Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha

Prezados professores é com grande satisfação que damos início as atividades de preparação para a Feira de Ciências de 2013.

Nesse primeiro semestre faremos uma série de encontros preparatórios. Interessados em participar dos encontros devem preencher formulário eletrônico disponível em: https://sites.google.com/a/bage.unipampa.edu.br/feira-2013-bage/.

De março de 2013 a julho de 2013 iremos propor encontros mensais de duração de 4 horas, com professores das escolas interessadas em participar das feiras. Destacamos que essa etapa terá a carga horária mínima de quarenta horas (atividade presencial e não presencial).

No primeiro encontro (23/03/2013), se estabelecerá uma reflexão sobre os desafios e possibilidades da iniciação científica na Educação Básica, onde apresentaremos nossa proposta de edital para as feiras a serem desenvolvidas no mês de agosto. O encontro também terá como objetivo promover a troca de experiências entre docentes e o reconhecimento da realidade escolar nos municípios abarcados por este projeto.

No segundo encontro (20/04/2013) debateremos o edital para levar em consideração as demandas e sugestões dos professores da educação básica.

O terceiro e quarto encontro (18/05/2013 e 15/06/2013) serão dedicados para duas palestras sobre Epistemologia e Iniciação Científica Junior. Esse encontro terá como norte a discussão de possibilidade de desenvolvimento de trabalhos na Educação Básica com desdobramentos investigativos, distanciando das tradicionais demonstrações experimentais que, frequentemente, recorrem ao método da redescoberta.

Para finalizar a série de encontros, no quinto encontro (06/07/2013) a equipe de avaliação de trabalhos irá debater com os professores participantes os critérios de avaliação dos trabalhos apresentados nas Feiras de Ciências.

Solicitamos ampla divulgação nas suas escolas. Estamos a disposição para levar cartazes e apresentar nosso projeto.

Um forte abraço.

Equipe Feira de Ciências da Unipampa Campus Bagé