Cinema, educação e direitos humanos

ID_Cartaz reduzido

A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e a Universidade Federal Fluminense apresentam projeto “Inventar com a Diferença”, que chega a Bagé por intermédio da parceria com a Universidade Federal do Pampa, através da Pró Reitoria de Extensão e Cultura.

“Inventar com a Diferença” é um projeto que visa a formação e acompanhamento de educadores em escolas públicas de todo o país para realização de trabalhos audiovisuais com crianças e adolescentes em torno da temática do cinema e dos direitos humanos. São 27 cidades de 27 estados brasileiros participando do projeto, Bagé foi a cidade selecionada para representar o Rio Grande do Sul, entre várias cidades que concorreram no processo de seleção.

Dez escolas públicas de Bagé participam, onde os educadores recebem formação para desenvolver o projeto com alunos durante os meses de março, abril e maio. A formação é realizada na UNIPAMPA pela mediadora do “Inventar com a Diferença” ao final de fevereiro. A partir de então o cinema faz parte do ambiente escolar, proporcionando aos estudantes e aos professores descobertas e novas maneiras de observar a sociedade e a própria realidade, assim, discutindo direitos humanos, pelo viés do audiovisual.

Os professores contam com o apoio técnico pedagógico dos mediadores vinculados ao projeto. A produtora Cultural Helyna Dewes (UNIPAMPA) e a mediadora do “Inventar” Adriana Gonçalves, já planejam a formação dos educadores que acontece de 25 a 28 de fevereiro na UNIPAMPA no prédio da Reitoria.