Festival de Cinema da Fronteira promoveu FESTin Bagé

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) exibiu a Mostra “FESTin Bagé – Mostra da Lusofonia”, dentro da programação oficial do III Festival de Cinema da Fronteira, a partir das 20h da segunda-feira, dia 12, no Campus Bagé. A atividade integrou a agenda do Festival, que é uma realização da Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal de Cultura, com produção por Primeiro Corte Produções, apoio institucional do Instituto Federal Sul-Riograndense, (IFSUL), da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e da UNIPAMPA, com curadoria de Aurora Miranda Leão.

Adriana Niemeyer (em pé) e Jean-Claude Bernadet (segunda foto, sentado) prestigiaram o FESTin Bagé, que reuniu um público concentrado (fotos abaixo)

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) foi criado em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura de expressão portuguesa através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.Até o presente, o festival exibiu 78 produções dos oito integrantes da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, atraindo mais de 3 mil espectadores. Em 2011, o FESTin chegou pela primeira vez ao Brasil através do III Festival de Cinema da Fronteira em Bagé.

A Mostra na UNIPAMPA contou com a presença da diretora do FESTin, jornalista Adriana Niemeyer, e do convidado de honra da 3ª edição do Festival de Cinema da Fronteira, o teórico e crítico de cinema e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Jean-Claude Bernardet. De acordo com a professora Fabiane Lazzaris, Bernardet e Niemeyer fizeram questão de comparecer pessoalmente à Mostra da Lusofonia promovida pelo Campus Bagé devido ao engajamento da universidade para fomentar atividades que promovam o desenvolvimento artístico e cultural na região e, conseqüentemente, o crescimento econômico.

Cinema como fator de desenvolvimento

Além de contribuir para o registro histórico e cultural da região, o cinema desponta em Bagé como uma alternativa de desenvolvimento econômico na medida em que é uma arte coletiva, envolvendo uma equipe numerosa e profissionais de diversas áreas, analisa a professora Fabiane:
-A região da fronteira certamente possui o material humano e a vontade de contar sua história através de imagens em movimento.

O III Festival de Cinema da Fronteira conta com o apoio institucional da UNIPAMPA, e a universidade está envolvida diretamente com o evento, contribuindo com a participação dos alunos como monitores voluntários e com a atuação das professoras Vera Medeiros (pró-reitora de Extensão da Universidade) e Fabiane Lazzaris como integrantes da Comissão Artística.

O envolvimento da cidade e região com o cinema poderá ser conferido na Mostra Regional Bagé 200 Anos, que acontecerá na sexta-feira, dia 16 às 20h, no Complexo Histórico e Cultural de Vila de Santa Thereza, e mostrará parte do material produzido pelo Projeto Cinema Para Todos, promovido pela Prefeitura Municipal de Bagé e Secretaria de Cultura, durante o ano de 2011. Antes, na quarta-feira, às 14h, ocorre amesa-redonda Cultura Sem Fronteiras, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé. A programação completa pode ser acessada no site do festival http://www.festivaldafronteira.com.br/

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (crédito fotos: Joba Migliorin)