Experiências e novas perspectivas para o Projeto Rondon são debatidas no III SIEPE da UNIPAMPA

Na terça-feira, 25 de outubro, aconteceu a Roda de conversa: discutir e vivenciar o RONDON, dentro da programação do III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), realizado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no Campus Uruguaiana. No evento, rondonistas e professores coodernadores do projeto debateram as deficiências do mesmo, relembraram experiências e tiraram dúvidas dos acadêmicos que pretendem participar. Durante a atividade, professores e alunos rondonistas falaram sobre as dificuldades que tiveram e, sobretudo, ressaltaram o quanto a experiência agregou conhecimento e mudou suas vidas, pelo contato direto com outras realidades sociais e as diferenças culturais dos lugares onde ocorreram as operações.

A professora e coordenadora do curso de Agronomia do Campus Itaqui, Claudete Izabel Funguetto, falou a respeito da experiência que teve em contato com a Universidade de Brasília (UNB), na qual adquiriu conhecimento mais aprofundado sobre a forma de preparação dos acadêmicos para o Rondon, tendo até mesmo três disciplinas que podem ser cursadas por quem tem interesse de participar. Essas disciplinas tem a finalidade de preparar o aluno que pretende ser rondonista. A professora apresentou a questão do futuro do projeto, as mudanças que ocorrem a cada ano, pontos positivos e também os negativos que precisam ser revistos.
.
A acadêmica do oitavo período do curso de Publicidade e Propaganda, Luísa de Souza, contou como foi sua experiência em participar do Projeto Rondon. À tarde, no espaço destinado às apresentações dos trabalhos em forma de vídeo, a aluna apresentou emocionada um vídeo-relato do aprendizado como rondonista e pontuou a importância dos trabalhos para a formação acadêmica do graduando, ao qual é proporcionado não só uma bagagem cultural como também o fortalecimento do sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da educação.
Manuella Sampaio para a Assessoria de Comunicação Social