Projeto de extensão divulga Feiras de Ciências de 2012

O projeto de extensão Feira de Ciências Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha está em fase de divulgação das Feiras de 2012. Atualmente o projeto possui financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é coordenado pelo professor Pedro Dorneles da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e uma equipe executora com técnicos administrativos e aproximadamente quinze professores de diversos cursos de licenciaturas em Física, Matemática, Ciências Exatas, Química e Geofísica dos campi de Bagé e Caçapava do Sul.

O objetivo do projeto é despertar o interesse pela investigação científica e contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula na Educação Básica. O público alvo são professores e alunos da Educação Básica da rede pública e privada de ensino de Bagé, Caçapava do Sul e cidades vizinhas. No Campus Caçapava, o projeto possui uma bolsista PBDA e três bolsistas de iniciação científica júnior, desenvolvendo trabalhos sob a orientação de professores de Ensino Médio.

Em 2011 o projeto realizou 100 horas de atividades de integração com professores da Educação Básica, onde foram trabalhadas metodologias de projetos e a articulação da realização de feiras nas escolas, além da realização de duas feiras piloto, uma no campus Bagé e outra no Campus Caçapava do Sul. As feiras de ciências realizadas em novembro do ano passado superaram as expectativas das comissões organizadoras. Cerca de 200 estudantes da educação básica apresentaram suas experiências e várias escolas levaram seus alunos para conhecerem os trabalhos apresentados nas feiras.

De acordo com o professor Pedro Dorneles, todas as atividades são extremamente articuladas entre os campi. “Temos os mesmos objetivos, discutimos procedimentos teórico-metodológicos e implementamos em ambos campi, respeitando as particularidades de cada público. Em alguns momentos as atividades se diferenciam e, assim, temos oportunas trocas de experiências que potencializam as atividades subsequentes”. O coordenador do projeto ainda afirma que o foco principal é incentivar os professores a proporem “atividades em sala de aula que despertem nos alunos o espírito investigativo com desdobramentos para a proposição de feira nas escolas”.

Enquanto o Campus Bagé realiza um levantamento de escolas interessadas em participar de sua II Feira de Ciências, já estão abertas as inscrições para a II Feira de Ciências do Campus Caçapava do Sul que será realizada em agosto.

As direções de escolas de Bagé e cidades vizinhas interessadas em participar da II Feira de Ciências do Campus Bagé devem preencher um formulário eletrônico até 30 de junho através do link: http://goo.gl/90dxY

A inscrição dos trabalhos a serem apresentados na II Feira de Ciências do Campus Caçapava deve ser feito até o dia 21 de julho através desse link: http://goo.gl/7I3b9

Nycolas Ribeiro para Assessoria de Comunicação Social