou presença no 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que ocorreu em Foz do Iguaçu, Paraná, no período entre 20 e 24 de agosto de 2011, com organização pela Unioeste.

A delegação contou com 41 pessoas: 22 alunos, oito professores e nove técnicos. A participação foi considerada consistente, em grau semelhante à ocorrida no ano passado: foram 23 trabalhos aprovados – número máximo de trabalhos permitido no evento -, com cinco videorrelatos, cinco oficinas, cinco pôsteres e oito comunicações orais.

A PROEXT apoiou o evento com 22 auxílios financeiros a estudantes – bolsa evento SEURS no valor de R$ 500,00 por aluno – e diárias para os coordenadores dos trabalhos que fossem ao evento e dois membros da equipe de trabalho. Outro apoio ofertado pela instituição foi a organização de transporte e de hospedagem para todo o grupo, o que favoreceu a integração dos componentes da delegação.

As exposições mostraram a diversidade de iniciativas de extensão conduzidas pela UNIPAMPA e a relação desses esforços para o crescimento da região do pampa gaúcho.

As cinco oficinas realizadas na Escola Estadual Almiro Sartori dos Santos, com alunos do Ensino Médio demonstraram que esta modalidade de trabalho prático com alunos em idade escolar, firma-se fortemente nos eventos de extensão. Além das apresentações, a programação do evento também incluiu visitas às Cataratas e à Usina de Itaipu.

A PROEXT também foi representada na reunião do Fórum de Pró-reitores de Extensão da Regional Sul (FORPROEXT), ocorrida no dia 24 de agosto. A coordenadora de Extensão da PROEXT, Carina Teixeira, relata que dentre outros assuntos em pauta, a UNIPAMPA foi mencionada como uma das quatro universidades federais que estão conseguindo executar eficientemente os projetos e programas do edital do PROEXT MEC, vinculado à SESu/MEC.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social