UNIPAMPA fortalece participação no Comitê Local da Bacia do Rio Quaraí

A Secretaria Executiva do Comitê Local da Bacia do Rio Quaraí, ocupada por representação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), será formalizada durante a visita de representantes do Ministério das Relações Exteriores ao Rio Grande do Sul, prevista para setembro, em Porto Alegre. A atuação na Secretaria faz parte das ações de ingresso da Universidade no comitê local do lado brasileiro. A representação será feita por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). O comitê local da Bacia do Rio Quaraí abrange a região dos municípios de Quaraí, Barra do Quaraí, Santana do Livramento e Uruguaiana.

O Comitê Local e a Comissão Binacional da Bacia do Rio Quaraí procuram o desenvolvimento econômico sustentável na região da Bacia do Rio Quaraí e contam desde o início deste ano com a colaboração da UNIPAMPA. Após o convite realizado pelo comitê, a Instituição ingressou com o intuito de garantir a constante qualificação das atividades desenvolvidas. Para a pró-reitora de Extensão, professora Vera Medeiros, “a Universidade é chamada a produzir conhecimento, além de divulgar e aplicar o que se produz internamente. Entendemos que é uma obrigação nossa participar”.

A secretaria executiva desenvolve o papel de interlocutora do lado brasileiro na Comissão, organizando e formalizando as pretensões do Comitê Local em projetos e tratativas. O representante da UNIPAMPA e articulador da secretaria, professor Cristian Wittmann, do Campus Santana do Livramento, acredita que a secretaria terá função aglutinadora das ações em volta da promoção do desenvolvimento sustentável na região a partir das políticas ambientais. Cristian também considera que a qualidade das atividades que abordam o tema fronteiras na UNIPAMPA fortalecerá as ações desenvolvidas pela secretaria.

A pró-reitoria de Extensão ressalta ainda que, a medida que as ações se efetivarem, as demandas dos grupos de trabalho serão divulgadas para a comunidade acadêmica, para garantir propostas variadas, como ofertas de cursos de formação, atividades de saneamento e conscientização, entre outras ações que beneficiem diretamente o desenvolvimento da região e a orientação das comunidades locais.

Rafael Junckes para Assessoria de Comunicação Social