Projeto de Extensão Pedagogia Freireana encerra atividades

O Projeto de Extensão “Pedagogia Freireana – Educação Social no Campo” desenvolvido no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) encerrou os trabalhos na quinta-feira, 8 de dezembro. As atividades iniciaram em setembro deste ano e são coordenadas pela professora Merli Leal.

A proposta do projeto foi capacitar professores procurando as melhores formas de educar dentro de uma perspectiva libertadora nas escolas municipais do campo de São Borja. Para isso oportunizou aos envolvidos o aprendizado através de uma nova metodologia de educação desenvolvida por Paulo Freire.

O último dia de palestras e discussões envolvendo a pedagogia de Paulo Freire para melhorias no ensino teve a participação do presidente da Associação de Moradores do Bairro do Passo, Adão Santiago, que explicou as tentativas de resolução dos problemas enfrentados pela comunidade do Bairro do Passo e da satisfação em fazer parte do movimento comunitário. A Assistente Social, Lins Roballo, palestrou sobre Movimentos Sociais – “Educar para a Diversidade” mostrou a dificuldade que as crianças homossexuais encontram dentro das escolas, levando em consideração o preconceito. O professor de Serviço Social da UNIPAMPA, Jocenir de Oliveira, apresentou os métodos de pedagogia de Paulo Freire para falar sobre a inclusão de deficientes físicos em escolas públicas.

Após as discussões sobre os temas abordados, os bolsistas que fazem parte do projeto fizeram o encerramento das atividades, mostrando um vídeo com os melhores momentos dos trabalhos, desde o seu início, o que incentivou os presentes a continuarem trabalhando pela melhoria do sistema educacional público.

A coordenadora do projeto, Merli Leal, destacou o esforço e a gratificação pelo trabalho desenvolvido:
– Foram meses de trabalho muito duro, mas que valeram pena pela aprendizagem tanto para nós da UNIPAMPA, como para todos os professores que participaram.

O projeto “Formação em Pedagogia freireana: educação social no campo” está ligado ao Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT). O programa congrega projetos que buscam contribuir para a atualização e a qualificação dos docentes da Educação Básica nos municípios dentro da área de abrangência da Universidade. As propostas buscam adequar-se ao contexto de cada município, de acordo com cada realidade local e as demandas específicas, e têm como público alvo professores da rede pública de ensino, tanto do Estado quanto do Município.

Com colaboração de Phillipp Gripp, Rogério Savian para Assessoria de Comunicação Social (Foto por: Tierre Roballo)